NESTE ARTIGO, EXTRATO DO ESTUDO EM ANDAMENTO NO MPET DO IFTM UBERABA, REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA, BASEADA NAS OBRAS EMÍLIO, DE ROUSSEAU, E REIVINDICAÇÃO PELOS DIREITOS DA MULHER, DE WOLLSTONECRAFT. OBJETIVO GERAL: DESENVOLVER A IDEIA DE FORMAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO FEMININA NO PENSAMENTO DE AMBOS, OBSERVANDO CONVERGÊNCIAS E DISTANCIAMENTOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: HISTORICIZAR O IDEÁRIO EDUCACIONAL DESTES AUTORES; OBSERVAR A CONTRIBUIÇÃO DE SEUS TEXTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO INTEGRAL; EXPOR SUAS IDEIAS ACERCA DO LUGAR OCUPADO PELA MULHER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. QUESTÃO FUNDAMENTAL: COMO AS OBRAS DE ROUSSEAU E WOLLSTONECRAFT PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL? PERGUNTAS DE PESQUISA: QUAIS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SÃO NOTADOS ENTRE OS PENSAMENTOS DESTES AUTORES AO CONFRONTAR SUAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS? COMO SE DELINEOU A ALTERIDADE DO FEMININO NO LEGADO HUMANISTA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL? A ESCASSEZ DE TRABALHOS NAS BASES DE DADOS AO CRUZARMOS OS DESCRITORES ROUSSEAU, WOLLSTONECRAFT, EDUCAÇÃO FEMININA E FORMAÇÃO INTEGRAL JUSTIFICA A NECESSIDADE DE SE ENVEREDAR NESTE CAMPO DE PESQUISA. COMPREENDEMOS QUE UMA EDUCAÇÃO QUE SE PROPONHA A SER INTEGRAL, VISANDO A FORMAÇÃO PARA A VIDA PRECISA NECESSARIAMENTE PASSAR PELA INCLUSÃO DAS MULHERES COMO CIDADÃS PARTICIPANTES DESSE CAMPO DE DEBATES POLÍTICOS QUE É A ESCOLA. ROUSSEAU VISLUMBROU ESSE PROCESSO, FAZENDO UMA MARCANTE DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS. WOLLSTONECRAFT, SUA LEITORA E CRÍTICA EFUSIVA, COMPREENDEU QUE MULHERES PRECISAM DAS MESMAS OPORTUNIDADES PARA CONTRIBUIR DE FORMA CONTUMAZ COM A SOCIEDADE. ADEMAIS, ELA PROPUNHA UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DA INTEGRAÇÃO E PREPARO FÍSICO, INTELECTUAL E AFETIVO DOS ALUNOS.