O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03 EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75802 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03 EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA INVESTIGAR POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS CIRCUNSCRITAS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOBRETUDO NA SOCIOLOGIA, ACERCA DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE, NA ATUAL PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). HÁ MUITO, TEM SE DISCUTIDO SOBRE A AUSÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NA LEI 10.639/03, QUE DISPÕE DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA. E COMO A INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE, INVIABILIZA O AVANÇO DOS DEBATES SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA. PARA ALÉM DA CONSTATAÇÃO FEITA A PARTIR DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS A DESPEITO DO DÉFICIT DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR ENVOLVIDA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UNIDADES ESCOLARES, É URGENTE QUE CONSIDEREMOS A IMPORTÂNCIA DA DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS. NESSE SENTIDO, A LEI 10.639/03 SE COLOCA AQUI, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, À MEDIDA QUE POSSIBILITA O DEBATE DE DIVERSOS TEMAS INTERSECCIONAIS ÀS ETNICIDADES. O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO POSSUI CARACTERÍSTICAS QUE SÃO DO PONTO DE VISTA VALORATIVO CONSERVADOR, PORQUE CONCEBE UM MODELO TRADICIONAL DE FAMÍLIA, DE PAPEIS DE GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS, DE HIERARQUIAS RACIAIS, E QUE NÃO SÃO DENUNCIADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DA BNCC. SENDO ASSIM, É PRECISO REPENSAR É DE QUE MANEIRA, AQUILO QUE É FULCRAL À SOCIOLOGIA, PODE SER GARANTIDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM TEMPOS DE SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO E NEGAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas" "palavra_chave" => "ENSINO , SOCIOLOGIA, LEI 10.639 , ESCOLA SEM PARTIDO , BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID748_09042021093207.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELZA DA HORA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DELZA" "autor_email" => "delzahora27@gmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75802 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03 EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA INVESTIGAR POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS CIRCUNSCRITAS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOBRETUDO NA SOCIOLOGIA, ACERCA DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE, NA ATUAL PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). HÁ MUITO, TEM SE DISCUTIDO SOBRE A AUSÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NA LEI 10.639/03, QUE DISPÕE DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA. E COMO A INSUFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE, INVIABILIZA O AVANÇO DOS DEBATES SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA. PARA ALÉM DA CONSTATAÇÃO FEITA A PARTIR DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS A DESPEITO DO DÉFICIT DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR ENVOLVIDA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UNIDADES ESCOLARES, É URGENTE QUE CONSIDEREMOS A IMPORTÂNCIA DA DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS. NESSE SENTIDO, A LEI 10.639/03 SE COLOCA AQUI, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, À MEDIDA QUE POSSIBILITA O DEBATE DE DIVERSOS TEMAS INTERSECCIONAIS ÀS ETNICIDADES. O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO POSSUI CARACTERÍSTICAS QUE SÃO DO PONTO DE VISTA VALORATIVO CONSERVADOR, PORQUE CONCEBE UM MODELO TRADICIONAL DE FAMÍLIA, DE PAPEIS DE GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS, DE HIERARQUIAS RACIAIS, E QUE NÃO SÃO DENUNCIADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DA BNCC. SENDO ASSIM, É PRECISO REPENSAR É DE QUE MANEIRA, AQUILO QUE É FULCRAL À SOCIOLOGIA, PODE SER GARANTIDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM TEMPOS DE SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO E NEGAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas" "palavra_chave" => "ENSINO , SOCIOLOGIA, LEI 10.639 , ESCOLA SEM PARTIDO , BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID748_09042021093207.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELZA DA HORA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DELZA" "autor_email" => "delzahora27@gmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }