Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

UMA ABORDAGEM DA PANDEMIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA AMAZÔNIA

Palavra-chaves: PANDEMIA, AMAZÔNIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, COMUNIDADES TRADICIONAIS, Comunicação Oral (CO) GT 07: Ensino de sociologia e estudos amazônicos
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75697
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM DA PANDEMIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO CONSTRUÍMOS UMA PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA CONSTRUÇÃO DESSE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, NOS ORIENTAMOS PELA PERGUNTA: “’QUAIS SÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE A PANDEMIA TEM CAUSADO À SOCIEDADE AMAZÔNICA?”. A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA EXIGE A REFLEXÃO SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL DA SOCIEDADE AMAZÔNICA E SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS QUE VÊM TOMANDO LUGAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA. SÃO ELAS: A REORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA POPULAÇÃO DURANTE A QUARENTENA, A DIFICULDADE NO ACESSO À DIREITOS BÁSICOS QUE AUXILIAM NO COMBATE AO COVID-19 E A NEGLIGÊNCIA POR PARTE DO GOVERNO PARA LIDAR COM A PANDEMIA, DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA PARA ATENDER A POPULAÇÃO. NESSE SENTIDO, SERÁ UTILIZADO O CONCEITO DE NECROPOLÍTICA, DISCUTIDO POR ACHILLE MBEMBE PARA EXPLICAR PARTE DESSAS TRANSFORMAÇÕES. ASSIM, O RESULTADO DESTE TRABALHO APONTA PARA UMA INCLUSÃO DO TEMA PROPOSTO NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, POR SER UM MARCO QUE IMPACTOU OS INDIVÍDUOS EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA EM SOCIEDADE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino de sociologia e estudos amazônicos"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, AMAZÔNIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, COMUNIDADES TRADICIONAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA108_ID144_06042021150357.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "davi_rosendo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75697
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM DA PANDEMIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO CONSTRUÍMOS UMA PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA CONSTRUÇÃO DESSE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, NOS ORIENTAMOS PELA PERGUNTA: “’QUAIS SÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE A PANDEMIA TEM CAUSADO À SOCIEDADE AMAZÔNICA?”. A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA EXIGE A REFLEXÃO SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL DA SOCIEDADE AMAZÔNICA E SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS QUE VÊM TOMANDO LUGAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA. SÃO ELAS: A REORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA POPULAÇÃO DURANTE A QUARENTENA, A DIFICULDADE NO ACESSO À DIREITOS BÁSICOS QUE AUXILIAM NO COMBATE AO COVID-19 E A NEGLIGÊNCIA POR PARTE DO GOVERNO PARA LIDAR COM A PANDEMIA, DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA PARA ATENDER A POPULAÇÃO. NESSE SENTIDO, SERÁ UTILIZADO O CONCEITO DE NECROPOLÍTICA, DISCUTIDO POR ACHILLE MBEMBE PARA EXPLICAR PARTE DESSAS TRANSFORMAÇÕES. ASSIM, O RESULTADO DESTE TRABALHO APONTA PARA UMA INCLUSÃO DO TEMA PROPOSTO NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, POR SER UM MARCO QUE IMPACTOU OS INDIVÍDUOS EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA EM SOCIEDADE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino de sociologia e estudos amazônicos"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, AMAZÔNIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, COMUNIDADES TRADICIONAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA108_ID144_06042021150357.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "davi_rosendo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

NESTE TRABALHO CONSTRUÍMOS UMA PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA CONSTRUÇÃO DESSE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, NOS ORIENTAMOS PELA PERGUNTA: “’QUAIS SÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE A PANDEMIA TEM CAUSADO À SOCIEDADE AMAZÔNICA?”. A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA EXIGE A REFLEXÃO SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL DA SOCIEDADE AMAZÔNICA E SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS QUE VÊM TOMANDO LUGAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA. SÃO ELAS: A REORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA POPULAÇÃO DURANTE A QUARENTENA, A DIFICULDADE NO ACESSO À DIREITOS BÁSICOS QUE AUXILIAM NO COMBATE AO COVID-19 E A NEGLIGÊNCIA POR PARTE DO GOVERNO PARA LIDAR COM A PANDEMIA, DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA PARA ATENDER A POPULAÇÃO. NESSE SENTIDO, SERÁ UTILIZADO O CONCEITO DE NECROPOLÍTICA, DISCUTIDO POR ACHILLE MBEMBE PARA EXPLICAR PARTE DESSAS TRANSFORMAÇÕES. ASSIM, O RESULTADO DESTE TRABALHO APONTA PARA UMA INCLUSÃO DO TEMA PROPOSTO NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, POR SER UM MARCO QUE IMPACTOU OS INDIVÍDUOS EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA EM SOCIEDADE

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.