AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA
0 of 0"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 75750 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1174 "titulo" => "AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA" "resumo" => """ CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n ◀CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPE ▶ \r\n REFERENCIAS \r\n BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 31 DE JANEIRO DE 2012, SEÇÃO 1, P. 20. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOWNLOAD&ALIAS=9864-RCEB002-12&CATEGORY_SLUG=JANEIRO-2012-PDF&ITEMID=30192 . ACESSO: 20 FEV./2021.\r\n ◀BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICI ▶ \r\n ________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/CONSTITUICAO/CONSTITUIÇÃO.HTM. ACESSO EM: 26 DE MAR DE 2021.\r\n ◀________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL ▶ \r\n ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021.\r\n ◀________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014 ▶ \r\n BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011.\r\n \r\n LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016. ◀LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAV ▶ """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1174_08042021173422.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE CARDOSO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE CACOS" "autor_email" => "caroline_cardoso08@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 75750 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1174 "titulo" => "AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA" "resumo" => """ CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n ◀CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPE ▶ \r\n REFERENCIAS \r\n BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 31 DE JANEIRO DE 2012, SEÇÃO 1, P. 20. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOWNLOAD&ALIAS=9864-RCEB002-12&CATEGORY_SLUG=JANEIRO-2012-PDF&ITEMID=30192 . ACESSO: 20 FEV./2021.\r\n ◀BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICI ▶ \r\n ________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/CONSTITUICAO/CONSTITUIÇÃO.HTM. ACESSO EM: 26 DE MAR DE 2021.\r\n ◀________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL ▶ \r\n ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021.\r\n ◀________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014 ▶ \r\n BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011.\r\n \r\n LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016. ◀LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAV ▶ """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1174_08042021173422.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE CARDOSO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE CACOS" "autor_email" => "caroline_cardoso08@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }