LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75605 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA" "resumo" => "A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, MATERIAL DIDÁTICO, SOCIOLOGIA DA VISUALIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID852_22032021000223.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ELIOBERG DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BERG" "autor_email" => "elioberg.oliver@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75605 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA" "resumo" => "A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, MATERIAL DIDÁTICO, SOCIOLOGIA DA VISUALIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID852_22032021000223.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ELIOBERG DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BERG" "autor_email" => "elioberg.oliver@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }