ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LIBRAS: É POSSÍVEL UMA
NEUTRALIDADE DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS?
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75743 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 1016 "titulo" => """ ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LIBRAS: É POSSÍVEL UMA\r\n NEUTRALIDADE DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS? """ "resumo" => """ A LEI N° 10.098/2000 DETERMINA ACESSIBILIDADE POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE\r\n SINAIS (LIBRAS) PARA PESSOAS SURDAS. ALGUNS SETORES BUSCAM MINIMIZAR A FALTA DE\r\n COMUNICAÇÃO COM A PESSOA SURDA, UTILIZANDO APLICATIVOS QUE IDENTIFICAM SINAIS DE SUA LÍNGUA\r\n NATIVA, COMO É O CASO DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, OUTRAS CONTRATAM INTÉRPRETES DE LÍNGUA\r\n DE SINAIS, NESSE CONTEXTO ESTÃO GERALMENTE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUINDO ORIENTAÇÕES LEGAIS,\r\n AS IGREJAS, QUANDO OFERECEM UMA COMUNICAÇÃO BILÍNGUE DOS SEUS RITUAIS RELIGIOSOS CONVIDAM\r\n INTÉRPRETES EM SUA MAIORIA VOLUNTÁRIOS, POR FIM, PLACAS INFORMATIVAS TAMBÉM SÃO ENCONTRADAS\r\n EM ALGUNS ESPAÇOS. A SALA DE AULA É UM AMBIENTE FAVORÁVEL A DISCUSSÃO E DEBATES DE\r\n PENSAMENTOS, O APRENDIZADO É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO ESPAÇO ESCOLAR, A INCLUSÃO, O RESPEITO\r\n E A DIVERSIDADE SÃO ESSENCIALMENTE O PONTO DE PARTIDA PARA A COMPREENSÃO E EXPOSIÇÃO DAS\r\n IDEIAS E TEORIAS QUE FAVORECEM A POSSIBILIDADE DE COLOCA-LAS EM PRÁTICA. É POSSÍVEL ENSINAR\r\n SOCIOLOGIA COM O AUXÍLIO DO INTERPRETE SEM QUE ESTE INTERFIRA COM SUAS PRENOÇÕES NAS TEORIAS E\r\n CONCEITOS APRESENTADO DURANTE A INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS PARA A PESSOA SURDA? O OBJETIVO DESSE\r\n TRABALHO É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS COMO MEDIADOR COMUNICATIVO E COMO\r\n O AMBIENTE EDUCACIONAL APRESENTA UM UNIVERSO DE POSIBILIDADES DE PESQUISA PARTINDO DA\r\n EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, TENTANDO COMPREENDER A NEUTRALIDADE DE VALORES. O\r\n PROFESSOR CONSEGUE MANTER UMA NEUTRALIDADE AO PESQUISAR ESSES ELEMENTOS? COM BASE NA\r\n EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES, BUSCAMOS COMPREENDER\r\n ATRAVÉS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COMO OS PROFESSORES E INTÉRPRETES SE RELACIONAM NA\r\n CONSTRUÇÃO DE “INTÉRPRETES DO SABER” E DE QUE FORMA SEUS CONHECIMENTOS CHEGAM AOS ALUNOS\r\n SURDOS SEM QUE AS PRENOÇÕES E VALORES DE NENHUM DOS PROFISSIONAIS SE SOBREPONHA A TEORIAS,\r\n DEBATES E CONCEITOS APRESENTADOS. AS DISCIPLINAS EXERCEM UM PAPEL DETERMINANTE NA VIDA DOS\r\n EDUCANDOS, E ALGUMAS DELAS TOMAM PARA SI, A RESPONSABILIDADE DE DIRECINAMENTO ESPECÍFICO DE\r\n QUESTIONAMENTOS E COMPREENSÃO DO MUNDO. A SOCIOLOGIA ASSUME A MISSÃO DE “DESNATURALIZAR”\r\n E CAUSAR “ESTRANHAMENTO” A TUDO EM SUA VOLTA E POSSIBILITAR AOS ALUNOS A REFLEXÃO E ANÁLISE DO\r\n MUNDO, DA SUA COMUNIDADE OU SEU GRUPO FAMILIAR. DURANTE OS DEBATES EM SALA DE AULA MISTAS,\r\n COM ALUNOS OUVINTES E SURDOS, E COM AUXILIO DE INTERPRETES DE LIBRAS, PERCEBEMOS UMA\r\n NECESSIDADE DE MELHOR AVALIAR OS CONTEÚDOS E A FORMA COMO ENSINAMOS. PARA QUE A INCLUSÃO\r\n SEJA EFICIENTE PRECISAMOS QUESTIONAR NOSSA POSTURA E MÉTODOS DE ENSINAR SOCIOLOGIA. OS DEBATES\r\n EM AULAS DE SOCIOLOGIA SÃO SEMPRE INCLUSIVOS? A LIBRAS ABRANGE TODOS OS IGNIFICADOS E SÍMBOLOS\r\n LINGUÍSTICOS PARA O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS APRESENTADOS? AO INTERPRETAR É\r\n MANTIDA UMA NEUTRALIDADE DE VALORES? SÃO QUESTÕES QUE DESPERTAM O INTERESSE E A NECESSIDADE\r\n DA PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA SURDO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TODAS AS\r\n SUAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO. OS PROFESSORES NEM SEMPRE ESTÃO PREPARADOS PARA REALIDADES DESAFIADORAS COMO ESTA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS, E A DIFICULDADE AUMENTA QUANDO\r\n NÃO POSSUEM NOÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS OU AUXÍLIO DE INTERPRETE. NESSA PESQUISAR UTILIZAMOS A\r\n OBRA DE LUCIANO ALBINO 10 LIÇÕES SOBRE MAX WEBER. PARA FUNDAMENTAR NOSSA BUSCA CONCEITUAL\r\n E CRISTINA BROGLIA FEITOSA LACERDA. INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS,\r\n PROFESSORES E INTÉRPRETE SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Ensino de sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIBRAS, INTERPRETE, NEUTRALIDADE, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA109_ID1016_08042021152132.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CÉLIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CÉLIA" "autor_email" => "anreviro2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75743 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 1016 "titulo" => """ ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LIBRAS: É POSSÍVEL UMA\r\n NEUTRALIDADE DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS? """ "resumo" => """ A LEI N° 10.098/2000 DETERMINA ACESSIBILIDADE POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE\r\n SINAIS (LIBRAS) PARA PESSOAS SURDAS. ALGUNS SETORES BUSCAM MINIMIZAR A FALTA DE\r\n COMUNICAÇÃO COM A PESSOA SURDA, UTILIZANDO APLICATIVOS QUE IDENTIFICAM SINAIS DE SUA LÍNGUA\r\n NATIVA, COMO É O CASO DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, OUTRAS CONTRATAM INTÉRPRETES DE LÍNGUA\r\n DE SINAIS, NESSE CONTEXTO ESTÃO GERALMENTE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUINDO ORIENTAÇÕES LEGAIS,\r\n AS IGREJAS, QUANDO OFERECEM UMA COMUNICAÇÃO BILÍNGUE DOS SEUS RITUAIS RELIGIOSOS CONVIDAM\r\n INTÉRPRETES EM SUA MAIORIA VOLUNTÁRIOS, POR FIM, PLACAS INFORMATIVAS TAMBÉM SÃO ENCONTRADAS\r\n EM ALGUNS ESPAÇOS. A SALA DE AULA É UM AMBIENTE FAVORÁVEL A DISCUSSÃO E DEBATES DE\r\n PENSAMENTOS, O APRENDIZADO É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO ESPAÇO ESCOLAR, A INCLUSÃO, O RESPEITO\r\n E A DIVERSIDADE SÃO ESSENCIALMENTE O PONTO DE PARTIDA PARA A COMPREENSÃO E EXPOSIÇÃO DAS\r\n IDEIAS E TEORIAS QUE FAVORECEM A POSSIBILIDADE DE COLOCA-LAS EM PRÁTICA. É POSSÍVEL ENSINAR\r\n SOCIOLOGIA COM O AUXÍLIO DO INTERPRETE SEM QUE ESTE INTERFIRA COM SUAS PRENOÇÕES NAS TEORIAS E\r\n CONCEITOS APRESENTADO DURANTE A INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS PARA A PESSOA SURDA? O OBJETIVO DESSE\r\n TRABALHO É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS COMO MEDIADOR COMUNICATIVO E COMO\r\n O AMBIENTE EDUCACIONAL APRESENTA UM UNIVERSO DE POSIBILIDADES DE PESQUISA PARTINDO DA\r\n EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, TENTANDO COMPREENDER A NEUTRALIDADE DE VALORES. O\r\n PROFESSOR CONSEGUE MANTER UMA NEUTRALIDADE AO PESQUISAR ESSES ELEMENTOS? COM BASE NA\r\n EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES, BUSCAMOS COMPREENDER\r\n ATRAVÉS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COMO OS PROFESSORES E INTÉRPRETES SE RELACIONAM NA\r\n CONSTRUÇÃO DE “INTÉRPRETES DO SABER” E DE QUE FORMA SEUS CONHECIMENTOS CHEGAM AOS ALUNOS\r\n SURDOS SEM QUE AS PRENOÇÕES E VALORES DE NENHUM DOS PROFISSIONAIS SE SOBREPONHA A TEORIAS,\r\n DEBATES E CONCEITOS APRESENTADOS. AS DISCIPLINAS EXERCEM UM PAPEL DETERMINANTE NA VIDA DOS\r\n EDUCANDOS, E ALGUMAS DELAS TOMAM PARA SI, A RESPONSABILIDADE DE DIRECINAMENTO ESPECÍFICO DE\r\n QUESTIONAMENTOS E COMPREENSÃO DO MUNDO. A SOCIOLOGIA ASSUME A MISSÃO DE “DESNATURALIZAR”\r\n E CAUSAR “ESTRANHAMENTO” A TUDO EM SUA VOLTA E POSSIBILITAR AOS ALUNOS A REFLEXÃO E ANÁLISE DO\r\n MUNDO, DA SUA COMUNIDADE OU SEU GRUPO FAMILIAR. DURANTE OS DEBATES EM SALA DE AULA MISTAS,\r\n COM ALUNOS OUVINTES E SURDOS, E COM AUXILIO DE INTERPRETES DE LIBRAS, PERCEBEMOS UMA\r\n NECESSIDADE DE MELHOR AVALIAR OS CONTEÚDOS E A FORMA COMO ENSINAMOS. PARA QUE A INCLUSÃO\r\n SEJA EFICIENTE PRECISAMOS QUESTIONAR NOSSA POSTURA E MÉTODOS DE ENSINAR SOCIOLOGIA. OS DEBATES\r\n EM AULAS DE SOCIOLOGIA SÃO SEMPRE INCLUSIVOS? A LIBRAS ABRANGE TODOS OS IGNIFICADOS E SÍMBOLOS\r\n LINGUÍSTICOS PARA O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS APRESENTADOS? AO INTERPRETAR É\r\n MANTIDA UMA NEUTRALIDADE DE VALORES? SÃO QUESTÕES QUE DESPERTAM O INTERESSE E A NECESSIDADE\r\n DA PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA SURDO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TODAS AS\r\n SUAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO. OS PROFESSORES NEM SEMPRE ESTÃO PREPARADOS PARA REALIDADES DESAFIADORAS COMO ESTA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS, E A DIFICULDADE AUMENTA QUANDO\r\n NÃO POSSUEM NOÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS OU AUXÍLIO DE INTERPRETE. NESSA PESQUISAR UTILIZAMOS A\r\n OBRA DE LUCIANO ALBINO 10 LIÇÕES SOBRE MAX WEBER. PARA FUNDAMENTAR NOSSA BUSCA CONCEITUAL\r\n E CRISTINA BROGLIA FEITOSA LACERDA. INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS,\r\n PROFESSORES E INTÉRPRETE SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Ensino de sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIBRAS, INTERPRETE, NEUTRALIDADE, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA109_ID1016_08042021152132.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CÉLIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CÉLIA" "autor_email" => "anreviro2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }