Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

DISCUTINDO ESPAÇOS: APONTAMENTOS SOBRE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, EPISTEMICÍDIO, INTELECTUAIS NEGRAS, SOCIOLOGIA BRASILEIRA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75770
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "DISCUTINDO ESPAÇOS: APONTAMENTOS SOBRE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDE UMA REFLEXÃO ACERCA DA POSSIBILIDADE DE USO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL. CONSIDERANDO QUE A UNIVERSIDADE, COMO INSTITUIÇÃO FORMADORA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, AINDA APRESENTA UM VÁCUO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS E QUE ISSO REFLETE DIRETAMENTE NAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, A INVESTIGAÇÃO VISA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTIMAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE TAL QUAL PRECONIZA HOOKS (2013). O REFERENCIAL TEÓRICO SE COMPLEMENTA TAMBÉM A PARTIR DA CRÍTICA AO EPISTEMICÍDIO PRATICADO NAS UNIVERSIDADES OCIDENTAIS (GROSFOGUEL, 2016) E AS IDEIAS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO QUE CONSTAM EM FREIRE (1987). PARA TAL, A INVESTIGAÇÃO SE APOIA TAMBÉM NA LEITURA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESSENCIAIS, COMO O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DF (CURRÍCULO EM MOVIMENTO), O CURRÍCULO DA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA LEI 10639/03 (ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EPISTEMICÍDIO, INTELECTUAIS NEGRAS, SOCIOLOGIA BRASILEIRA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID559_08042021205004.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA"
    "autor_email" => "araujomariacp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75770
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "DISCUTINDO ESPAÇOS: APONTAMENTOS SOBRE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDE UMA REFLEXÃO ACERCA DA POSSIBILIDADE DE USO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL. CONSIDERANDO QUE A UNIVERSIDADE, COMO INSTITUIÇÃO FORMADORA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, AINDA APRESENTA UM VÁCUO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS E QUE ISSO REFLETE DIRETAMENTE NAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, A INVESTIGAÇÃO VISA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTIMAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE TAL QUAL PRECONIZA HOOKS (2013). O REFERENCIAL TEÓRICO SE COMPLEMENTA TAMBÉM A PARTIR DA CRÍTICA AO EPISTEMICÍDIO PRATICADO NAS UNIVERSIDADES OCIDENTAIS (GROSFOGUEL, 2016) E AS IDEIAS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO QUE CONSTAM EM FREIRE (1987). PARA TAL, A INVESTIGAÇÃO SE APOIA TAMBÉM NA LEITURA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESSENCIAIS, COMO O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DF (CURRÍCULO EM MOVIMENTO), O CURRÍCULO DA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA LEI 10639/03 (ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EPISTEMICÍDIO, INTELECTUAIS NEGRAS, SOCIOLOGIA BRASILEIRA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID559_08042021205004.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA"
    "autor_email" => "araujomariacp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PRETENDE UMA REFLEXÃO ACERCA DA POSSIBILIDADE DE USO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL. CONSIDERANDO QUE A UNIVERSIDADE, COMO INSTITUIÇÃO FORMADORA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, AINDA APRESENTA UM VÁCUO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS E QUE ISSO REFLETE DIRETAMENTE NAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, A INVESTIGAÇÃO VISA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTIMAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE TAL QUAL PRECONIZA HOOKS (2013). O REFERENCIAL TEÓRICO SE COMPLEMENTA TAMBÉM A PARTIR DA CRÍTICA AO EPISTEMICÍDIO PRATICADO NAS UNIVERSIDADES OCIDENTAIS (GROSFOGUEL, 2016) E AS IDEIAS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO QUE CONSTAM EM FREIRE (1987). PARA TAL, A INVESTIGAÇÃO SE APOIA TAMBÉM NA LEITURA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESSENCIAIS, COMO O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DF (CURRÍCULO EM MOVIMENTO), O CURRÍCULO DA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA LEI 10639/03 (ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.