EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA: À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75563 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 464 "titulo" => "EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA: À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A CRISE NA EDUCAÇÃO NÃO É UM FENÔMENO ISOLADO NO MUNDO MODERNO, TAMPOUCO UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA DE DETERMINADOS PAÍSES, MAS SIM UM PROBLEMA QUE ACOMPANHA A CRISE DA RELIGIÃO, TRADIÇÃO E AUTORIDADE, QUE SE TORNOU UM PROBLEMA POLÍTICO DO SÉCULO XX E PERDURA ATÉ OS DIAS DE HOJE, TENDO EM VISTA A INCAPACIDADE DOS LÍDERES POLÍTICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE RESOLVÊ-LO (ARENDT, 2016). OBJETIVO: DISCUTIR A CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. METODOLOGIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ESPECIAL DA OBRA ENTRE O PASSADO E O FUTURO DE HANNAH ARENDT, REFLETINDO E AGREGANDO AUTORES QUE CORROBORAM COM O PENSAMENTO DE ARENDT SOBRE A CRISE E OS DILEMAS NA EDUCAÇÃO, TAIS COMO MÉSZÁROS, KUENZER E FREIRE. DESENVOLVIMENTO: DENTRE OS INÚMEROS PROCESSOS QUE CORROBORAM PARA A CRISE NA EDUCAÇÃO É VÁLIDO DESTACAR A PERDA DA AUTORIDADE AO LONGO DOS SÉCULOS, NÃO DE UMA AUTORIDADE IMPOSTA PELA VIOLÊNCIA NEM PELA ARGUMENTAÇÃO (PERSUASÃO), NO ENTANTO, DE UMA AUTORIDADE RECONHECIDA COMO LEGÍTIMA E DOTADA DE CERTEZA, A QUAL GUIAVA OS CAMINHOS DA HUMANIDADE. ASSIM, A AUTORIDADE DO PROFESSOR ERA TIDA COMO NATURAL, RESPONSÁVEL, RESIDIA EM APRESENTAR AO MUNDO OS NOVOS INDIVÍDUOS, E GARANTIR A TRADIÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO PELO HOMEM, A FIM DE ORIENTAR E PREPARAR AS NOVAS GERAÇÕES, EM UM EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO ENTRE PASSADO E FUTURO (ARENDT, 2016). POR OUTRO LADO A EDUCAÇÃO FLEXIBILIZADA, QUE PAUTA-SE EM DUAS CORRENTES O PRAGMATISMO, QUE DEFENDE QUE A APRENDIZAGEM DEVE SER DO QUE É PRÁTICO E ÚTIL, PORTANTO ABANDONADA A REFLEXÃO (TEORIA) E O PRESENTISMO, QUE NEGA A HISTÓRIA, LEVANDO O SUJEITO A VIVER O PRESENTE EM SUA COMPLETUDE, DESPINDO-SE DO PASSADO E NÃO OLHANDO PARA O FUTURO. NESTE SENTIDO A EDUCAÇÃO TORNA-SE UM MERO INSTRUMENTO DE REPRODUÇÃO DA LÓGICA MERCANTIL E NÃO ALCANÇA A FORMAÇÃO ONILATERAL DO HOMEM (KUENZER 2016). PORTANTO A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR O HOMEM A PRÁXIS, OU SEJA, TEORIA E PRÁTICA ARTICULADOS EM DEFESA DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO E SUPERAÇÃO DA DISTINÇÃO ENTRE CLASSES SOCIAIS, MITIGANDO O FOSSE ENTRE INCLUÍDOS E EXCLUÍDOS (MÉSZAROS, 2006). CONSIDERAÇÕES FINAIS: PORTANTO É FUNDAMENTAL A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EXISTENTES, TODAVIA É PRECISO ROMPER COM A LÓGICA DESUMANA DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, QUE TUDO TORNA MERCADORIA E DE UM MERCADO LIBERAL QUE SE ALIMENTA DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR, ASSIM A EDUCAÇÃO PODERÁ SER VISTA COMO UM INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO, CRESCIMENTO E TORNAR O SUJEITO CRÍTICO E REFLEXIVO DE ESTAR NO MUNDO. RESULTADO: A PARTIR DA LEITURA REALIZADA É POSSÍVEL PERCEBER QUE A CRISE NA EDUCAÇÃO É FRUTO DE UMA CRISE MAIOR, QUE ESTÁ ATRELADA DIRETAMENTE AS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR, DA FORMAÇÃO ALIGEIRADA DO SUJEITO E DA EXPROPRIAÇÃO DE SUA CAPACIDADE CRÍTICA E REFLEXIVA, ALÉM DISSO, A ATUAÇÃO PREDATÓRIA DO MERCADO CAPITALISTA E DAS FORMAS DE GOVERNO/ESTADO COMUNGAM COM TAIS PRÁTICAS, PARA TANTO É PRECISO ENTENDER A EDUCAÇÃO COMO UM DESAFIO QUE CAMINHA PARI PASSU COM OUTRA DEMANDAS SOCIAIS, AS QUAIS PRECISAM DESPENDER-SE DAS AMARRAS CAPITALISTAS. REFERÊNCIAS: ARENDT, HANNAH. ENTRE O PASSADO E O FUTURO. 8. ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2016. KUENZER, A. TRABALHO E ESCOLA: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, CAMPINAS, V. 38, N. 139, P. 331-354, JUN.2017. MÉSZÁROS, ISTVÁN. A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. 2. ED. SÃO PAULO: BOI TEMPO, 2008." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., CAPITALISMO., CRISE NA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID464_16032021134129.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO BATALHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "L" "autor_email" => "paulo.batalha2012@gmail.c" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75563 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 464 "titulo" => "EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA: À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A CRISE NA EDUCAÇÃO NÃO É UM FENÔMENO ISOLADO NO MUNDO MODERNO, TAMPOUCO UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA DE DETERMINADOS PAÍSES, MAS SIM UM PROBLEMA QUE ACOMPANHA A CRISE DA RELIGIÃO, TRADIÇÃO E AUTORIDADE, QUE SE TORNOU UM PROBLEMA POLÍTICO DO SÉCULO XX E PERDURA ATÉ OS DIAS DE HOJE, TENDO EM VISTA A INCAPACIDADE DOS LÍDERES POLÍTICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE RESOLVÊ-LO (ARENDT, 2016). OBJETIVO: DISCUTIR A CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. METODOLOGIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ESPECIAL DA OBRA ENTRE O PASSADO E O FUTURO DE HANNAH ARENDT, REFLETINDO E AGREGANDO AUTORES QUE CORROBORAM COM O PENSAMENTO DE ARENDT SOBRE A CRISE E OS DILEMAS NA EDUCAÇÃO, TAIS COMO MÉSZÁROS, KUENZER E FREIRE. DESENVOLVIMENTO: DENTRE OS INÚMEROS PROCESSOS QUE CORROBORAM PARA A CRISE NA EDUCAÇÃO É VÁLIDO DESTACAR A PERDA DA AUTORIDADE AO LONGO DOS SÉCULOS, NÃO DE UMA AUTORIDADE IMPOSTA PELA VIOLÊNCIA NEM PELA ARGUMENTAÇÃO (PERSUASÃO), NO ENTANTO, DE UMA AUTORIDADE RECONHECIDA COMO LEGÍTIMA E DOTADA DE CERTEZA, A QUAL GUIAVA OS CAMINHOS DA HUMANIDADE. ASSIM, A AUTORIDADE DO PROFESSOR ERA TIDA COMO NATURAL, RESPONSÁVEL, RESIDIA EM APRESENTAR AO MUNDO OS NOVOS INDIVÍDUOS, E GARANTIR A TRADIÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO PELO HOMEM, A FIM DE ORIENTAR E PREPARAR AS NOVAS GERAÇÕES, EM UM EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO ENTRE PASSADO E FUTURO (ARENDT, 2016). POR OUTRO LADO A EDUCAÇÃO FLEXIBILIZADA, QUE PAUTA-SE EM DUAS CORRENTES O PRAGMATISMO, QUE DEFENDE QUE A APRENDIZAGEM DEVE SER DO QUE É PRÁTICO E ÚTIL, PORTANTO ABANDONADA A REFLEXÃO (TEORIA) E O PRESENTISMO, QUE NEGA A HISTÓRIA, LEVANDO O SUJEITO A VIVER O PRESENTE EM SUA COMPLETUDE, DESPINDO-SE DO PASSADO E NÃO OLHANDO PARA O FUTURO. NESTE SENTIDO A EDUCAÇÃO TORNA-SE UM MERO INSTRUMENTO DE REPRODUÇÃO DA LÓGICA MERCANTIL E NÃO ALCANÇA A FORMAÇÃO ONILATERAL DO HOMEM (KUENZER 2016). PORTANTO A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR O HOMEM A PRÁXIS, OU SEJA, TEORIA E PRÁTICA ARTICULADOS EM DEFESA DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO E SUPERAÇÃO DA DISTINÇÃO ENTRE CLASSES SOCIAIS, MITIGANDO O FOSSE ENTRE INCLUÍDOS E EXCLUÍDOS (MÉSZAROS, 2006). CONSIDERAÇÕES FINAIS: PORTANTO É FUNDAMENTAL A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EXISTENTES, TODAVIA É PRECISO ROMPER COM A LÓGICA DESUMANA DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, QUE TUDO TORNA MERCADORIA E DE UM MERCADO LIBERAL QUE SE ALIMENTA DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR, ASSIM A EDUCAÇÃO PODERÁ SER VISTA COMO UM INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO, CRESCIMENTO E TORNAR O SUJEITO CRÍTICO E REFLEXIVO DE ESTAR NO MUNDO. RESULTADO: A PARTIR DA LEITURA REALIZADA É POSSÍVEL PERCEBER QUE A CRISE NA EDUCAÇÃO É FRUTO DE UMA CRISE MAIOR, QUE ESTÁ ATRELADA DIRETAMENTE AS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR, DA FORMAÇÃO ALIGEIRADA DO SUJEITO E DA EXPROPRIAÇÃO DE SUA CAPACIDADE CRÍTICA E REFLEXIVA, ALÉM DISSO, A ATUAÇÃO PREDATÓRIA DO MERCADO CAPITALISTA E DAS FORMAS DE GOVERNO/ESTADO COMUNGAM COM TAIS PRÁTICAS, PARA TANTO É PRECISO ENTENDER A EDUCAÇÃO COMO UM DESAFIO QUE CAMINHA PARI PASSU COM OUTRA DEMANDAS SOCIAIS, AS QUAIS PRECISAM DESPENDER-SE DAS AMARRAS CAPITALISTAS. REFERÊNCIAS: ARENDT, HANNAH. ENTRE O PASSADO E O FUTURO. 8. ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2016. KUENZER, A. TRABALHO E ESCOLA: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, CAMPINAS, V. 38, N. 139, P. 331-354, JUN.2017. MÉSZÁROS, ISTVÁN. A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. 2. ED. SÃO PAULO: BOI TEMPO, 2008." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., CAPITALISMO., CRISE NA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID464_16032021134129.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO BATALHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "L" "autor_email" => "paulo.batalha2012@gmail.c" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }