PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA-PESQUISA EM SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS SÓCIOANTROPOLÓGICAS EM SALA DE AULA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75606 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 808 "titulo" => "PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA-PESQUISA EM SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS SÓCIOANTROPOLÓGICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE PÔSTER TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA EM TERRITÓRIO ESCOLAR, ELABORADA A PARTIR DA ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS FEITOS POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: CURRÍCULO, DIDÁTICA, PLANEJAMENTO (FACED/UFRGS), E, TAMBÉM, DAS EXPERIÊNCIAS NO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E TRANSGRESSÃO (GEETRANS-CNPQ). TAIS ATIVIDADES PROMOVERAM EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ALÉM DE PESQUISADOR DA REALIDADE SOCIAL, O DOCENTE DE SOCIOLOGIA PODE SER UM INVESTIGADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA. PAULO FREIRE (1997) JÁ DIZIA QUE TODO EDUCADOR É, TAMBÉM, UM INVESTIGADOR. CONTUDO, NÃO CABE A ESTE EDUCADOR ATRIBUIR SOMENTE PARA SI PRÓPRIO O PRESSUPOSTO DE UM SABER PRIVILEGIADO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL. OS SABERES SÃO SEMPRE PARCIAIS, LOCALIZADOS E CORPORIFICADOS, COMO AFIRMA HARAWAY (1995). O EDUCADOR, ENQUANTO UM MEDIADOR, PODE TRAZER PARA A AULA OS MÚLTIPLOS SABERES CONSIDERADOS LEGÍTIMOS EM CONTEXTOS DIVERSOS E DINÂMICOS, INSERINDO OS CONHECIMENTOS DO EDUCANDO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES NO CAMPO DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. A PROPOSIÇÃO CONSISTE EM CRIAR, COLETIVAMENTE, EM SALA DE AULA, AS CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS QUE PERMITAM PROBLEMATIZAR E AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, BEM COMO, O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO EM QUESTÃO, CONFIGURANDO UMA ABORDAGEM SOCIOANTROPOLÓGICA. UMA DAS LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM O TRABALHO DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA, É QUE ELE, ASSIM COMO A PRÁTICA DOCENTE, ELE NUNCA ESTÁ TERMINADO. PELO CONTRÁRIO, AMBOS ESTÃO INCOMPLETOS, SÃO PASSÍVEIS DE ATUALIZAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE VÃO SENDO CONSTRUÍDOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO. A METODOLOGIA DA PESQUISA PARTE DE UM MODO DE AVALIAÇÃO CONTINUADA. O INTUITO É ABORDAR OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO COMPONENTE CURRICULAR DA SOCIOLOGIA E, COMO TAREFA EM CADA AULA, O EDUCANDO TERÁ QUE ESCREVER UMA CORRESPONDÊNCIA/CARTA, UTILIZANDO OS CONCEITOS ESPECÍFICOS TRATADOS E FAZENDO APROXIMAÇÕES COM A SUA REALIDADE EMPÍRICA. A ESCOLHA PELA CORRESPONDÊNCIA SE DÁ, POR ELA, EM SI, NÃO SER UMA FINALIDADE, MAS SIM A ABERTURA DE UM CAMINHO PARA O DIÁLOGO CONTÍNUO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO. O DIÁLOGO, COMO AFIRMA BELL HOOKS (2017): “É UM DOS MEIOS MAIS SIMPLES COM QUE NÓS, COMO PROFESSORES, ACADÊMICOS E PENSADORES CRÍTICOS, PODEMOS COMEÇAR A CRUZAR AS FRONTEIRAS, AS BARREIRAS QUE PODEM SER OU NÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA CLASSE SOCIAL [...]”. O PROJETO TEM COMO APORTE TEÓRICO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM AULA, AS CORRESPONDÊNCIAS, MESCLANDO COM AS TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS ESTUDANTES, CONSTRUINDO ASSIM UMA CARTOGRAFIA AUTOBIOGRÁFICA. NO ENTANTO, O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NÃO SE LIMITA, TÃO SOMENTE, A UMA DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA E CONCEITUAL DE SUAS VIVÊNCIAS. A CRIAÇÃO LITERÁRIA COMO POTENCIALIDADE PARA UMA PEDAGOGIA CRÍTICA E DIALÓGICA, POSSIBILITA AOS ALUNOS INSERIREM NA AULA OS SEUS CORPOS MARCADOS POR SUAS EXPERIÊNCIAS, FAZENDO IRROMPER POTÊNCIAS CRIADORAS E INVENTIVAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, PLANEJAMENTO DIDÁTICO, AVALIAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA_ID808_06042021163627.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME VIEIRA BERTOLLO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME BERTOLLO" "autor_email" => "guilhermebertollo21@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75606 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 808 "titulo" => "PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA-PESQUISA EM SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS SÓCIOANTROPOLÓGICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE PÔSTER TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA EM TERRITÓRIO ESCOLAR, ELABORADA A PARTIR DA ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS FEITOS POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: CURRÍCULO, DIDÁTICA, PLANEJAMENTO (FACED/UFRGS), E, TAMBÉM, DAS EXPERIÊNCIAS NO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E TRANSGRESSÃO (GEETRANS-CNPQ). TAIS ATIVIDADES PROMOVERAM EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ALÉM DE PESQUISADOR DA REALIDADE SOCIAL, O DOCENTE DE SOCIOLOGIA PODE SER UM INVESTIGADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA. PAULO FREIRE (1997) JÁ DIZIA QUE TODO EDUCADOR É, TAMBÉM, UM INVESTIGADOR. CONTUDO, NÃO CABE A ESTE EDUCADOR ATRIBUIR SOMENTE PARA SI PRÓPRIO O PRESSUPOSTO DE UM SABER PRIVILEGIADO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL. OS SABERES SÃO SEMPRE PARCIAIS, LOCALIZADOS E CORPORIFICADOS, COMO AFIRMA HARAWAY (1995). O EDUCADOR, ENQUANTO UM MEDIADOR, PODE TRAZER PARA A AULA OS MÚLTIPLOS SABERES CONSIDERADOS LEGÍTIMOS EM CONTEXTOS DIVERSOS E DINÂMICOS, INSERINDO OS CONHECIMENTOS DO EDUCANDO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES NO CAMPO DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. A PROPOSIÇÃO CONSISTE EM CRIAR, COLETIVAMENTE, EM SALA DE AULA, AS CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS QUE PERMITAM PROBLEMATIZAR E AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, BEM COMO, O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO EM QUESTÃO, CONFIGURANDO UMA ABORDAGEM SOCIOANTROPOLÓGICA. UMA DAS LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM O TRABALHO DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA, É QUE ELE, ASSIM COMO A PRÁTICA DOCENTE, ELE NUNCA ESTÁ TERMINADO. PELO CONTRÁRIO, AMBOS ESTÃO INCOMPLETOS, SÃO PASSÍVEIS DE ATUALIZAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE VÃO SENDO CONSTRUÍDOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO. A METODOLOGIA DA PESQUISA PARTE DE UM MODO DE AVALIAÇÃO CONTINUADA. O INTUITO É ABORDAR OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO COMPONENTE CURRICULAR DA SOCIOLOGIA E, COMO TAREFA EM CADA AULA, O EDUCANDO TERÁ QUE ESCREVER UMA CORRESPONDÊNCIA/CARTA, UTILIZANDO OS CONCEITOS ESPECÍFICOS TRATADOS E FAZENDO APROXIMAÇÕES COM A SUA REALIDADE EMPÍRICA. A ESCOLHA PELA CORRESPONDÊNCIA SE DÁ, POR ELA, EM SI, NÃO SER UMA FINALIDADE, MAS SIM A ABERTURA DE UM CAMINHO PARA O DIÁLOGO CONTÍNUO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO. O DIÁLOGO, COMO AFIRMA BELL HOOKS (2017): “É UM DOS MEIOS MAIS SIMPLES COM QUE NÓS, COMO PROFESSORES, ACADÊMICOS E PENSADORES CRÍTICOS, PODEMOS COMEÇAR A CRUZAR AS FRONTEIRAS, AS BARREIRAS QUE PODEM SER OU NÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA CLASSE SOCIAL [...]”. O PROJETO TEM COMO APORTE TEÓRICO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM AULA, AS CORRESPONDÊNCIAS, MESCLANDO COM AS TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS ESTUDANTES, CONSTRUINDO ASSIM UMA CARTOGRAFIA AUTOBIOGRÁFICA. NO ENTANTO, O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NÃO SE LIMITA, TÃO SOMENTE, A UMA DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA E CONCEITUAL DE SUAS VIVÊNCIAS. A CRIAÇÃO LITERÁRIA COMO POTENCIALIDADE PARA UMA PEDAGOGIA CRÍTICA E DIALÓGICA, POSSIBILITA AOS ALUNOS INSERIREM NA AULA OS SEUS CORPOS MARCADOS POR SUAS EXPERIÊNCIAS, FAZENDO IRROMPER POTÊNCIAS CRIADORAS E INVENTIVAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, PLANEJAMENTO DIDÁTICO, AVALIAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA_ID808_06042021163627.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME VIEIRA BERTOLLO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME BERTOLLO" "autor_email" => "guilhermebertollo21@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }