A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE NA EDIÇÃO DE 2018
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75638 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 763 "titulo" => "A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE NA EDIÇÃO DE 2018" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, INTITULADA A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PARA A DISCIPLINA, RETOMANDO A ANÁLISE CENTRADA NA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NAS PROVAS DO ENEM, NAS EDIÇÕES DE 2009 A 2018, COM FOCO EM 2018. A IMPORTÂNCIA DESSA DISCUSSÃO ESTÁ ATRELADA À TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DISCIPLINA, QUE SÓ PASSOU A SER COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM 2008, E À ABRANGÊNCIA E RELEVÂNCIA QUE O ENEM ASSUMIU NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, NOTADAMENTE A PARTIR DE 2009. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CENTRADA NA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROVAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM DAQUELE PERÍODO. OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO, DERIVADOS DA TEORIA DO SOCIÓLOGO BRITÂNICO BASIL BERNSTEIN, FORAM APLICADOS NA ANÁLISE, EM DIÁLOGO COM OS RESULTADOS QUE OUTROS PESQUISADORES DO TEMA JÁ HAVIAM APRESENTADO, COMO FRAGA E MATIOLLI, ROSSI E LIMA. CONSTATOU-SE QUE A SOCIOLOGIA ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS EDIÇÕES DO EXAME, MAS APRESENTOU INSERÇÃO, EM GERAL, INFERIOR À DAS OUTRAS SUBÁREAS MAIS TRADICIONAIS, OSCILANTE AO LONGO DO TEMPO, E COM PRESENÇA MAIS FORTE EM ABORDAGENS MARCADAMENTE INTERDISCIPLINARES. EM GERAL, A TIPOLOGIA DAS ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS VARIAVA ENTRE A TENDÊNCIA DE ISOLAMENTO, A COMBINAÇÃO COM APLICAÇÕES CONTEXTUALIZADAS E A DILUIÇÃO. EVIDENCIANDO-SE AINDA DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE DA SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENEM, CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID763_22032021174521.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA GHIGNONE BRAGA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA GHIGNONE" "autor_email" => "flaviaghignone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75638 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 763 "titulo" => "A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE NA EDIÇÃO DE 2018" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, INTITULADA A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PARA A DISCIPLINA, RETOMANDO A ANÁLISE CENTRADA NA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NAS PROVAS DO ENEM, NAS EDIÇÕES DE 2009 A 2018, COM FOCO EM 2018. A IMPORTÂNCIA DESSA DISCUSSÃO ESTÁ ATRELADA À TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DISCIPLINA, QUE SÓ PASSOU A SER COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM 2008, E À ABRANGÊNCIA E RELEVÂNCIA QUE O ENEM ASSUMIU NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, NOTADAMENTE A PARTIR DE 2009. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CENTRADA NA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROVAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM DAQUELE PERÍODO. OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO, DERIVADOS DA TEORIA DO SOCIÓLOGO BRITÂNICO BASIL BERNSTEIN, FORAM APLICADOS NA ANÁLISE, EM DIÁLOGO COM OS RESULTADOS QUE OUTROS PESQUISADORES DO TEMA JÁ HAVIAM APRESENTADO, COMO FRAGA E MATIOLLI, ROSSI E LIMA. CONSTATOU-SE QUE A SOCIOLOGIA ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS EDIÇÕES DO EXAME, MAS APRESENTOU INSERÇÃO, EM GERAL, INFERIOR À DAS OUTRAS SUBÁREAS MAIS TRADICIONAIS, OSCILANTE AO LONGO DO TEMPO, E COM PRESENÇA MAIS FORTE EM ABORDAGENS MARCADAMENTE INTERDISCIPLINARES. EM GERAL, A TIPOLOGIA DAS ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS VARIAVA ENTRE A TENDÊNCIA DE ISOLAMENTO, A COMBINAÇÃO COM APLICAÇÕES CONTEXTUALIZADAS E A DILUIÇÃO. EVIDENCIANDO-SE AINDA DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE DA SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENEM, CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID763_22032021174521.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA GHIGNONE BRAGA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA GHIGNONE" "autor_email" => "flaviaghignone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }