ENSINO DE SOCIOLOGIA, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA EM ARARAQUARA-SP.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75594 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA EM ARARAQUARA-SP." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DERIVA DA DISSERTAÇÃO INTITULADA “HETERONORMATIVIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: INTERSECÇÕES ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O COMBATE À HOMOFOBIA”, DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA (PROFSOCIO), NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). A PESQUISA FOI REALIZADA COM PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA SOBRE SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA. A MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA SE CALCAM NA CONSTATAÇÃO DE QUE A SOCIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA, É UM ESPAÇO PROPÍCIO PARA O DEBATE DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO E À SEXUALIDADE (PASSAMANI, 2016), E DE QUE A ESCOLA COMPORTA RELAÇÕES QUE EM MUITAS VEZES PRODUZEM E REPRODUZEM A HOMOFOBIA, ESTA QUE PODE SER CARACTERIZADA COMO ATITUDES DE HOSTILIDADE COM HOMOSSEXUAIS, HOMENS OU MULHERES (BORRILLO, 2010). ATRAVÉS DE SUAS MANIFESTAÇÕES VERBAIS OU FÍSICAS, A HOMOFOBIA PODE CAUSAR CONSEQUÊNCIAS DIRETAS EM QUEM ATINGE, COMO AUTOCULPABILIZAÇÃO, DEPRESSÃO, LESÕES CORPORAIS, MORTE, ETC. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSAS CONSEQUÊNCIAS PODEM IR DESDE A DIMINUIÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR ATÉ MESMO A EVASÃO (ABGLT, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, 2016; DINIS, 2011). A HOMOFOBIA AFETA, ENTÃO, TAMBÉM A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ESTUDANTES. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI ELABORADO E UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA ONLINE, ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS, E RESPONDIDO POR SEIS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA REDE PÚBLICA, TODOS FORMADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DENTRE ELES, DOIS HOMENS E QUATRO MULHERES. TODOS OS PROFESSORES AFIRMARAM ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL EM SUAS AULAS, DOIS DELES COM FREQUÊNCIA, E QUATRO DELES ALGUMAS VEZES. MAIS DE UM PROFESSOR INDICOU A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SOBRE SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL PARA DESCONSTRUIR OU COMBATER PRECONCEITOS: “A IMPORTÂNCIA SE DÁ SOBRETUDO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS CONSTRUÍDOS EM NOSSA SOCIEDADE” (P4), “ABORDAR A DIVERSIDADE SEXUAL É IMPORTANTE, PORTANTO, PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS” (P3), “BARRAR PRECONCEITOS, QUEBRAR TABUS” (P5), “PODE SERVIR COMO MEIO DE PREVENÇÃO A FORMAS DE VIOLÊNCIA RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS SEXUAIS E ESTILOS DE VIDA QUE A ELAS SE ENLAÇAM” (P1), E “[A SEXUALIDADE É] TEMA HUMANO POR EXCELÊNCIA, CERCADO DE PRECONCEITOS. TABU. DEVE SER DESCONSTRUÍDO” (P2). NESSE SENTIDO, TAMBÉM APARECEU A AFIRMAÇÃO DE QUE AS AULAS DE SOCIOLOGIA PODEM DESNATURALIZAR CONCEPÇÕES RELACIONADAS À DIVERSIDADE SEXUAL: “A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TEM COMO PAPEL PRINCIPAL A DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE, A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO, AFASTADO DO SENSO COMUM” (P3), “A IMPORTÂNCIA SE DÁ SOBRETUDO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS CONSTRUÍDOS EM NOSSA SOCIEDADE, TENTANDO DESNATURALIZAR TAIS PRECONCEITOS” (P4), E “SE DEBRUÇAR SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL COM OS ESTUDANTES É POSSIBILITAR TAMBÉM QUE DESNATURALIZEM REALIDADES DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO QUE MUITOS ESTÃO SUBMETIDOS” (P6). FOI POSSÍVEL COMPREENDER AS FORMAS QUE PROFESSORES E AS AULAS DE SOCIOLOGIA PODEM SER AGENTES NO COMBATE À HOMOFOBIA E OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA RELACIONADAS À SEXUALIDADE. ESSAS FORMAS SE DÃO ATRAVÉS DOS PROCESSOS PRÓPRIOS DA DISCIPLINA: O ESTRANHAMENTO E A DESNATURALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS SOCIAIS, QUE PERMITEM A DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES JÁ CULTURALMENTE ENRAIZADAS EM NOSSOS IMAGINÁRIOS, PRÁTICAS E RELAÇÕES SOCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID825_21032021133723.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA PEDERSEN" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "mairnapedersen@rocketmail" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75594 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA EM ARARAQUARA-SP." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DERIVA DA DISSERTAÇÃO INTITULADA “HETERONORMATIVIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: INTERSECÇÕES ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O COMBATE À HOMOFOBIA”, DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA (PROFSOCIO), NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). A PESQUISA FOI REALIZADA COM PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA SOBRE SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA. A MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA SE CALCAM NA CONSTATAÇÃO DE QUE A SOCIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA, É UM ESPAÇO PROPÍCIO PARA O DEBATE DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO E À SEXUALIDADE (PASSAMANI, 2016), E DE QUE A ESCOLA COMPORTA RELAÇÕES QUE EM MUITAS VEZES PRODUZEM E REPRODUZEM A HOMOFOBIA, ESTA QUE PODE SER CARACTERIZADA COMO ATITUDES DE HOSTILIDADE COM HOMOSSEXUAIS, HOMENS OU MULHERES (BORRILLO, 2010). ATRAVÉS DE SUAS MANIFESTAÇÕES VERBAIS OU FÍSICAS, A HOMOFOBIA PODE CAUSAR CONSEQUÊNCIAS DIRETAS EM QUEM ATINGE, COMO AUTOCULPABILIZAÇÃO, DEPRESSÃO, LESÕES CORPORAIS, MORTE, ETC. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSAS CONSEQUÊNCIAS PODEM IR DESDE A DIMINUIÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR ATÉ MESMO A EVASÃO (ABGLT, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, 2016; DINIS, 2011). A HOMOFOBIA AFETA, ENTÃO, TAMBÉM A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ESTUDANTES. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI ELABORADO E UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA ONLINE, ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS, E RESPONDIDO POR SEIS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA REDE PÚBLICA, TODOS FORMADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DENTRE ELES, DOIS HOMENS E QUATRO MULHERES. TODOS OS PROFESSORES AFIRMARAM ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL EM SUAS AULAS, DOIS DELES COM FREQUÊNCIA, E QUATRO DELES ALGUMAS VEZES. MAIS DE UM PROFESSOR INDICOU A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SOBRE SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL PARA DESCONSTRUIR OU COMBATER PRECONCEITOS: “A IMPORTÂNCIA SE DÁ SOBRETUDO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS CONSTRUÍDOS EM NOSSA SOCIEDADE” (P4), “ABORDAR A DIVERSIDADE SEXUAL É IMPORTANTE, PORTANTO, PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS” (P3), “BARRAR PRECONCEITOS, QUEBRAR TABUS” (P5), “PODE SERVIR COMO MEIO DE PREVENÇÃO A FORMAS DE VIOLÊNCIA RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS SEXUAIS E ESTILOS DE VIDA QUE A ELAS SE ENLAÇAM” (P1), E “[A SEXUALIDADE É] TEMA HUMANO POR EXCELÊNCIA, CERCADO DE PRECONCEITOS. TABU. DEVE SER DESCONSTRUÍDO” (P2). NESSE SENTIDO, TAMBÉM APARECEU A AFIRMAÇÃO DE QUE AS AULAS DE SOCIOLOGIA PODEM DESNATURALIZAR CONCEPÇÕES RELACIONADAS À DIVERSIDADE SEXUAL: “A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TEM COMO PAPEL PRINCIPAL A DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE, A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO, AFASTADO DO SENSO COMUM” (P3), “A IMPORTÂNCIA SE DÁ SOBRETUDO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS CONSTRUÍDOS EM NOSSA SOCIEDADE, TENTANDO DESNATURALIZAR TAIS PRECONCEITOS” (P4), E “SE DEBRUÇAR SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL COM OS ESTUDANTES É POSSIBILITAR TAMBÉM QUE DESNATURALIZEM REALIDADES DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO QUE MUITOS ESTÃO SUBMETIDOS” (P6). FOI POSSÍVEL COMPREENDER AS FORMAS QUE PROFESSORES E AS AULAS DE SOCIOLOGIA PODEM SER AGENTES NO COMBATE À HOMOFOBIA E OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA RELACIONADAS À SEXUALIDADE. ESSAS FORMAS SE DÃO ATRAVÉS DOS PROCESSOS PRÓPRIOS DA DISCIPLINA: O ESTRANHAMENTO E A DESNATURALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS SOCIAIS, QUE PERMITEM A DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES JÁ CULTURALMENTE ENRAIZADAS EM NOSSOS IMAGINÁRIOS, PRÁTICAS E RELAÇÕES SOCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID825_21032021133723.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA PEDERSEN" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "mairnapedersen@rocketmail" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }