METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75755 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID56_08042021191335.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFERSON LIMA MAGALHÃES " "autor_nome_curto" => "JEFERSON MAGALHÃES " "autor_email" => "jerfeson1000@prof.ce.gov." "autor_ies" => "UFC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75755 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID56_08042021191335.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFERSON LIMA MAGALHÃES " "autor_nome_curto" => "JEFERSON MAGALHÃES " "autor_email" => "jerfeson1000@prof.ce.gov." "autor_ies" => "UFC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }