CONSELHO ESCOLAR: O ESQUECIMENTO DO “POLÍTICO” NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75673 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 999 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR: O ESQUECIMENTO DO “POLÍTICO” NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ." "resumo" => "OS CONSELHOS ESCOLARES DESDE SUAS PRIMEIRAS IMPLANTAÇÕES DISCORRIDAS ENTRE AS FRONTEIRAS DOS MANDATOS DE GOVERNOS PROGRESSISTAS NA DÉCADA DE 80 (ALMEIDA, 2006), INFILTRAM-SE NA SOCIEDADE COMO UM ÓRGÃO GUARDIÃO DO IDEAL DA DEMOCRACIA DENTRO DO CORPO ESCOLAR. MEDIANTE A ISSO, ESTE TRABALHO PONDERA UMA LINHA HEURÍSTICA CONTRÁRIA A ESSA TESE – EMBASADA NO PRESSUPOSTO MARXISTA DE QUE A IDEOLOGIA SEJA ELA DEMOCRÁTICA OU NÃO, NA SOCIEDADE ATUAL SEMPRE VAI CORRESPONDER AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES (MARX; ENGELS, 2005), E DE QUE A ESCOLA POR SER UM APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO TAMBÉM ESTÁ ARTICULADA COM AS RELAÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES NA SUPERESTRUTURA (ALTHUSSER, 1983). A METODOLOGIA DO TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA, E – É DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. NA PRIMEIRA, ONDE HOUVE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. EM SEQUÊNCIA DISSO, NA SEGUNDA ETAPA, FOI FEITA A PESQUISA DE CAMPO DISCORRIDA EM TORNO DE DOIS MESES. NO TERCEIRO E ÚLTIMO MOMENTO FORAM FEITAS AS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS NO CAMPO SEGUINDO A PRODUÇÃO DO ARTIGO. TOTALIZANDO EM TODAS AS FASES, FORAM NOVE MESES REQUERIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA – INICIADA EM DEZEMBRO DE 2017 E FINALIZADA EM AGOSTO DE 2018. JUSTIFICA-SE QUE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ESTÁ RELACIONADA A EXTERNALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E ESCOLAR, BEM COMO PARA OS CONSELHEIROS, RESSALTANDO SEU CARÁTER BUROCRÁTICO E NÃO, NECESSARIAMENTE, DEMOCRÁTICO. CONSIDERANDO O DEBATE SOBRE O CONSELHO ESCOLAR, OBJETIVAMOS COMPREENDER SE O CONSELHO ESCOLAR JUNTAMENTE COM À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ, AO ELABORAREM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) FAZEM DESTE ÚLTIMO UM AGENTE DEMOCRATIZADO, OU BUROCRATIZADO. A DISCUSSÃO DO TRABALHO ESTÁ DIRECIONADA PARA MOSTRAR QUE AS IDEALIZAÇÕES DE DEMOCRACIA EXPRESSADAS NA HISTÓRIA DOS CONSELHOS ESCOLARES, NAS LEIS E NOS DISCURSOS DAS AUTORIDADES PEDAGÓGICAS COMPETENTES, SÃO IDEOLOGIAS QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES, E QUE ESSAS MESMAS IDEIAS DOMINANTES, REPRODUZEM-SE NO AMBIENTE ESCOLAR POR VIA DA ASSIMETRIA DO PEDAGÓGICO SOBRE O POLÍTICO, CUJO RESULTADO É UMA SOBERANIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE OS DEMAIS CONSELHEIROS. UMA, DENTRE VÁRIAS CONCLUSÕES QUE CHEGAMOS, FOI DE QUE, COM BASE NOS SUPOSTOS DE ALTHUSSER (1983), O CONSELHO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CÔNEGO CALADO POR ESTAR DIRETAMENTE VINCULADO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E, PORTANTO, TAMBÉM A ESCOLA, NÃO CONSEGUE PARTICIPAR DE FORMA PLENA DA ELABORAÇÃO DO PPP, PELO FATO DE QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ O FAZEM ANTECIPADAMENTE, SEM PROMOVER UMA DISCUSSÃO. DESSE MODO, CONTRIBUINDO PARA A IMAGEM DE UM RITO COM ASPECTOS BUROCRÁTICOS, E NÃO DEMOCRÁTICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CONSELHO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., DEMOCRACIA, BUROCRACIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID999_26032021100734.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON KAUÃ SILVA CARDOSO " "autor_nome_curto" => "KAUÃ " "autor_email" => "marlonka.mk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75673 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 999 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR: O ESQUECIMENTO DO “POLÍTICO” NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ." "resumo" => "OS CONSELHOS ESCOLARES DESDE SUAS PRIMEIRAS IMPLANTAÇÕES DISCORRIDAS ENTRE AS FRONTEIRAS DOS MANDATOS DE GOVERNOS PROGRESSISTAS NA DÉCADA DE 80 (ALMEIDA, 2006), INFILTRAM-SE NA SOCIEDADE COMO UM ÓRGÃO GUARDIÃO DO IDEAL DA DEMOCRACIA DENTRO DO CORPO ESCOLAR. MEDIANTE A ISSO, ESTE TRABALHO PONDERA UMA LINHA HEURÍSTICA CONTRÁRIA A ESSA TESE – EMBASADA NO PRESSUPOSTO MARXISTA DE QUE A IDEOLOGIA SEJA ELA DEMOCRÁTICA OU NÃO, NA SOCIEDADE ATUAL SEMPRE VAI CORRESPONDER AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES (MARX; ENGELS, 2005), E DE QUE A ESCOLA POR SER UM APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO TAMBÉM ESTÁ ARTICULADA COM AS RELAÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES NA SUPERESTRUTURA (ALTHUSSER, 1983). A METODOLOGIA DO TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA, E – É DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. NA PRIMEIRA, ONDE HOUVE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. EM SEQUÊNCIA DISSO, NA SEGUNDA ETAPA, FOI FEITA A PESQUISA DE CAMPO DISCORRIDA EM TORNO DE DOIS MESES. NO TERCEIRO E ÚLTIMO MOMENTO FORAM FEITAS AS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS NO CAMPO SEGUINDO A PRODUÇÃO DO ARTIGO. TOTALIZANDO EM TODAS AS FASES, FORAM NOVE MESES REQUERIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA – INICIADA EM DEZEMBRO DE 2017 E FINALIZADA EM AGOSTO DE 2018. JUSTIFICA-SE QUE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ESTÁ RELACIONADA A EXTERNALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E ESCOLAR, BEM COMO PARA OS CONSELHEIROS, RESSALTANDO SEU CARÁTER BUROCRÁTICO E NÃO, NECESSARIAMENTE, DEMOCRÁTICO. CONSIDERANDO O DEBATE SOBRE O CONSELHO ESCOLAR, OBJETIVAMOS COMPREENDER SE O CONSELHO ESCOLAR JUNTAMENTE COM À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ, AO ELABORAREM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) FAZEM DESTE ÚLTIMO UM AGENTE DEMOCRATIZADO, OU BUROCRATIZADO. A DISCUSSÃO DO TRABALHO ESTÁ DIRECIONADA PARA MOSTRAR QUE AS IDEALIZAÇÕES DE DEMOCRACIA EXPRESSADAS NA HISTÓRIA DOS CONSELHOS ESCOLARES, NAS LEIS E NOS DISCURSOS DAS AUTORIDADES PEDAGÓGICAS COMPETENTES, SÃO IDEOLOGIAS QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES, E QUE ESSAS MESMAS IDEIAS DOMINANTES, REPRODUZEM-SE NO AMBIENTE ESCOLAR POR VIA DA ASSIMETRIA DO PEDAGÓGICO SOBRE O POLÍTICO, CUJO RESULTADO É UMA SOBERANIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE OS DEMAIS CONSELHEIROS. UMA, DENTRE VÁRIAS CONCLUSÕES QUE CHEGAMOS, FOI DE QUE, COM BASE NOS SUPOSTOS DE ALTHUSSER (1983), O CONSELHO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CÔNEGO CALADO POR ESTAR DIRETAMENTE VINCULADO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E, PORTANTO, TAMBÉM A ESCOLA, NÃO CONSEGUE PARTICIPAR DE FORMA PLENA DA ELABORAÇÃO DO PPP, PELO FATO DE QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ O FAZEM ANTECIPADAMENTE, SEM PROMOVER UMA DISCUSSÃO. DESSE MODO, CONTRIBUINDO PARA A IMAGEM DE UM RITO COM ASPECTOS BUROCRÁTICOS, E NÃO DEMOCRÁTICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CONSELHO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., DEMOCRACIA, BUROCRACIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID999_26032021100734.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON KAUÃ SILVA CARDOSO " "autor_nome_curto" => "KAUÃ " "autor_email" => "marlonka.mk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }