A LEI Nº 11.645/2008 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO INDÍGENA, OS LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75622 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "A LEI Nº 11.645/2008 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO INDÍGENA, OS LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ" "resumo" => "A LEI 9.394/1996 QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) FOI MODIFICADA PELA LEI 10.639/2003 E ALTERADA PELA LEI 11.645/2008 TORNANDO OBRIGATÓRIO A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO BRASIL. A LDB IGUALMENTE TEVE O ART. 36 ALTERADO PELA LEI 11.684/2008 PARA QUE FOSSEM INCLUÍDAS AS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA COMO OBRIGATÓRIAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. POUCO MAIS DE UMA DÉCADA DESDE QUE AMBAS AS LEIS FORAM IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ATUALMENTE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA VEM SOFRENDO NOVOS ATAQUES. NO PARANÁ, POR EXEMPLO, A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA FOI REDUZIDA NO INÍCIO DE 2021 DE MANEIRA AUTORITÁRIA PELO GOVERNO DO ESTADO, RATINHO JR., AFETANDO CENTENAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES E AMPLIANDO A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. COM RELAÇÃO A POPULAÇÃO INDÍGENA O CENÁRIO DE ATAQUES NÃO É DIFERENTE, VISTO QUE A ATUAL GESTÃO PRESIDENCIAL É DECLARADAMENTE ANTI-INDÍGENA. ASSIM, NOSSA PROPOSTA É INVESTIGAR COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR TÊM TRABALHADO COM A DISCUSSÃO SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DURANTE AS AULAS. O RECORTE, PORTANTO, DIZ RESPEITO À HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA. A PESQUISA INCIDIRÁ TENDO EM VISTA OS 5 (CINCO) LIVROS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), EDIÇÃO 2018, VIGENTE NO TRIÊNIO (2018-2020). TEMOS COMO INSPIRAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA LEVANTAMENTOS QUE APONTAM QUE AO MENOS 3 (TRÊS) DESSES LIVROS POSSUEM GRANDES LACUNAS SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA (SOUZA & FERREIRA, 2019). INVESTIGAREMOS SE OS LIVROS DIDÁTICOS (E QUAIS SÃO ESSES LIVROS) SÃO AS ÚNICAS FONTES UTILIZADAS PELAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA PARA DISCUTIR A PRESENÇA DE POPULAÇÕES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E CULTURAL DO BRASIL, E SE AS/OS PROFESSORAS/ES JÁ RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A TEMÁTICA AFIM DE COMPREENDER QUAIS INFORMAÇÕES SÃO REPASSADAS AOS ESTUDANTES SOBRE ESSAS POPULAÇÕES. NOSSO OBJETIVO ESPECÍFICO É: A) LISTAR QUAIS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 AS PROFESSORAS E PROFESSORAS UTILIZARAM E SE ESSES LIVROS COOPERARAM NO ENSINO DA QUESTÃO INDÍGENA; B) SE UTILIZAM OUTRAS FONTES DE CONSULTA SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO; C) SE A QUESTÃO INDÍGENA É ABORDADA COMO “CONTEÚDO” OU DE MANEIRA TRANSVERSAL DURANTE AS AULAS DE SOCIOLOGIA; D) SE RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA PARA ABORDAR O ASSUNTO EM AULA COM OS ESTUDANTES. A METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS UTILIZARÁ RECURSOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS QUE SERÃO OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS JUNTO ÀS PROFESSORAS/ES. O QUESTIONÁRIO ONLINE SERÁ APLICADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA QUE PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA POSSAM RESPONDER PERGUNTAS OBJETIVAS E DISCURSIVAS SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ANTERIORMENTE APRESENTADOS. ESPERAMOS, COM ISSO, FAZER UM BALANÇO SOBRE A LEI 11.645/08 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEI 11645/2008, POVOS INDÍGENAS, PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA, QUESTÃO INDÍGENA NAS ESCOLAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID723_22032021140449.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE ARAÚJO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE VIEIRA" "autor_email" => "araujovieira.jaqueline@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75622 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "A LEI Nº 11.645/2008 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO INDÍGENA, OS LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ" "resumo" => "A LEI 9.394/1996 QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) FOI MODIFICADA PELA LEI 10.639/2003 E ALTERADA PELA LEI 11.645/2008 TORNANDO OBRIGATÓRIO A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO BRASIL. A LDB IGUALMENTE TEVE O ART. 36 ALTERADO PELA LEI 11.684/2008 PARA QUE FOSSEM INCLUÍDAS AS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA COMO OBRIGATÓRIAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. POUCO MAIS DE UMA DÉCADA DESDE QUE AMBAS AS LEIS FORAM IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ATUALMENTE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA VEM SOFRENDO NOVOS ATAQUES. NO PARANÁ, POR EXEMPLO, A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA FOI REDUZIDA NO INÍCIO DE 2021 DE MANEIRA AUTORITÁRIA PELO GOVERNO DO ESTADO, RATINHO JR., AFETANDO CENTENAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES E AMPLIANDO A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. COM RELAÇÃO A POPULAÇÃO INDÍGENA O CENÁRIO DE ATAQUES NÃO É DIFERENTE, VISTO QUE A ATUAL GESTÃO PRESIDENCIAL É DECLARADAMENTE ANTI-INDÍGENA. ASSIM, NOSSA PROPOSTA É INVESTIGAR COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR TÊM TRABALHADO COM A DISCUSSÃO SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DURANTE AS AULAS. O RECORTE, PORTANTO, DIZ RESPEITO À HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA. A PESQUISA INCIDIRÁ TENDO EM VISTA OS 5 (CINCO) LIVROS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), EDIÇÃO 2018, VIGENTE NO TRIÊNIO (2018-2020). TEMOS COMO INSPIRAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA LEVANTAMENTOS QUE APONTAM QUE AO MENOS 3 (TRÊS) DESSES LIVROS POSSUEM GRANDES LACUNAS SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA (SOUZA & FERREIRA, 2019). INVESTIGAREMOS SE OS LIVROS DIDÁTICOS (E QUAIS SÃO ESSES LIVROS) SÃO AS ÚNICAS FONTES UTILIZADAS PELAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA PARA DISCUTIR A PRESENÇA DE POPULAÇÕES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E CULTURAL DO BRASIL, E SE AS/OS PROFESSORAS/ES JÁ RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A TEMÁTICA AFIM DE COMPREENDER QUAIS INFORMAÇÕES SÃO REPASSADAS AOS ESTUDANTES SOBRE ESSAS POPULAÇÕES. NOSSO OBJETIVO ESPECÍFICO É: A) LISTAR QUAIS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 AS PROFESSORAS E PROFESSORAS UTILIZARAM E SE ESSES LIVROS COOPERARAM NO ENSINO DA QUESTÃO INDÍGENA; B) SE UTILIZAM OUTRAS FONTES DE CONSULTA SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO; C) SE A QUESTÃO INDÍGENA É ABORDADA COMO “CONTEÚDO” OU DE MANEIRA TRANSVERSAL DURANTE AS AULAS DE SOCIOLOGIA; D) SE RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA PARA ABORDAR O ASSUNTO EM AULA COM OS ESTUDANTES. A METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS UTILIZARÁ RECURSOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS QUE SERÃO OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS JUNTO ÀS PROFESSORAS/ES. O QUESTIONÁRIO ONLINE SERÁ APLICADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA QUE PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA POSSAM RESPONDER PERGUNTAS OBJETIVAS E DISCURSIVAS SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ANTERIORMENTE APRESENTADOS. ESPERAMOS, COM ISSO, FAZER UM BALANÇO SOBRE A LEI 11.645/08 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEI 11645/2008, POVOS INDÍGENAS, PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA, QUESTÃO INDÍGENA NAS ESCOLAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID723_22032021140449.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE ARAÚJO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE VIEIRA" "autor_email" => "araujovieira.jaqueline@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }