SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75661 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DA SOCIOLOGIA, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID261_22032021220844.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA VERONICA DE AZEVEDO BRAYNER" "autor_nome_curto" => "PATRICIA BRAYNER" "autor_email" => "tittabrayner@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75661 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DA SOCIOLOGIA, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID261_22032021220844.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA VERONICA DE AZEVEDO BRAYNER" "autor_nome_curto" => "PATRICIA BRAYNER" "autor_email" => "tittabrayner@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }