A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM.