A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRICULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75571 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 652 "titulo" => "A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRICULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC" "resumo" => "O TEMA DESTE PAINEL, VISA ENTENDER A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CAP/UFAC, SEU CURRICULO, OS PROFISSIONAIS QUE LECIONARAM E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. PENSAR A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, É PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO POPULAR QUE VÊ A DISCIPLINA COMO APENAS MAIS UM COMPONENTE DE ENSINO E CONSTRUIR UMA IMAGINAÇÃO E OLHAR SOCIOLÓGICO QUE DEVE SER DESNATURALIZADO. E CONSTRUIR SUA IMPORTÂNCIA DE ENSINO COMO CIÊNCIA VOLTADA PARA A SOCIEDADE E PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, FEZ COM QUE A SOCIOLOGIA SE TORNASSE UMA DISCIPLINA IMPORTANTE NA GRADE DE ENSINO, POIS SUAS TEORIAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSA DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR E PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO. E ESSA QUEBRA DE PARADIGMAS, FEZ E FAZ DA SOCIOLOGIA UMA DISCIPLINA QUE AO LONGO DE TEMPO SOFREU COM PROCESSOS DE INCLUSÃO, EXCLUSÃO, DILUIÇÃO E REINCLUSÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO E FOI OBJETO DE ANÁLISE DE INÚMEROS PESQUISADORES DA ÁREA EDUCACIONAL. ESSE NORTE, É TEMA DESTE ENSAIO QUE VISA ENTENDER UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (CAP/UFAC), SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO NA DÉCADA DE 1990, OS CURRÍCULOS TRABALHADOS, OS PROFISSIONAIS QUE EXERCERAM A FUNÇÃO DE ENSINAR A DISCIPLINA E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CAP." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, COLÉGIO DE APLICAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID652_19032021112406.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE VITÓRIA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "vitoriasouza.gabrielle@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75571 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 652 "titulo" => "A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRICULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC" "resumo" => "O TEMA DESTE PAINEL, VISA ENTENDER A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CAP/UFAC, SEU CURRICULO, OS PROFISSIONAIS QUE LECIONARAM E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. PENSAR A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, É PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO POPULAR QUE VÊ A DISCIPLINA COMO APENAS MAIS UM COMPONENTE DE ENSINO E CONSTRUIR UMA IMAGINAÇÃO E OLHAR SOCIOLÓGICO QUE DEVE SER DESNATURALIZADO. E CONSTRUIR SUA IMPORTÂNCIA DE ENSINO COMO CIÊNCIA VOLTADA PARA A SOCIEDADE E PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, FEZ COM QUE A SOCIOLOGIA SE TORNASSE UMA DISCIPLINA IMPORTANTE NA GRADE DE ENSINO, POIS SUAS TEORIAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSA DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR E PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO. E ESSA QUEBRA DE PARADIGMAS, FEZ E FAZ DA SOCIOLOGIA UMA DISCIPLINA QUE AO LONGO DE TEMPO SOFREU COM PROCESSOS DE INCLUSÃO, EXCLUSÃO, DILUIÇÃO E REINCLUSÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO E FOI OBJETO DE ANÁLISE DE INÚMEROS PESQUISADORES DA ÁREA EDUCACIONAL. ESSE NORTE, É TEMA DESTE ENSAIO QUE VISA ENTENDER UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (CAP/UFAC), SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO NA DÉCADA DE 1990, OS CURRÍCULOS TRABALHADOS, OS PROFISSIONAIS QUE EXERCERAM A FUNÇÃO DE ENSINAR A DISCIPLINA E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CAP." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, COLÉGIO DE APLICAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID652_19032021112406.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE VITÓRIA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "vitoriasouza.gabrielle@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }