A VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A SOCIOLOGIA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES POLÍTICAS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75690 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "A VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A SOCIOLOGIA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES POLÍTICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA A ETAPA RECENTE DO PROCESSO DE INTERMITÊNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2016-2021). PARTE-SE DA LÓGICA DE RUPTURAS CARACTERÍSTICA DOS PROCESSOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DO PERÍODO ATUAL, ANALISADO AQUI SOB A PERSPECTIVA DA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO (EM) QUE RESULTOU NA LEI 13.415/2017 E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE 2018. TENDO ESTA LÓGICA COMO PREMISSA, ANALISA-SE COMPARATIVAMENTE AS VERSÕES DA BNCC (2014, 2015, 2016 E 2018), EVIDENCIANDO SILENCIAMENTOS E MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA LÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. DENTRE OS ASPECTOS DISCUTIDOS, DESTACA-SE: A) A CONCEPÇÃO CURRICULAR DE CADA VERSÃO; B) A PRESENÇA OU RETIRADA DO “PARADIGMA DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIAS SOCIAIS” E SUAS MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO E INTER-RELAÇÃO ENTRE AS ÁREAS; C) O LUGAR DA CIÊNCIA POLÍTICA (CP), CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES; D) A COMPREENSÃO POLÍTICA DOS TERMOS “PENSAMENTO CRÍTICO”, “PROJETO DE VIDA” E “PROTAGONISMO” NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO JOVEM E SUA ARTICULAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA (COM ÊNFASE NA ÁREA DE CP). DAS VERSÕES DA BNCC, CONSIDERA-SE QUE A TERCEIRA ABRE UMA NOVA MODALIDADE DE CURRÍCULO PARA A SOCIOLOGIA NO EM, OPERANDO UMA ESPÉCIE DE SOCIOLOGIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DE CUNHO ESVAZIADO, MARCANDO UM PROCESSO DE DESCONEXÃO E DESARTICULAÇÃO EM RELAÇÃO AO CÂNONE CIENTÍFICO DAS ÁREAS/SUBÁREAS DE CONHECIMENTO. OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM ESTE PROCESSO SERÃO OBJETO DE DEMONSTRAÇÃO NO TRABALHO, PARTICULARMENTE FOCADO NA DIMENSÃO POLÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ENSINO DE SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, REFLEXIVIDADE POLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID1041_04042021120632.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SCHLUMBERGER SCHEVISBISKI" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatass@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75690 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "A VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A SOCIOLOGIA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES POLÍTICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA A ETAPA RECENTE DO PROCESSO DE INTERMITÊNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2016-2021). PARTE-SE DA LÓGICA DE RUPTURAS CARACTERÍSTICA DOS PROCESSOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DO PERÍODO ATUAL, ANALISADO AQUI SOB A PERSPECTIVA DA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO (EM) QUE RESULTOU NA LEI 13.415/2017 E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE 2018. TENDO ESTA LÓGICA COMO PREMISSA, ANALISA-SE COMPARATIVAMENTE AS VERSÕES DA BNCC (2014, 2015, 2016 E 2018), EVIDENCIANDO SILENCIAMENTOS E MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA LÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. DENTRE OS ASPECTOS DISCUTIDOS, DESTACA-SE: A) A CONCEPÇÃO CURRICULAR DE CADA VERSÃO; B) A PRESENÇA OU RETIRADA DO “PARADIGMA DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIAS SOCIAIS” E SUAS MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO E INTER-RELAÇÃO ENTRE AS ÁREAS; C) O LUGAR DA CIÊNCIA POLÍTICA (CP), CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES; D) A COMPREENSÃO POLÍTICA DOS TERMOS “PENSAMENTO CRÍTICO”, “PROJETO DE VIDA” E “PROTAGONISMO” NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO JOVEM E SUA ARTICULAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA (COM ÊNFASE NA ÁREA DE CP). DAS VERSÕES DA BNCC, CONSIDERA-SE QUE A TERCEIRA ABRE UMA NOVA MODALIDADE DE CURRÍCULO PARA A SOCIOLOGIA NO EM, OPERANDO UMA ESPÉCIE DE SOCIOLOGIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DE CUNHO ESVAZIADO, MARCANDO UM PROCESSO DE DESCONEXÃO E DESARTICULAÇÃO EM RELAÇÃO AO CÂNONE CIENTÍFICO DAS ÁREAS/SUBÁREAS DE CONHECIMENTO. OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM ESTE PROCESSO SERÃO OBJETO DE DEMONSTRAÇÃO NO TRABALHO, PARTICULARMENTE FOCADO NA DIMENSÃO POLÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ENSINO DE SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, REFLEXIVIDADE POLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID1041_04042021120632.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SCHLUMBERGER SCHEVISBISKI" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatass@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }