A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75678 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "resumo" => """ NA ATUAL CONJUNTURA, O ENSINO DE SOCIOLOGIA, OBRIGATÓRIO DESDE 2008 NO PAÍS, SURGE COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC) NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CONSEQUENTEMENTE, NA CULTURA POPULAR. A EAC PROPÕE A REFLEXÃO CRÍTICA E COMPLEXA ACERCA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, ANALISANDO OS PAPÉIS DOS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, COMO ESTADO, EMPRESAS PRIVADAS E CIDADÃOS. A EAC SE DIFERE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUM, POIS ATUA DIRETAMENTE NO COMBATE AO CHAMADO “CONSERVADORISMO DINÂMICO” (GUIMARÃES, 1995), QUE NADA MAIS É QUE A TENDÊNCIA DO SISTEMA DE RESISTIR À MUDANÇA, ACEITANDO O DISCURSO TRANSFORMADOR JUSTAMENTE PARA GARANTIR QUE NADA REALMENTE MUDE. \r\n A PESQUISA PARTIU DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ELABORADOS ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2018, SÃO ELES: (1) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM SUAS VERSÕES DE 2015, 2016 E 2018, (2) DOS EDITAIS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) NAS VERSÕES DE 2012, 2015, 2018 E (3) DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NAS PRINCIPAIS REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2018.\r\n FOI POSSÍVEL NOTAR GRANDE AVANÇO ACERCA DA DISCUSSÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NA TERCEIRA VERSÃO DA BNCC, CRIANDO VERDADEIRO CONTRASTE EM RELAÇÃO ÀS DUAS VERSÕES ANTERIORES, QUE PRATICAMENTE IGNORARAM A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA NA TEMÁTICA. NA ÚLTIMA VERSÃO, APESAR DO CONCEITO DE EAC NÃO TER SIDO MENCIONADO DIRETAMENTE, A TODO MOMENTO FOI PROPOSTA UMA ANÁLISE CRÍTICA E COMPLEXA DA RELAÇÃO DA SOCIEDADE OCIDENTAL CONTEMPORÂNEA COM O MEIO AMBIENTE, COMPARANDO-A COM A DE OUTROS POVOS E SOCIEDADES, ENVOLVENDO UM DIVERSO NÚMERO DE ATORES RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO ACELERADO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E REFLETINDO SOBRE SOLUÇÕES QUE DEEM CONTA DA COMPLEXIDADE DA CRISE AMBIENTAL E CLIMÁTICA. \r\n \tOS EDITAIS DO PNLD ANALISADOS SE FUNDAMENTAM, PRINCIPALMENTE, NAS DUAS PRIMEIRAS VERSÕES DA BNCC E ISTO FICA NÍTIDO QUANDO SE TRATA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, POR EXEMPLO, QUE APESAR DOS DOCUMENTOS MENCIONAREM A SUSTENTABILIDADE COMO META UNIVERSAL DO ENSINO MÉDIO E COMO ASSUNTO PERTINENTE À ÁREA DE HUMANIDADES, ELE NÃO FOI COBRADO NA OBRA DIDÁTICA ESPECÍFICA DA DISCIPLINA. \r\n \tQUANTO ÀS PUBLICAÇÕES NAS 12 REVISTAS CIENTÍFICAS FOI POSSÍVEL NOTAR QUE O NÚMERO DE ARTIGOS RELACIONADOS À EAC NA ESCOLA É BAIXO. JÁ A REVBEA PODE SER CLASSIFICADA COMO UMA REVISTA SOBRE EAC, JÁ QUE É VINCULADA À REBEA (REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) QUE TEM COMO SEU NORTEADOR O MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.\r\n \tSERÁ INTERESSANTE ANALISAR O EDITAL DO PNLD DE 2021, QUE SE BASEIA NA TERCEIRA VERSÃO DA BNCC (2018), PROVAVELMENTE ELE IRÁ SE DIFERENCIAR DOS TRÊS ANALISADOS PARA A PRESENTE PESQUISA. \r\n REFERÊNCIAS\r\n DIAS, G.F. OS QUINZE ANOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. EM ABERTO Nº 68, BRASÍLIA, ABR./JUN., 1991, VOL. 17.\r\n GUIMARÃES, MAURO. SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. IN: GUERRA, ANTÔNIO\r\n JOSÉ TEIXEIRA & CUNHA, SANDRA BAPTISTA DA. A QUESTÃO AMBIENTAL - DIFERENTES\r\n ABORDAGENS. BERTRAND BRASIL. 4A EDIÇÃO – 2008.\r\n GUIMARÃES, ROBERTO P. O DESAFIO POLÍTICO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. LUA NOVA, 1995. N° 35, P. 113-136.\r\n LAYRARGUES, PHILIPPE POMIER; LIMA, GUSTAVO FERREIRA DA COSTA. MUDANÇAS CLIMÁTICAS, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: PARA ALÉM DO CONSERVADORISMO DINÂMICO. EDUCAR EM REVISTA, ISSUE SPE3, PP.73-88. JANEIRO, 2014. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, SOCIOLOGIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID188_29032021195011.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA AMARAL TRINDADE" "autor_nome_curto" => "GIULIA TRINDADE" "autor_email" => "giuliaamaraltrindade@gmai" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75678 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "resumo" => """ NA ATUAL CONJUNTURA, O ENSINO DE SOCIOLOGIA, OBRIGATÓRIO DESDE 2008 NO PAÍS, SURGE COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC) NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CONSEQUENTEMENTE, NA CULTURA POPULAR. A EAC PROPÕE A REFLEXÃO CRÍTICA E COMPLEXA ACERCA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, ANALISANDO OS PAPÉIS DOS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, COMO ESTADO, EMPRESAS PRIVADAS E CIDADÃOS. A EAC SE DIFERE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUM, POIS ATUA DIRETAMENTE NO COMBATE AO CHAMADO “CONSERVADORISMO DINÂMICO” (GUIMARÃES, 1995), QUE NADA MAIS É QUE A TENDÊNCIA DO SISTEMA DE RESISTIR À MUDANÇA, ACEITANDO O DISCURSO TRANSFORMADOR JUSTAMENTE PARA GARANTIR QUE NADA REALMENTE MUDE. \r\n A PESQUISA PARTIU DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ELABORADOS ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2018, SÃO ELES: (1) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM SUAS VERSÕES DE 2015, 2016 E 2018, (2) DOS EDITAIS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) NAS VERSÕES DE 2012, 2015, 2018 E (3) DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NAS PRINCIPAIS REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2018.\r\n FOI POSSÍVEL NOTAR GRANDE AVANÇO ACERCA DA DISCUSSÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NA TERCEIRA VERSÃO DA BNCC, CRIANDO VERDADEIRO CONTRASTE EM RELAÇÃO ÀS DUAS VERSÕES ANTERIORES, QUE PRATICAMENTE IGNORARAM A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA NA TEMÁTICA. NA ÚLTIMA VERSÃO, APESAR DO CONCEITO DE EAC NÃO TER SIDO MENCIONADO DIRETAMENTE, A TODO MOMENTO FOI PROPOSTA UMA ANÁLISE CRÍTICA E COMPLEXA DA RELAÇÃO DA SOCIEDADE OCIDENTAL CONTEMPORÂNEA COM O MEIO AMBIENTE, COMPARANDO-A COM A DE OUTROS POVOS E SOCIEDADES, ENVOLVENDO UM DIVERSO NÚMERO DE ATORES RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO ACELERADO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E REFLETINDO SOBRE SOLUÇÕES QUE DEEM CONTA DA COMPLEXIDADE DA CRISE AMBIENTAL E CLIMÁTICA. \r\n \tOS EDITAIS DO PNLD ANALISADOS SE FUNDAMENTAM, PRINCIPALMENTE, NAS DUAS PRIMEIRAS VERSÕES DA BNCC E ISTO FICA NÍTIDO QUANDO SE TRATA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, POR EXEMPLO, QUE APESAR DOS DOCUMENTOS MENCIONAREM A SUSTENTABILIDADE COMO META UNIVERSAL DO ENSINO MÉDIO E COMO ASSUNTO PERTINENTE À ÁREA DE HUMANIDADES, ELE NÃO FOI COBRADO NA OBRA DIDÁTICA ESPECÍFICA DA DISCIPLINA. \r\n \tQUANTO ÀS PUBLICAÇÕES NAS 12 REVISTAS CIENTÍFICAS FOI POSSÍVEL NOTAR QUE O NÚMERO DE ARTIGOS RELACIONADOS À EAC NA ESCOLA É BAIXO. JÁ A REVBEA PODE SER CLASSIFICADA COMO UMA REVISTA SOBRE EAC, JÁ QUE É VINCULADA À REBEA (REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) QUE TEM COMO SEU NORTEADOR O MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.\r\n \tSERÁ INTERESSANTE ANALISAR O EDITAL DO PNLD DE 2021, QUE SE BASEIA NA TERCEIRA VERSÃO DA BNCC (2018), PROVAVELMENTE ELE IRÁ SE DIFERENCIAR DOS TRÊS ANALISADOS PARA A PRESENTE PESQUISA. \r\n REFERÊNCIAS\r\n DIAS, G.F. OS QUINZE ANOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. EM ABERTO Nº 68, BRASÍLIA, ABR./JUN., 1991, VOL. 17.\r\n GUIMARÃES, MAURO. SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. IN: GUERRA, ANTÔNIO\r\n JOSÉ TEIXEIRA & CUNHA, SANDRA BAPTISTA DA. A QUESTÃO AMBIENTAL - DIFERENTES\r\n ABORDAGENS. BERTRAND BRASIL. 4A EDIÇÃO – 2008.\r\n GUIMARÃES, ROBERTO P. O DESAFIO POLÍTICO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. LUA NOVA, 1995. N° 35, P. 113-136.\r\n LAYRARGUES, PHILIPPE POMIER; LIMA, GUSTAVO FERREIRA DA COSTA. MUDANÇAS CLIMÁTICAS, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: PARA ALÉM DO CONSERVADORISMO DINÂMICO. EDUCAR EM REVISTA, ISSUE SPE3, PP.73-88. JANEIRO, 2014. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, SOCIOLOGIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID188_29032021195011.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA AMARAL TRINDADE" "autor_nome_curto" => "GIULIA TRINDADE" "autor_email" => "giuliaamaraltrindade@gmai" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }