AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO INTERIOR DA FORMAÇÃO DOCENTE: A POTENCIALIDADE DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANTI-RACISTAS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75762 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO INTERIOR DA FORMAÇÃO DOCENTE: A POTENCIALIDADE DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANTI-RACISTAS" "resumo" => "A ESCOLA, COMO INSTITUIÇÃO INTEGRADA À SOCIEDADE, DESEMPENHA A FUNÇÃO DE INCLUIR OS INDIVÍDUOS EM UM CONJUNTO DE POSSÍVEIS EXPERIÊNCIAS COM O OBJETIVO DE HOMOGENEIZÁ-LOS. APROPRIANDO-SE DA CRÍTICA FOUCAULTIANA, A ESCOLA RETIRA, COERCITIVAMENTE, OS INDIVÍDUOS DE SEU ÂMAGO FAMILIAR E SOCIAL, INTRODUZINDO-OS EM UM UMA ESFERA SÓCIO-EDUCACIONAL COM O OBJETIVO DE MOLDAR SUAS CONDUTAS, DISCIPLINAR SEUS COMPORTAMENTOS E CONDICIONAR SEU INTELECTO. CONSTITUINDO EM CONJUNTO COM O HOSPITAL, QUARTEL E A PRISÃO O CONCEITO CARACTERIZADO POR FOUCAULT COMO ''INSTITUIÇÕES DE SEQUESTRO”. (VEIGA-NETO, 2004) PORTANTO, AO COMPREENDERMOS A INSTITUIÇÃO ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE PERPETUAÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS HERDADOS DE UMA SOCIEDADE FUNDAMENTADA, SOBRETUDO, NO DISCURSO DE UM SISTEMA ESCRAVOCRATA, DEVE-SE QUESTIONAR A EFICIÊNCIA FORMATIVA DOS FUTUROS PROFESSORES PARA COMBATER DIRETAMENTE O RACISMO ENRAIZADO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, PENSANDO NO PIBID COMO UMA POSSÍVEL MEDIDA EMERGENTE NA COMPLEMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO ENTENDER A DINÂMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS NO PROCESSO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS (BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS) NO PROGRAMA CONHECIDO POPULARMENTE COMO PIBID, OFERTADO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL ‘'JÚLIO DE MESQUITA FILHO’’ (UNESP) CAMPUS DE MARÍLIA-SP. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, FOI ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVO, BASEADO NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO A UM GRUPO DE PESSOAS, NESTE CASO, AOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, BUSCANDO IDENTIFICAR NOME, IDADE, ÉPOCA DE PARTICIPAÇÃO NO PIBID, COR E TESTEMUNHO DE EPISÓDIOS DE RACISMO DURANTE SUA PARTICIPAÇÃO. ALÉM DE LEVANTAR OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) A LICENCIATURA PREPARA OS ESTUDANTES PARA COMBATER E LIDAR PROFISSIONALMENTE COM O RACISMO? B) O PIBID AGREGA À FORMAÇÃO ACADÊMICA CONHECIMENTOS NÃO APROFUNDADOS NA LICENCIATURA? DURANTE O ANDAMENTO DO PIBID, 58.3% (7 PESSOAS) ALEGARAM TER PRESENCIADO EPISÓDIOS DE RACISMO EM SALA DE AULA, ENQUANTO 41.7% (5 PESSOAS) RELATAM NÃO TEREM PRESENCIADO RACISMO DURANTE O PROJETO. NO ENTANTO, QUANDO QUESTIONADOS SOBRE A EFICIÊNCIA DA LICENCIATURA NO PREPARO DOS PROFISSIONAIS PARA COMBATER O RACISMO, 100% DOS ENTREVISTADOS RELATARAM QUE NÃO OBTIVERAM INSTRUÇÃO METODOLÓGICA SOBRE A TEMÁTICA E SUAS FORMAS DE COMBATE EM MATÉRIAS CORRESPONDENTES A LICENCIATURA OU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, CONSIDERANDO QUE O CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO APOIA-SE EM UMA RACIONALIDADE VINCULADA A UMA RAZÃO INDOLENTE (SANTOS, 2002) QUE POR SUA VEZ, INVIABILIZA EXPERIÊNCIAS E SABERES ALTERNATIVOS À TRADIÇÃO CIENTÍFICA OCIDENTAL. PENSAR NÃO SÓ NA DIVERSIFICAÇÃO DO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO, COMO TAMBÉM NA SUA EFETIVIDADE FORMATIVA TORNA-SE EMERGENTE À MEDIDA QUE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EXIBE CARÊNCIA QUANDO COLOCADA EM PRÁTICA. DESTA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A FORMULAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADAS A UMA RAZÃO COSMOPOLITA, (SANTOS, 2002) QUE USUFRUA DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PIBID TRADUZINDO ASSIM, O QUE SE MOSTRA AUSENTE À POSSÍVEIS MÉTODOS ALTERNATIVOS QUE CONTEMPLEM A NECESSIDADE PRÁTICA DO ENSINO, DE FORMA QUE AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NÃO SEJAM DESCARTADAS POR NÃO SEREM RECONHECIDAS E VALIDADAS PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO HEGEMÔNICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID366_08042021195052.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIAH" "autor_email" => "maria.carolina-silva@unes" "autor_ies" => "UNESP MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75762 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO INTERIOR DA FORMAÇÃO DOCENTE: A POTENCIALIDADE DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANTI-RACISTAS" "resumo" => "A ESCOLA, COMO INSTITUIÇÃO INTEGRADA À SOCIEDADE, DESEMPENHA A FUNÇÃO DE INCLUIR OS INDIVÍDUOS EM UM CONJUNTO DE POSSÍVEIS EXPERIÊNCIAS COM O OBJETIVO DE HOMOGENEIZÁ-LOS. APROPRIANDO-SE DA CRÍTICA FOUCAULTIANA, A ESCOLA RETIRA, COERCITIVAMENTE, OS INDIVÍDUOS DE SEU ÂMAGO FAMILIAR E SOCIAL, INTRODUZINDO-OS EM UM UMA ESFERA SÓCIO-EDUCACIONAL COM O OBJETIVO DE MOLDAR SUAS CONDUTAS, DISCIPLINAR SEUS COMPORTAMENTOS E CONDICIONAR SEU INTELECTO. CONSTITUINDO EM CONJUNTO COM O HOSPITAL, QUARTEL E A PRISÃO O CONCEITO CARACTERIZADO POR FOUCAULT COMO ''INSTITUIÇÕES DE SEQUESTRO”. (VEIGA-NETO, 2004) PORTANTO, AO COMPREENDERMOS A INSTITUIÇÃO ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE PERPETUAÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS HERDADOS DE UMA SOCIEDADE FUNDAMENTADA, SOBRETUDO, NO DISCURSO DE UM SISTEMA ESCRAVOCRATA, DEVE-SE QUESTIONAR A EFICIÊNCIA FORMATIVA DOS FUTUROS PROFESSORES PARA COMBATER DIRETAMENTE O RACISMO ENRAIZADO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, PENSANDO NO PIBID COMO UMA POSSÍVEL MEDIDA EMERGENTE NA COMPLEMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO ENTENDER A DINÂMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS NO PROCESSO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS (BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS) NO PROGRAMA CONHECIDO POPULARMENTE COMO PIBID, OFERTADO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL ‘'JÚLIO DE MESQUITA FILHO’’ (UNESP) CAMPUS DE MARÍLIA-SP. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, FOI ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVO, BASEADO NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO A UM GRUPO DE PESSOAS, NESTE CASO, AOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, BUSCANDO IDENTIFICAR NOME, IDADE, ÉPOCA DE PARTICIPAÇÃO NO PIBID, COR E TESTEMUNHO DE EPISÓDIOS DE RACISMO DURANTE SUA PARTICIPAÇÃO. ALÉM DE LEVANTAR OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) A LICENCIATURA PREPARA OS ESTUDANTES PARA COMBATER E LIDAR PROFISSIONALMENTE COM O RACISMO? B) O PIBID AGREGA À FORMAÇÃO ACADÊMICA CONHECIMENTOS NÃO APROFUNDADOS NA LICENCIATURA? DURANTE O ANDAMENTO DO PIBID, 58.3% (7 PESSOAS) ALEGARAM TER PRESENCIADO EPISÓDIOS DE RACISMO EM SALA DE AULA, ENQUANTO 41.7% (5 PESSOAS) RELATAM NÃO TEREM PRESENCIADO RACISMO DURANTE O PROJETO. NO ENTANTO, QUANDO QUESTIONADOS SOBRE A EFICIÊNCIA DA LICENCIATURA NO PREPARO DOS PROFISSIONAIS PARA COMBATER O RACISMO, 100% DOS ENTREVISTADOS RELATARAM QUE NÃO OBTIVERAM INSTRUÇÃO METODOLÓGICA SOBRE A TEMÁTICA E SUAS FORMAS DE COMBATE EM MATÉRIAS CORRESPONDENTES A LICENCIATURA OU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, CONSIDERANDO QUE O CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO APOIA-SE EM UMA RACIONALIDADE VINCULADA A UMA RAZÃO INDOLENTE (SANTOS, 2002) QUE POR SUA VEZ, INVIABILIZA EXPERIÊNCIAS E SABERES ALTERNATIVOS À TRADIÇÃO CIENTÍFICA OCIDENTAL. PENSAR NÃO SÓ NA DIVERSIFICAÇÃO DO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO, COMO TAMBÉM NA SUA EFETIVIDADE FORMATIVA TORNA-SE EMERGENTE À MEDIDA QUE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EXIBE CARÊNCIA QUANDO COLOCADA EM PRÁTICA. DESTA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A FORMULAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADAS A UMA RAZÃO COSMOPOLITA, (SANTOS, 2002) QUE USUFRUA DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PIBID TRADUZINDO ASSIM, O QUE SE MOSTRA AUSENTE À POSSÍVEIS MÉTODOS ALTERNATIVOS QUE CONTEMPLEM A NECESSIDADE PRÁTICA DO ENSINO, DE FORMA QUE AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NÃO SEJAM DESCARTADAS POR NÃO SEREM RECONHECIDAS E VALIDADAS PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO HEGEMÔNICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID366_08042021195052.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIAH" "autor_email" => "maria.carolina-silva@unes" "autor_ies" => "UNESP MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }