A CONSTRUÇÃO DA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO VESTIBULAR E NO PAS/UNB:
CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS E COGNITIVAS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75637 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 816 "titulo" => """ A CONSTRUÇÃO DA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO VESTIBULAR E NO PAS/UNB:\r\n CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS E COGNITIVAS """ "resumo" => "HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, A FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA ESTÃO INSERIDAS NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS/UNB), EM 2006 E NO VESTIBULAR, EM 2009. DE INÍCIO, NESTE TRABALHO, BUSCA-SE RECONSTITUIR AQUELE PROCESSO DE INSERÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE CARÁTER MAIS DESCRITIVO, FUNDAMENTADO EM DOCUMENTOS DO PERÍODO DE 2003/2009. PORÉM, ASSINALA-SE QUE O REFERIDO PROCESSO SE DESENVOLVEU SOB CERTAS CONDIÇÕES QUE ENSEJAM UMA ANÁLISE TEÓRICA. COM BASE NA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, É POSSÍVEL ANALISAR AQUELAS CONDIÇÕES A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSA LINHA , UMA INVESTIGAÇÃO ALMEJARÁ DE UM LADO, VERIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PRÓPRIO MODO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO CONHECIMENTO. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA EM TODO O ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DF, EM 2000. ELA IMPULSIONOU UM MOVIMENTO DOCENTE QUE REIVINDICAVA A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS PROCESSOS SELETIVOS DA UNB. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES COGNITIVAS, AMPLIOU-SE NA UNB O DEBATE INTERNO SOBRE SEUS PROCESSOS SELETIVOS COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS ATORES: DOCENTES DOS DEPARTAMENTOS DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INFERE-SE QUE A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO PAS/VESTIBULAR TERIA CONTRIBUÍDO PARA SUA CONSOLIDAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA A ESTABILIZAÇÃO DE SUA PROPOSTA CURRICULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, PAS/VESTIBULAR, UNB, CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONDIÇÕES COGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID816_22032021173803.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANDO DA SILVA RÊSES" "autor_nome_curto" => "ERLANDO" "autor_email" => "erlandoreses@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75637 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 816 "titulo" => """ A CONSTRUÇÃO DA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO VESTIBULAR E NO PAS/UNB:\r\n CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS E COGNITIVAS """ "resumo" => "HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, A FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA ESTÃO INSERIDAS NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS/UNB), EM 2006 E NO VESTIBULAR, EM 2009. DE INÍCIO, NESTE TRABALHO, BUSCA-SE RECONSTITUIR AQUELE PROCESSO DE INSERÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE CARÁTER MAIS DESCRITIVO, FUNDAMENTADO EM DOCUMENTOS DO PERÍODO DE 2003/2009. PORÉM, ASSINALA-SE QUE O REFERIDO PROCESSO SE DESENVOLVEU SOB CERTAS CONDIÇÕES QUE ENSEJAM UMA ANÁLISE TEÓRICA. COM BASE NA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, É POSSÍVEL ANALISAR AQUELAS CONDIÇÕES A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSA LINHA , UMA INVESTIGAÇÃO ALMEJARÁ DE UM LADO, VERIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PRÓPRIO MODO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO CONHECIMENTO. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA EM TODO O ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DF, EM 2000. ELA IMPULSIONOU UM MOVIMENTO DOCENTE QUE REIVINDICAVA A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS PROCESSOS SELETIVOS DA UNB. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES COGNITIVAS, AMPLIOU-SE NA UNB O DEBATE INTERNO SOBRE SEUS PROCESSOS SELETIVOS COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS ATORES: DOCENTES DOS DEPARTAMENTOS DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INFERE-SE QUE A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO PAS/VESTIBULAR TERIA CONTRIBUÍDO PARA SUA CONSOLIDAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA A ESTABILIZAÇÃO DE SUA PROPOSTA CURRICULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, PAS/VESTIBULAR, UNB, CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONDIÇÕES COGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID816_22032021173803.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANDO DA SILVA RÊSES" "autor_nome_curto" => "ERLANDO" "autor_email" => "erlandoreses@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }