Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA AO COMBATE COVID-19: UM ESTUDO A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: ISOLAMENTO SOCIAL, PANDEMIA SARS-COVID-19, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , Pôster (PO) Pôster
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      ESTE TRABALHO PRETENDE OBSERVAR A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E O ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DO SARS-COVID-19, COM UM FOCO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATENDEM POPULAÇÕES DE REGIÕES PERIFÉRICAS DA CIDADE DE MARÍLIA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CUNHO EXPLORATÓRIO E COM MÉTODOS QUANTITATIVOS. \r\n
      TENDO EM VISTA A ATUAL SITUAÇÃO DA PANDEMIA DA SARS-COVID-19, O ALTO ÍNDICE DE LETALIDADE DESSA DOENÇA E AS DIFICULDADES QUE O BRASIL TEM PARA ENFRENTAR ESTE MOMENTO. CONSIDERANDO TAMBÉM, QUE MARÍLIA-SP, ONDE ESCOLHEMOS PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA, É UMA DAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA QUE POSSUI UMA TAXA DE ISOLAMENTO SOCIAL MUITO ABAIXO DO RECOMENDADO PELA OMS, SENDO DE 40 POR CENTO A MÉDIA, DESDE O INÍCIO DO MAPEAMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL PELO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. ENTÃO PERGUNTAMOS: QUAIS SÃO OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A NÃO ADESÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL NESTA CIDADE? QUAIS SÃO AS RAZÕES TAL SITUAÇÃO?\r\n
      PORÉM, PRETENDENDO INCORPORAR A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA À PESQUISA, ISOLAMOS, COMO SUJEITO DESTE ESTUDO, OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MARÍLIA-SP. AS ESCOLAS ESCOLHIDAS FORAM AQUELAS QUE ATENDEM COMUNIDADES CARENTES COM O OBJETIVO DE VISUALIZAR OS ESTUDANTES COM SITUAÇÕES FINANCEIRAS MAIS VULNERÁVEIS, POR ENTENDERMOS QUE EXISTE UMA SÉRIE DE MUDANÇAS SÓCIO-ECONÔMICAS NO BRASIL EM CURSO, COMO O APROFUNDAMENTOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E AS NOVAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE APLICADAS PELO ATUAL GOVERNO. \r\n
      NO MESMO SENTIDO, COM O SUJEITO ESCOLHIDO PARA COMPREENDERMOS NESTA PESQUISA E SEU MOMENTO HISTÓRICO, BEM COMO SUA SITUAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL, JUNTAMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO (OU A FALTA DESSA) NESTE MOMENTO DELICADO QUE VIVEMOS, COLOCAMOS COMO PROPOSTA DESTE TRABALHO OBSERVAR SE O ENSINO DE SOCIOLOGIA PÔDE INFLUENCIAR DE ALGUMA MANEIRA NO ENTENDIMENTO DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL. RESSALTANDO QUE ESTES ESTÃO TENDO ACESSO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. SERIA POSSÍVEL, ENTÃO, O CONTEÚDO MINISTRADO NA DISCIPLINA CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DESTE MOMENTO? \r\n
      PARA ISTO, APLICAMOS, POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL GOOGLE FORMS, ENCAMINHADA PARA OS ALUNOS PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DE SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS, QUESTIONÁRIOS COM RESPOSTAS DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS, SEM OPÇÕES DE RESPOSTAS ABERTAS, QUE PUDESSEM NOS DAR DADOS PARA INICIAR O ENTENDIMENTO DE TODO ESTE CENÁRIO.\r\n
      ALÉM DISSO FAREMOS A ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS QUE DEFINIRAM DUAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE, SENDO ELAS RESPECTIVAMENTE, O CENTRO DE MÍDIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CMSP) E O PLANO SÃO PAULO, APLICADAS DURANTE A PANDEMIA DA SARS-COVID-19. A PARTIR DESSES DOCUMENTOS COMPREENDEREMOS MELHOR O QUE FOI PLANEJADO PELO GOVERNO DO ESTADO PARA O ENFRENTAMENTO DO MOMENTO PANDÊMICO, FAZENDO ASSIM UM PANORAMA DESSAS POLÍTICAS. \r\n
      COMO FORMA DE EMBASAR A PESQUISA E ANALISAR OS DADOS COLETADOS UTILIZAMOS KARL MANNHEIM  EM SEUS TEXTOS SOBRE A EDUCAÇÃO, A JUVENTUDE E O ISOLAMENTO SOCIAL, ALÉM DE OUTROS AUTORES DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA QUE ABORDARAM A TEMÁTICA HISTÓRICA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL COMO GILBERTO FREYRE, EVERARDO DUARTE NUNES E DÉBORA DINIZ
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE OBSERVAR A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E O ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DO SARS-COVID-19, COM UM FOCO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATENDEM POPULAÇÕES DE REGIÕES PERIFÉRICAS DA CIDADE DE MARÍLIA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CUNHO EXPLORATÓRIO E COM MÉTODOS QUANTITATIVOS. TENDO EM VISTA A ATUAL SITUAÇÃO DA PANDEMIA DA SARS-COVID-19, O ALTO ÍNDICE DE LETALIDADE DESSA DOENÇA E AS DIFICULDADES QUE O BRASIL TEM PARA ENFRENTAR ESTE MOMENTO. CONSIDERANDO TAMBÉM, QUE MARÍLIA-SP, ONDE ESCOLHEMOS PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA, É UMA DAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA QUE POSSUI UMA TAXA DE ISOLAMENTO SOCIAL MUITO ABAIXO DO RECOMENDADO PELA OMS, SENDO DE 40 POR CENTO A MÉDIA, DESDE O INÍCIO DO MAPEAMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL PELO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. ENTÃO PERGUNTAMOS: QUAIS SÃO OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A NÃO ADESÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL NESTA CIDADE? QUAIS SÃO AS RAZÕES TAL SITUAÇÃO? PORÉM, PRETENDENDO INCORPORAR A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA À PESQUISA, ISOLAMOS, COMO SUJEITO DESTE ESTUDO, OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MARÍLIA-SP. AS ESCOLAS ESCOLHIDAS FORAM AQUELAS QUE ATENDEM COMUNIDADES CARENTES COM O OBJETIVO DE VISUALIZAR OS ESTUDANTES COM SITUAÇÕES FINANCEIRAS MAIS VULNERÁVEIS, POR ENTENDERMOS QUE EXISTE UMA SÉRIE DE MUDANÇAS SÓCIO-ECONÔMICAS NO BRASIL EM CURSO, COMO O APROFUNDAMENTOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E AS NOVAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE APLICADAS PELO ATUAL GOVERNO. NO MESMO SENTIDO, COM O SUJEITO ESCOLHIDO PARA COMPREENDERMOS NESTA PESQUISA E SEU MOMENTO HISTÓRICO, BEM COMO SUA SITUAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL, JUNTAMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO (OU A FALTA DESSA) NESTE MOMENTO DELICADO QUE VIVEMOS, COLOCAMOS COMO PROPOSTA DESTE TRABALHO OBSERVAR SE O ENSINO DE SOCIOLOGIA PÔDE INFLUENCIAR DE ALGUMA MANEIRA NO ENTENDIMENTO DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL. RESSALTANDO QUE ESTES ESTÃO TENDO ACESSO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. SERIA POSSÍVEL, ENTÃO, O CONTEÚDO MINISTRADO NA DISCIPLINA CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DESTE MOMENTO? PARA ISTO, APLICAMOS, POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL GOOGLE FORMS, ENCAMINHADA PARA OS ALUNOS PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DE SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS, QUESTIONÁRIOS COM RESPOSTAS DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS, SEM OPÇÕES DE RESPOSTAS ABERTAS, QUE PUDESSEM NOS DAR DADOS PARA INICIAR O ENTENDIMENTO DE TODO ESTE CENÁRIO. ALÉM DISSO FAREMOS A ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS QUE DEFINIRAM DUAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE, SENDO ELAS RESPECTIVAMENTE, O CENTRO DE MÍDIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CMSP) E O PLANO SÃO PAULO, APLICADAS DURANTE A PANDEMIA DA SARS-COVID-19. A PARTIR DESSES DOCUMENTOS COMPREENDEREMOS MELHOR O QUE FOI PLANEJADO PELO GOVERNO DO ESTADO PARA O ENFRENTAMENTO DO MOMENTO PANDÊMICO, FAZENDO ASSIM UM PANORAMA DESSAS POLÍTICAS. COMO FORMA DE EMBASAR A PESQUISA E ANALISAR OS DADOS COLETADOS UTILIZAMOS KARL MANNHEIM EM SEUS TEXTOS SOBRE A EDUCAÇÃO, A JUVENTUDE E O ISOLAMENTO SOCIAL, ALÉM DE OUTROS AUTORES DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA QUE ABORDARAM A TEMÁTICA HISTÓRICA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL COMO GILBERTO FREYRE, EVERARDO DUARTE NUNES E DÉBORA DINIZ

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