Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAÇÃO FEMINISTA POPULAR E A SOCIOLOGIA DO PROCESSO DE TRABALHO

Palavra-chaves: FEMINISMO, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, TRABALHO, Pôster (PO) Pôster
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      DOMINAÇÃO DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NO MUNDO DO TRABALHO. PARA ISSO APRESENTAMOS ALGUMAS\r\n
      CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E TEÓRICAS FEMINISTAS (CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS) PARA AS CIÊNCIAS\r\n
      SOCIAIS, A FIM DE DISCUTIR COMO ESSES ASPECTOS PODEM SER ELABORADOS EM SALA DE AULA E SUAS\r\n
      POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS. PARA ISSO, O ESTÁGIO DE REGÊNCIA FOI O INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU O\r\n
      DIÁLOGO ENTRE A TEORIA FEMINISTA E O CONTEÚDO SOCIOLÓGICO DESTINADO AO TEMA DO PROCESSO DE\r\n
      TRABALHO. A\u{A0} ELABORAÇÃO DESSE CONTEÚDO PARTE DA INDISSOCIABILIDADE DO DEBATE PROPOSTO COM O\r\n
      ATUAL CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO E CULTURAL QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL,\r\n
      QUE DEVE SER ANALISADA CONFORME OS DEVIDOS ASPECTOS HISTÓRICOS E ESTRUTURAIS DA FORMAÇÃO\r\n
      SOCIAL BRASILEIRA, QUE EXIGEM DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA O DIÁLOGO ENTRE ENSINO TÉCNICO E A\r\n
      FORMAÇÃO BÁSICA POLITIZADA, QUE PREPARE TRABALHADORES/AS PARA ASSUMIREM SEU PAPEL DE\r\n
      SUJEITAS/OS INTEIRAS/OS E INTEGRADAS/OS, QUE VALORIZEM E TENHAM A FORÇA DO SEU TRABALHADO\r\n
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PERSISTÊNCIA E O NECESSÁRIO ROMPIMENTO DE RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO- DOMINAÇÃO DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NO MUNDO DO TRABALHO. PARA ISSO APRESENTAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E TEÓRICAS FEMINISTAS (CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS) PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS, A FIM DE DISCUTIR COMO ESSES ASPECTOS PODEM SER ELABORADOS EM SALA DE AULA E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS. PARA ISSO, O ESTÁGIO DE REGÊNCIA FOI O INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU O DIÁLOGO ENTRE A TEORIA FEMINISTA E O CONTEÚDO SOCIOLÓGICO DESTINADO AO TEMA DO PROCESSO DE TRABALHO. A  ELABORAÇÃO DESSE CONTEÚDO PARTE DA INDISSOCIABILIDADE DO DEBATE PROPOSTO COM O ATUAL CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO E CULTURAL QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL, QUE DEVE SER ANALISADA CONFORME OS DEVIDOS ASPECTOS HISTÓRICOS E ESTRUTURAIS DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA, QUE EXIGEM DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA O DIÁLOGO ENTRE ENSINO TÉCNICO E A FORMAÇÃO BÁSICA POLITIZADA, QUE PREPARE TRABALHADORES/AS PARA ASSUMIREM SEU PAPEL DE SUJEITAS/OS INTEIRAS/OS E INTEGRADAS/OS, QUE VALORIZEM E TENHAM A FORÇA DO SEU TRABALHADO VALORIZADA INDEPENDENTE DE QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO MATERIAL, IDEOLÓGICA OU QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA.

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