DIA DOS MORTOS: A REVELAÇÃO DE UMA ESTRUTURA EDUCACIONAL
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75677 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 213 "inscrito_id" => 241 "titulo" => "DIA DOS MORTOS: A REVELAÇÃO DE UMA ESTRUTURA EDUCACIONAL" "resumo" => """ A AGENDA ANTIGÊNERO É UMA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MESMO COM A DERROTA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO NO ÂMBITO LEGISLATIVO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS (CASSIO, 2019). O PÂNICO MORAL QUE ALIMENTA O ATIVISMO NEOCONSERVADOR (BIROLI, 2020), A PEDAGOGIA DO MEDO VIVIDA POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FRIGOTTO, 2017) E O AVANÇO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS SÃO PARTE DO CENÁRIO EDUCACIONAL (LAVAL, 2019). NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA O CAMPO DE REFLEXÃO É O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO USCS, PARTE DA AUTARQUIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, RESULTANTE DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO QUE DESVIRTUAM A OFERTA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO (SOARES, 2021). EM 2019, EM SEU PRIMEIRO ANO LETIVO, O COLÉGIO CONTAVA COM 32 PROFESSORES CONCURSADOS, DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO EM CARGOS COMISSIONADOS, APROXIMADAMENTE 280 ESTUDANTES BOLSISTAS DA PREFEITURA E 320 PAGANTES. ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “DIA DOS MORTOS”, PROPOSTO COM A FINALIDADE DE HOMENAGEAR PERSONALIDADES QUE TROUXESSEM CONTRIBUIÇÕES PARA CADA COMPONENTE CURRICULAR, DESTA FORMA, CADA DOCENTE SE VINCULOU A UMA TURMA PARA A ORGANIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS E ACOMPANHAR A REFLEXÃO E CRIAÇÃO DOS RESPECTIVOS ALTARES. DE ACORDO COM O PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA, A DISCUSSÃO DO 3º TRIMESTRE COM OS 2º ANOS SERIA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADES. ASSIM, FOI PROPOSTO QUE OS GRUPOS DISCUTISSEM E DEFINISSEM HOMENAGENS À VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DA GÊNERO, SENDO ESCOLHIDAS PELOS ESTUDANTES: MARIELLE FRANCO, VEREADORA DO RIO DE JANEIRO/RJ ASSASSINADA EM 2018, E MICHELE FIORI, VÍTIMA DE FEMINICÍDIO EM 2016 NA CIDADE DE GUARULHOS/SP. COM ACOMPANHAMENTO DE TODA EQUIPE PEDAGÓGICA O DIA DOS MORTOS FOI REALIZADO, COM A EXPOSIÇÃO DE MAIS DE 30 ALTARES EM HOMENAGENS À DIVERSAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. DIAS DEPOIS, O ALTAR MARIELLE FRANCO FOI “DENUNCIADO” NAS REDES SOCIAIS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO, COM O ALCANCE DE MAIS DE 2.000 CURTIDAS E 1.100 COMENTÁRIOS NO INSTAGRAM AO LONGO DE UMA SEMANA, GERANDO DISCUSSÕES E EMBATES SOBRE A ATIVIDADE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO RECÉM-CRIADO COLÉGIO. COMO RESULTADO É POSSÍVEL ANALISAR ESTE PROJETO EM MÚLTIPLOS ASPECTOS: 1) ADMINISTRADORES DA PÁGINA ESCOLA SEM PARTIDO EXPUSERAM OS PERFIS DE ESTUDANTES QUE DEFENDERAM A ATIVIDADE PROPOSTA E A MANIFESTAÇÃO CRÍTICA REALIZADA, ARBITRARIEDADE PREVISTA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2) MEDIANTE OS ATAQUES AO DIREITO À EDUCAÇÃO, PROFESSORES \r\n SE ARTICULAREM EM DEFESA DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, BUSCANDO FORMAS DE DENUNCIAR A AÇÃO COMPROVADAMENTE INCONSTITUCIONAL DE TAL MOVIMENTO, APRESENTANDO ESTRATÉGIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E JURÍDICAS INDICADAS PELO “MANUAL DE DEFESA CONTRA A CENSURA NAS ESCOLAS, ”, FIRMADO POR MAIS DE 60 ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA EDUCAÇÃO; 3) O DIA DOS MORTOS PERMITIU DESVELAR PARTE DE UM CURRÍCULO OCULTO DA ESCOLA (SANTOS; CASALI, 2009), MOSTRANDO COMO O PESO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA SE SOBREPÕE AO FAZER PEDAGÓGICO, SOBRETUDO EM RAZÃO DO NOVO MODELO DE ESCOLA IMPLEMENTADO NO MUNICÍPIO; E POR FIM, 4) A AÇÃO DA DIREÇÃO ESCOLAR, AO PASSO QUE EXIGIU EXPLICAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O OCORRIDO, DEIXOU DE ACATAR AS INDICAÇÕES DE ESTRATÉGIAS PARA A PROTEÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DIRECIONANDO ESFORÇOS PARA MONITORAR A REPERCUSSÃO DO CASO A PARTIR DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE.\r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n CASSIO, FERNANDO (ORG). EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE. SÃO PAULO: BOITEMPO, 2019.\r\n \r\n ESCOLA SEM PARTIDO. (@ESCOLASEMPARTIDOOFICIAL). DENÚNCIA RECEBIDA PELO ESP. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/P/B4VR44EA1GQ/?IGSHID=HNYHP08AGMOE>. ACESSO EM: 27 MAR 2021.\r\n \r\n FRIGOTTO, GAUDÊNCIO (ORG.). ESCOLA SEM PARTIDO: ESFINGE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE BRASILEIRA. RIO DE JANEIRO: UERJ, LPP, 2017.\r\n \r\n LAVAL, CHRISTIAN. A ESCOLA NÃO É UMA EMPRESA. SÃO PAULO: EDITORA BOITEMPO, 2019.\r\n \r\n SANTOS; CASALI. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTENPORÂNEA. PONTA GROSSA: OLHAR DE PROFESSOR, 2009.\r\n \r\n SOARES, FELIPE. ENSINO MÉDIO MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL/SP (2018-2020): ELITES POLÍTICAS E NEOLIBERALISMO. IN: ANAIS SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DO GREPPE, VII, ONLINE, 2021. NO PRELO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "AGENDA ANTIGÊNERO, ESCOLA SEM PARTIDO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS DE EDUCAÇÃO, SÃO CAETANO DO SUL/SP, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID241_28032021112230.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FURINI SOARES" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipefurini@gmail.com" "autor_ies" => "UFABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75677 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 213 "inscrito_id" => 241 "titulo" => "DIA DOS MORTOS: A REVELAÇÃO DE UMA ESTRUTURA EDUCACIONAL" "resumo" => """ A AGENDA ANTIGÊNERO É UMA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MESMO COM A DERROTA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO NO ÂMBITO LEGISLATIVO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS (CASSIO, 2019). O PÂNICO MORAL QUE ALIMENTA O ATIVISMO NEOCONSERVADOR (BIROLI, 2020), A PEDAGOGIA DO MEDO VIVIDA POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FRIGOTTO, 2017) E O AVANÇO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS SÃO PARTE DO CENÁRIO EDUCACIONAL (LAVAL, 2019). NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA O CAMPO DE REFLEXÃO É O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO USCS, PARTE DA AUTARQUIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, RESULTANTE DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO QUE DESVIRTUAM A OFERTA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO (SOARES, 2021). EM 2019, EM SEU PRIMEIRO ANO LETIVO, O COLÉGIO CONTAVA COM 32 PROFESSORES CONCURSADOS, DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO EM CARGOS COMISSIONADOS, APROXIMADAMENTE 280 ESTUDANTES BOLSISTAS DA PREFEITURA E 320 PAGANTES. ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “DIA DOS MORTOS”, PROPOSTO COM A FINALIDADE DE HOMENAGEAR PERSONALIDADES QUE TROUXESSEM CONTRIBUIÇÕES PARA CADA COMPONENTE CURRICULAR, DESTA FORMA, CADA DOCENTE SE VINCULOU A UMA TURMA PARA A ORGANIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS E ACOMPANHAR A REFLEXÃO E CRIAÇÃO DOS RESPECTIVOS ALTARES. DE ACORDO COM O PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA, A DISCUSSÃO DO 3º TRIMESTRE COM OS 2º ANOS SERIA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADES. ASSIM, FOI PROPOSTO QUE OS GRUPOS DISCUTISSEM E DEFINISSEM HOMENAGENS À VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DA GÊNERO, SENDO ESCOLHIDAS PELOS ESTUDANTES: MARIELLE FRANCO, VEREADORA DO RIO DE JANEIRO/RJ ASSASSINADA EM 2018, E MICHELE FIORI, VÍTIMA DE FEMINICÍDIO EM 2016 NA CIDADE DE GUARULHOS/SP. COM ACOMPANHAMENTO DE TODA EQUIPE PEDAGÓGICA O DIA DOS MORTOS FOI REALIZADO, COM A EXPOSIÇÃO DE MAIS DE 30 ALTARES EM HOMENAGENS À DIVERSAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. DIAS DEPOIS, O ALTAR MARIELLE FRANCO FOI “DENUNCIADO” NAS REDES SOCIAIS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO, COM O ALCANCE DE MAIS DE 2.000 CURTIDAS E 1.100 COMENTÁRIOS NO INSTAGRAM AO LONGO DE UMA SEMANA, GERANDO DISCUSSÕES E EMBATES SOBRE A ATIVIDADE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO RECÉM-CRIADO COLÉGIO. COMO RESULTADO É POSSÍVEL ANALISAR ESTE PROJETO EM MÚLTIPLOS ASPECTOS: 1) ADMINISTRADORES DA PÁGINA ESCOLA SEM PARTIDO EXPUSERAM OS PERFIS DE ESTUDANTES QUE DEFENDERAM A ATIVIDADE PROPOSTA E A MANIFESTAÇÃO CRÍTICA REALIZADA, ARBITRARIEDADE PREVISTA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2) MEDIANTE OS ATAQUES AO DIREITO À EDUCAÇÃO, PROFESSORES \r\n SE ARTICULAREM EM DEFESA DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, BUSCANDO FORMAS DE DENUNCIAR A AÇÃO COMPROVADAMENTE INCONSTITUCIONAL DE TAL MOVIMENTO, APRESENTANDO ESTRATÉGIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E JURÍDICAS INDICADAS PELO “MANUAL DE DEFESA CONTRA A CENSURA NAS ESCOLAS, ”, FIRMADO POR MAIS DE 60 ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA EDUCAÇÃO; 3) O DIA DOS MORTOS PERMITIU DESVELAR PARTE DE UM CURRÍCULO OCULTO DA ESCOLA (SANTOS; CASALI, 2009), MOSTRANDO COMO O PESO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA SE SOBREPÕE AO FAZER PEDAGÓGICO, SOBRETUDO EM RAZÃO DO NOVO MODELO DE ESCOLA IMPLEMENTADO NO MUNICÍPIO; E POR FIM, 4) A AÇÃO DA DIREÇÃO ESCOLAR, AO PASSO QUE EXIGIU EXPLICAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O OCORRIDO, DEIXOU DE ACATAR AS INDICAÇÕES DE ESTRATÉGIAS PARA A PROTEÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DIRECIONANDO ESFORÇOS PARA MONITORAR A REPERCUSSÃO DO CASO A PARTIR DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE.\r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n CASSIO, FERNANDO (ORG). EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE. SÃO PAULO: BOITEMPO, 2019.\r\n \r\n ESCOLA SEM PARTIDO. (@ESCOLASEMPARTIDOOFICIAL). DENÚNCIA RECEBIDA PELO ESP. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/P/B4VR44EA1GQ/?IGSHID=HNYHP08AGMOE>. ACESSO EM: 27 MAR 2021.\r\n \r\n FRIGOTTO, GAUDÊNCIO (ORG.). ESCOLA SEM PARTIDO: ESFINGE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE BRASILEIRA. RIO DE JANEIRO: UERJ, LPP, 2017.\r\n \r\n LAVAL, CHRISTIAN. A ESCOLA NÃO É UMA EMPRESA. SÃO PAULO: EDITORA BOITEMPO, 2019.\r\n \r\n SANTOS; CASALI. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTENPORÂNEA. PONTA GROSSA: OLHAR DE PROFESSOR, 2009.\r\n \r\n SOARES, FELIPE. ENSINO MÉDIO MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL/SP (2018-2020): ELITES POLÍTICAS E NEOLIBERALISMO. IN: ANAIS SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DO GREPPE, VII, ONLINE, 2021. NO PRELO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "AGENDA ANTIGÊNERO, ESCOLA SEM PARTIDO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS DE EDUCAÇÃO, SÃO CAETANO DO SUL/SP, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID241_28032021112230.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FURINI SOARES" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipefurini@gmail.com" "autor_ies" => "UFABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }