A SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE AS DISTINÇÕES E HIERARQUIAS ENTRE OS JOVENS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75587 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 65 "titulo" => "A SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE AS DISTINÇÕES E HIERARQUIAS ENTRE OS JOVENS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO INTERIOR DO CEARÁ, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A PERCEPÇÃO DE QUE A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS APRENDENTES É MARCADA POR HIERARQUIAS E DISTINÇÕES QUE VARIAM CONFORME O CURSO TÉCNICO A QUE PERTENCEM. O ESTUDO DA SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NESSA ESCOLA É FRUTO DO ACOMPANHAMENTO DESSAS RELAÇÕES TECIDAS NO COTIDIANO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PESQUISADORA QUE TRABALHA COMO PROFESSORA DE SOCIOLOGIA NA INSTITUIÇÃO DESDE O ANO DE 2018. FORAM EMPREGADAS TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA, COM USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÃO FLUTUANTE, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. AS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AUTORES COMO: PAIS (1990), BOURDIEU (1983), SPOSITO E CARRANO (2003), NORBERT ELIAS (2000), GEORG SIMMEL (1983) E MICHEL FOUCAULT (2004). ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, O ESTUDO MOSTROU QUE AS HIERARQUIAS E DISTINÇÕES SÃO MARCADAS POR CONFLITOS, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO ENTRE OS PARES, NA CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS, NA AUTOESTIMA DOS JOVENS E NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS ESTUDANTES SE SENTEM PRIVILEGIADOS PELA ESTRUTURA FÍSICA E PELO ENSINO OFERTADO PELA ESCOLA PROFISSIONAL E DELINEIAM SEUS PROJETOS DE VIDA PARA ALCANÇAR A UNIVERSIDADE A PARTIR DA SUA FORMAÇÃO NESSE TIPO DE INSTITUIÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "SOCIABILIDADES., JUVENTUDES., ESCOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID65_20032021211544.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLENE DE FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLENE FARIAS" "autor_email" => "vanderlenef@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75587 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 65 "titulo" => "A SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE AS DISTINÇÕES E HIERARQUIAS ENTRE OS JOVENS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO INTERIOR DO CEARÁ, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A PERCEPÇÃO DE QUE A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS APRENDENTES É MARCADA POR HIERARQUIAS E DISTINÇÕES QUE VARIAM CONFORME O CURSO TÉCNICO A QUE PERTENCEM. O ESTUDO DA SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NESSA ESCOLA É FRUTO DO ACOMPANHAMENTO DESSAS RELAÇÕES TECIDAS NO COTIDIANO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PESQUISADORA QUE TRABALHA COMO PROFESSORA DE SOCIOLOGIA NA INSTITUIÇÃO DESDE O ANO DE 2018. FORAM EMPREGADAS TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA, COM USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÃO FLUTUANTE, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. AS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AUTORES COMO: PAIS (1990), BOURDIEU (1983), SPOSITO E CARRANO (2003), NORBERT ELIAS (2000), GEORG SIMMEL (1983) E MICHEL FOUCAULT (2004). ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, O ESTUDO MOSTROU QUE AS HIERARQUIAS E DISTINÇÕES SÃO MARCADAS POR CONFLITOS, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO ENTRE OS PARES, NA CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS, NA AUTOESTIMA DOS JOVENS E NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS ESTUDANTES SE SENTEM PRIVILEGIADOS PELA ESTRUTURA FÍSICA E PELO ENSINO OFERTADO PELA ESCOLA PROFISSIONAL E DELINEIAM SEUS PROJETOS DE VIDA PARA ALCANÇAR A UNIVERSIDADE A PARTIR DA SUA FORMAÇÃO NESSE TIPO DE INSTITUIÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "SOCIABILIDADES., JUVENTUDES., ESCOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID65_20032021211544.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLENE DE FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLENE FARIAS" "autor_email" => "vanderlenef@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }