Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EXPERIÊNCIA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃO

Palavra-chaves: ESCOLA, TRABALHO, ENSINO SUPERIOR, , Comunicação Oral (CO) GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75625
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 573
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃO"
    "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM TORITAMA/PE É O PONTO DE PARTIDA DESTA PESQUISA. A CHAMADA CAPITAL DO JEANS TEM NA CONFECÇÃO O PRINCIPAL MOTOR DE SUA ECONOMIA E UM DOS PRINCIPAIS TRAÇOS DO SEU COTIDIANO. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO, NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO, BUSCAMOS INVESTIGAR COMO OS JOVENS CONCILIAM OU NÃO AS ATIVIDADES ESCOLARES E O TRABALHO NA CONFECÇÃO E COMO PROJETAM SEU FUTURO A PARTIR DESSA REALIDADE. O ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO COM 60 ESTUDANTES LIGADOS À CONFECÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO E GRUPOS FOCAIS. OBSERVAMOS QUE O TRABALHO NA CONFECÇÃO É MARCADO PELA INFORMALIDADE E REPERCUTE NA VIDA SOCIAL COMO UM TODO. NA EDUCAÇÃO A VIVÊNCIA ESCOLAR É INFLUENCIADA PELO ELEMENTO DO TRABALHO, O QUE NOS PERMITIU A REFLEXÃO A PARTIR DO CONCEITO DE HABITUS EM BOURDIEU. O ESGOTAMENTO FÍSICO DECORRENTE DAS JORNADAS PROLONGADAS E AS DIFICULDADES DE PROSPERAR FINANCEIRAMENTE TÊM DESESTIMULADO OS ESTUDANTES A PERMANECER NO RAMO, FAZENDO COM QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS. NO GRUPO PESQUISADO FOI CITADO COM ÊNFASE O DESEJO DE SEGUIR CARREIRA UNIVERSITÁRIA. TAL DISPOSIÇÃO QUE CRESCE ENTRE OS ESTUDANTES/TRABALHADORES PARECE SER UM REFLEXO, POR UM LADO, DA FALTA DE PERSPECTIVA COM A CONFECÇÃO E, POR OUTRO, DAS POSSIBILIDADES OBJETIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS POLÍTICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TRABALHO, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID573_22032021152719.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO JOSÉ DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO ANDRADE"
    "autor_email" => "fabiano122@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75625
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 573
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃO"
    "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM TORITAMA/PE É O PONTO DE PARTIDA DESTA PESQUISA. A CHAMADA CAPITAL DO JEANS TEM NA CONFECÇÃO O PRINCIPAL MOTOR DE SUA ECONOMIA E UM DOS PRINCIPAIS TRAÇOS DO SEU COTIDIANO. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO, NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO, BUSCAMOS INVESTIGAR COMO OS JOVENS CONCILIAM OU NÃO AS ATIVIDADES ESCOLARES E O TRABALHO NA CONFECÇÃO E COMO PROJETAM SEU FUTURO A PARTIR DESSA REALIDADE. O ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO COM 60 ESTUDANTES LIGADOS À CONFECÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO E GRUPOS FOCAIS. OBSERVAMOS QUE O TRABALHO NA CONFECÇÃO É MARCADO PELA INFORMALIDADE E REPERCUTE NA VIDA SOCIAL COMO UM TODO. NA EDUCAÇÃO A VIVÊNCIA ESCOLAR É INFLUENCIADA PELO ELEMENTO DO TRABALHO, O QUE NOS PERMITIU A REFLEXÃO A PARTIR DO CONCEITO DE HABITUS EM BOURDIEU. O ESGOTAMENTO FÍSICO DECORRENTE DAS JORNADAS PROLONGADAS E AS DIFICULDADES DE PROSPERAR FINANCEIRAMENTE TÊM DESESTIMULADO OS ESTUDANTES A PERMANECER NO RAMO, FAZENDO COM QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS. NO GRUPO PESQUISADO FOI CITADO COM ÊNFASE O DESEJO DE SEGUIR CARREIRA UNIVERSITÁRIA. TAL DISPOSIÇÃO QUE CRESCE ENTRE OS ESTUDANTES/TRABALHADORES PARECE SER UM REFLEXO, POR UM LADO, DA FALTA DE PERSPECTIVA COM A CONFECÇÃO E, POR OUTRO, DAS POSSIBILIDADES OBJETIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS POLÍTICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TRABALHO, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID573_22032021152719.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO JOSÉ DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO ANDRADE"
    "autor_email" => "fabiano122@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM TORITAMA/PE É O PONTO DE PARTIDA DESTA PESQUISA. A CHAMADA CAPITAL DO JEANS TEM NA CONFECÇÃO O PRINCIPAL MOTOR DE SUA ECONOMIA E UM DOS PRINCIPAIS TRAÇOS DO SEU COTIDIANO. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO, NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO, BUSCAMOS INVESTIGAR COMO OS JOVENS CONCILIAM OU NÃO AS ATIVIDADES ESCOLARES E O TRABALHO NA CONFECÇÃO E COMO PROJETAM SEU FUTURO A PARTIR DESSA REALIDADE. O ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO COM 60 ESTUDANTES LIGADOS À CONFECÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO E GRUPOS FOCAIS. OBSERVAMOS QUE O TRABALHO NA CONFECÇÃO É MARCADO PELA INFORMALIDADE E REPERCUTE NA VIDA SOCIAL COMO UM TODO. NA EDUCAÇÃO A VIVÊNCIA ESCOLAR É INFLUENCIADA PELO ELEMENTO DO TRABALHO, O QUE NOS PERMITIU A REFLEXÃO A PARTIR DO CONCEITO DE HABITUS EM BOURDIEU. O ESGOTAMENTO FÍSICO DECORRENTE DAS JORNADAS PROLONGADAS E AS DIFICULDADES DE PROSPERAR FINANCEIRAMENTE TÊM DESESTIMULADO OS ESTUDANTES A PERMANECER NO RAMO, FAZENDO COM QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS. NO GRUPO PESQUISADO FOI CITADO COM ÊNFASE O DESEJO DE SEGUIR CARREIRA UNIVERSITÁRIA. TAL DISPOSIÇÃO QUE CRESCE ENTRE OS ESTUDANTES/TRABALHADORES PARECE SER UM REFLEXO, POR UM LADO, DA FALTA DE PERSPECTIVA COM A CONFECÇÃO E, POR OUTRO, DAS POSSIBILIDADES OBJETIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS POLÍTICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.