IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A MUDANÇA CURRICULAR
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75712 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1061 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A MUDANÇA CURRICULAR" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA-PILOTO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE A MUDANÇA CURRICULAR EMPREENDIDA PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, ELABORADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS E DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS ENTRE OS MESES DE JUNHO E AGOSTO DO ANO DE 2020, QUANDO AS ESCOLAS JÁ SE ENCONTRAVAM NA MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL. A CONSTRUÇÃO E O ENVIO DO QUESTIONÁRIO FOI UMA INICIATIVA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO NOVO ENSINO MÉDIO, DO QUAL FAZEMOS PARTE POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO “ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO DISTRITO FEDERAL”. ESTE PROJETO BUSCA AUXILIAR NO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS SOBRE ESSE NOVO FORMATO CURRICULAR, CONHECENDO AS DINÂMICAS EXTERNAS E INTERNAS À INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AUXILIANDO OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PENSAR CRITICAMENTE AS PRÁTICAS DE ENSINO FRENTE A NOVA ESTRUTURA EDUCACIONAL.\r\n ESTE TRABALHO SE CONCENTRA EM UMA ÚNICA PERGUNTA DO QUESTIONÁRIO; A SABER: “COMO VOCÊ ENXERGA O ENSINO MÉDIO ANTES E DEPOIS DA REFORMA?”. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 72 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA-PILOTO DO DISTRITO FEDERAL, PARA A QUAL O PERFIL TÍPICO ERAM AS MENINAS (72,1%) DE 15 E 16 ANOS (86,6%) E AUTODECLARADAS PARDAS (56,96%), EM SUA MAIORIA MORADORAS DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DA ESCOLA (86%). AS RESPOSTAS À PERGUNTA SELECIONADA FORAM CLASSIFICADAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: A) PERCEPÇÃO POSITIVA; B) PERCEPÇÃO NEGATIVA; C) INDIFERENTES; E D) OUTROS. DOS RESPONDENTES, 41 (51,9%) FORAM ALOCADOS NA “PERCEPÇÃO POSITIVA”, DESTACANDO A FLEXIBILIDADE E O DINAMISMO NA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. SEGUNDO ELES (AS), A MUDANÇA CURRICULAR PERMITE A ÊNFASE EM INTERESSES PESSOAIS. EM CONTRAPARTIDA, UM GRUPO DE 7 RESPONDENTES (8,8%) FORAM ALOCADOS NA “PERCEPÇÃO NEGATIVA”. ENTRE ELES, OS PRINCIPAIS PONTOS ELENCADOS FORAM A DIFICULDADE COM O AUMENTO DO NÚMERO DE DISCIPLINAS E O TEMPO DE AULA REDUZIDO. UM OUTRO GRUPO DE 10 ESTUDANTES (12,6%) FORAM DEFINIDOS COMO “INDIFERENTES”, MOBILIZANDO ADJETIVOS COMO “REGULAR” E “NORMAL” PARA EXPRESSAREM AS SUAS PERCEPÇÕES. POR FIM, UM OUTRO GRUPO DE 10 ESTUDANTES FORAM CLASSIFICADOS COMO “OUTROS”, COMPARTILHAM A SENSAÇÃO DE ESTAREM PERDIDOS E CONFUSOS COM AS MUDANÇAS, AO PONTO DE ALGUNS DELES CONFUNDIREM A REFORMA COM O ENSINO REMOTO.\r\n A PESQUISA DEMONSTRA QUE PARTE SIGNIFICATIVA DOS RESPONDENTES ESTÃO OTIMISTAS COM A REFORMA, O QUE PODE ESTAR ATRELADO A UM FORTE DISCURSO PRODUZIDO NO CAMPO MIDIÁTICO. ESSA HIPÓTESE SE REFORÇA COM O EXAME DAS RESPOSTAS, NAS QUAIS PODEM SER ENCONTRADAS A REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS E DAS CATEGORIAS EMPREGADAS EM DEFESA DA REFORMA; COMO NOS SEGUINTES EXEMPLOS: A) “FOI UMA REFORMA QUE, APESAR DE SER VISTA COM MÁS OLHOS PELAS PESSOAS QUE SÓ OUVIRAM FALAR, FOI E É UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO”; B) “ANTES ERA UMA COISA MAIS PADRONIZADA, AGORA PODEMOS INCLUIR NOSSOS INTERESSES”. ESSE ARGUMENTO DE UMA ADAPTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A FIM DE TORNAR O ENSINO MÉDIO MAIS ATRATIVO AOS ESTUDANTES, COLOCANDO EM ÚLTIMO PLANO OS DEBATES SOBRE O ACESSO E A QUALIDADE DO ENSINO, NÃO SÃO PARTICULARES DO DISCURSO MIDIÁTICO E DE ALGUMAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, MAS, COMO BEM PONTUA FERRETTI (2018), FIGURA ENTRE AS JUSTIFICATIVAS PRESENTES NA PRIMEIRA VERSÃO DA REFORMA: A MP 746/2016. ALÉM DISSO, CABE RESGATARMOS MICHETTI (2020), QUE, AO ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC, DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE SE OBSERVAR OS MECANISMOS PELOS QUAIS UM PROJETO DE ENSINO NACIONAL ALCANÇA A LEGITIMIDADE, COLOCANDO EM CENA A IDEIA DE “ESTRATÉGIAS DE CONSENSUALIZAÇÃO”, QUE LANÇA OS NOSSOS OLHARES SOBRE OS FENÔMENOS DO PARTICIPACIONISMO E DA “OPOSIÇÃO CONSENTIDA” (FERNANDES, 1977).\r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n FERRETTI, C. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA QUESTIONÁVEL CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ESTUDOS AVANÇADOS, SÃO PAULO, V. 32, N.93, P.25-42, 2018.\r\n FERNANDES, F. A SOCIOLOGIA COMO CONTESTAÇÃO. EM A SOCIOLOGIA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE SUA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. PETRÓPOLIS: VOZES, 1977, P. 127-139.\r\n MICHETTI, M. ENTRE A LEGITIMAÇÃO E A CRÍTICA: AS DISPUTAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SÃO PAULO, V. 35, N. 102, 2020. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, REFORMA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1061_07042021163716.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORALICE PEREIRA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "DORALICE ASSIS" "autor_email" => "doralice.assis@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75712 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1061 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A MUDANÇA CURRICULAR" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA-PILOTO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE A MUDANÇA CURRICULAR EMPREENDIDA PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, ELABORADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS E DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS ENTRE OS MESES DE JUNHO E AGOSTO DO ANO DE 2020, QUANDO AS ESCOLAS JÁ SE ENCONTRAVAM NA MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL. A CONSTRUÇÃO E O ENVIO DO QUESTIONÁRIO FOI UMA INICIATIVA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO NOVO ENSINO MÉDIO, DO QUAL FAZEMOS PARTE POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO “ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO DISTRITO FEDERAL”. ESTE PROJETO BUSCA AUXILIAR NO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS SOBRE ESSE NOVO FORMATO CURRICULAR, CONHECENDO AS DINÂMICAS EXTERNAS E INTERNAS À INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AUXILIANDO OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PENSAR CRITICAMENTE AS PRÁTICAS DE ENSINO FRENTE A NOVA ESTRUTURA EDUCACIONAL.\r\n ESTE TRABALHO SE CONCENTRA EM UMA ÚNICA PERGUNTA DO QUESTIONÁRIO; A SABER: “COMO VOCÊ ENXERGA O ENSINO MÉDIO ANTES E DEPOIS DA REFORMA?”. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 72 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA-PILOTO DO DISTRITO FEDERAL, PARA A QUAL O PERFIL TÍPICO ERAM AS MENINAS (72,1%) DE 15 E 16 ANOS (86,6%) E AUTODECLARADAS PARDAS (56,96%), EM SUA MAIORIA MORADORAS DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DA ESCOLA (86%). AS RESPOSTAS À PERGUNTA SELECIONADA FORAM CLASSIFICADAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: A) PERCEPÇÃO POSITIVA; B) PERCEPÇÃO NEGATIVA; C) INDIFERENTES; E D) OUTROS. DOS RESPONDENTES, 41 (51,9%) FORAM ALOCADOS NA “PERCEPÇÃO POSITIVA”, DESTACANDO A FLEXIBILIDADE E O DINAMISMO NA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. SEGUNDO ELES (AS), A MUDANÇA CURRICULAR PERMITE A ÊNFASE EM INTERESSES PESSOAIS. EM CONTRAPARTIDA, UM GRUPO DE 7 RESPONDENTES (8,8%) FORAM ALOCADOS NA “PERCEPÇÃO NEGATIVA”. ENTRE ELES, OS PRINCIPAIS PONTOS ELENCADOS FORAM A DIFICULDADE COM O AUMENTO DO NÚMERO DE DISCIPLINAS E O TEMPO DE AULA REDUZIDO. UM OUTRO GRUPO DE 10 ESTUDANTES (12,6%) FORAM DEFINIDOS COMO “INDIFERENTES”, MOBILIZANDO ADJETIVOS COMO “REGULAR” E “NORMAL” PARA EXPRESSAREM AS SUAS PERCEPÇÕES. POR FIM, UM OUTRO GRUPO DE 10 ESTUDANTES FORAM CLASSIFICADOS COMO “OUTROS”, COMPARTILHAM A SENSAÇÃO DE ESTAREM PERDIDOS E CONFUSOS COM AS MUDANÇAS, AO PONTO DE ALGUNS DELES CONFUNDIREM A REFORMA COM O ENSINO REMOTO.\r\n A PESQUISA DEMONSTRA QUE PARTE SIGNIFICATIVA DOS RESPONDENTES ESTÃO OTIMISTAS COM A REFORMA, O QUE PODE ESTAR ATRELADO A UM FORTE DISCURSO PRODUZIDO NO CAMPO MIDIÁTICO. ESSA HIPÓTESE SE REFORÇA COM O EXAME DAS RESPOSTAS, NAS QUAIS PODEM SER ENCONTRADAS A REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS E DAS CATEGORIAS EMPREGADAS EM DEFESA DA REFORMA; COMO NOS SEGUINTES EXEMPLOS: A) “FOI UMA REFORMA QUE, APESAR DE SER VISTA COM MÁS OLHOS PELAS PESSOAS QUE SÓ OUVIRAM FALAR, FOI E É UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO”; B) “ANTES ERA UMA COISA MAIS PADRONIZADA, AGORA PODEMOS INCLUIR NOSSOS INTERESSES”. ESSE ARGUMENTO DE UMA ADAPTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A FIM DE TORNAR O ENSINO MÉDIO MAIS ATRATIVO AOS ESTUDANTES, COLOCANDO EM ÚLTIMO PLANO OS DEBATES SOBRE O ACESSO E A QUALIDADE DO ENSINO, NÃO SÃO PARTICULARES DO DISCURSO MIDIÁTICO E DE ALGUMAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, MAS, COMO BEM PONTUA FERRETTI (2018), FIGURA ENTRE AS JUSTIFICATIVAS PRESENTES NA PRIMEIRA VERSÃO DA REFORMA: A MP 746/2016. ALÉM DISSO, CABE RESGATARMOS MICHETTI (2020), QUE, AO ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC, DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE SE OBSERVAR OS MECANISMOS PELOS QUAIS UM PROJETO DE ENSINO NACIONAL ALCANÇA A LEGITIMIDADE, COLOCANDO EM CENA A IDEIA DE “ESTRATÉGIAS DE CONSENSUALIZAÇÃO”, QUE LANÇA OS NOSSOS OLHARES SOBRE OS FENÔMENOS DO PARTICIPACIONISMO E DA “OPOSIÇÃO CONSENTIDA” (FERNANDES, 1977).\r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n FERRETTI, C. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA QUESTIONÁVEL CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ESTUDOS AVANÇADOS, SÃO PAULO, V. 32, N.93, P.25-42, 2018.\r\n FERNANDES, F. A SOCIOLOGIA COMO CONTESTAÇÃO. EM A SOCIOLOGIA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE SUA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. PETRÓPOLIS: VOZES, 1977, P. 127-139.\r\n MICHETTI, M. ENTRE A LEGITIMAÇÃO E A CRÍTICA: AS DISPUTAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SÃO PAULO, V. 35, N. 102, 2020. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, REFORMA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1061_07042021163716.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORALICE PEREIRA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "DORALICE ASSIS" "autor_email" => "doralice.assis@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }