RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75707 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, GÊNERO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID1033_07042021134224.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "KLEBER" "autor_email" => "klebersonalbuquerque@gmai" "autor_ies" => "UNICID" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75707 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, GÊNERO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID1033_07042021134224.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "KLEBER" "autor_email" => "klebersonalbuquerque@gmai" "autor_ies" => "UNICID" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }