Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

BNCC: ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: BNCC, SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75591 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "BNCC: ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO AO SER MINISTRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ALÉM DO FATO DE QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA ÁREA MINIMIZAM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS PRÓPRIOS. ADEMAIS, O TRABALHO PROPOSTO PAUTA NA COMPREENSÃO DAS ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ, A PARTIR DAS MUDANÇAS CURRICULARES PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COM O LANÇAMENTO DO DOCUMENTO E DA LEI Nº 13.415/2017, A REFERIDA COMPONENTE SE APRESENTA NUM CONTEXTO DE INSEGURANÇA E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DA PERMANÊNCIA OU NÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO DO FUTURO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE A LECIONAM. A BASE TEÓRICA QUE ENDOSSA A PESQUISA PODE SER VERIFICADA EM COSTA; FARIAS E SOUZA (2019); BODART (2020); DIÓGENES (2017); E CARMO E MELO (2019), ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA É A QUALITATIVA, COM TÉCNICA EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE PELO GOOGLE FORMS. COMO RESULTADOS PRÉVIOS, PODEMOS DESTACAR A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA NOS MOMENTOS DE DISCUSSÃO DE FORMULAÇÃO DA BNCC, O TEMOR DA CATEGORIA PELA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DA OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS, AUMENTO DO DESLOCAMENTO PARA COBRIR CARGA HORÁRIA E, CONSEQUENTEMENTE, PERDAS SALARIAIS.O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO A" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "BNCC, SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID214_21032021100816.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA TÂMEA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75591 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "BNCC: ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO AO SER MINISTRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ALÉM DO FATO DE QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA ÁREA MINIMIZAM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS PRÓPRIOS. ADEMAIS, O TRABALHO PROPOSTO PAUTA NA COMPREENSÃO DAS ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ, A PARTIR DAS MUDANÇAS CURRICULARES PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COM O LANÇAMENTO DO DOCUMENTO E DA LEI Nº 13.415/2017, A REFERIDA COMPONENTE SE APRESENTA NUM CONTEXTO DE INSEGURANÇA E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DA PERMANÊNCIA OU NÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO DO FUTURO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE A LECIONAM. A BASE TEÓRICA QUE ENDOSSA A PESQUISA PODE SER VERIFICADA EM COSTA; FARIAS E SOUZA (2019); BODART (2020); DIÓGENES (2017); E CARMO E MELO (2019), ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA É A QUALITATIVA, COM TÉCNICA EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE PELO GOOGLE FORMS. COMO RESULTADOS PRÉVIOS, PODEMOS DESTACAR A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA NOS MOMENTOS DE DISCUSSÃO DE FORMULAÇÃO DA BNCC, O TEMOR DA CATEGORIA PELA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DA OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS, AUMENTO DO DESLOCAMENTO PARA COBRIR CARGA HORÁRIA E, CONSEQUENTEMENTE, PERDAS SALARIAIS.O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO A" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "BNCC, SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID214_21032021100816.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA TÂMEA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO AO SER MINISTRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ALÉM DO FATO DE QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA ÁREA MINIMIZAM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS PRÓPRIOS. ADEMAIS, O TRABALHO PROPOSTO PAUTA NA COMPREENSÃO DAS ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ, A PARTIR DAS MUDANÇAS CURRICULARES PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COM O LANÇAMENTO DO DOCUMENTO E DA LEI Nº 13.415/2017, A REFERIDA COMPONENTE SE APRESENTA NUM CONTEXTO DE INSEGURANÇA E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DA PERMANÊNCIA OU NÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO DO FUTURO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE A LECIONAM. A BASE TEÓRICA QUE ENDOSSA A PESQUISA PODE SER VERIFICADA EM COSTA; FARIAS E SOUZA (2019); BODART (2020); DIÓGENES (2017); E CARMO E MELO (2019), ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA É A QUALITATIVA, COM TÉCNICA EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE PELO GOOGLE FORMS. COMO RESULTADOS PRÉVIOS, PODEMOS DESTACAR A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA NOS MOMENTOS DE DISCUSSÃO DE FORMULAÇÃO DA BNCC, O TEMOR DA CATEGORIA PELA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DA OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS, AUMENTO DO DESLOCAMENTO PARA COBRIR CARGA HORÁRIA E, CONSEQUENTEMENTE, PERDAS SALARIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.