ESTE TRABALHO, CONSIDERANDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR, ANALISAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO À LUZ DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA QUE SE VOLTE À DIMENSÃO EDUCACIONAL “POLÍTICO-CULTURAL” E TENHA UMA INTENÇÃO EDUCATIVA “PRÁTICO-EMANCIPATÓRIO”. PARA ISSO, ADOTA-SE A PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES INTENCIONAIS DE ENSINO DESENVOLVIDAS INICIALMENTE POR CASTANHO E CASTANHO (1996) E CASTANHO (2006), E RETOMADA POR BODART (2020) PARA PENSAR O ENSINO DE SOCIOLOGIA; ABORDAGEM QUE CONSIDERA AS DIMENSÕES ONTOLÓGICAS DO HOMEM E DA MULHER E QUE VISA UMA EDUCAÇÃO PRAXIOLÓGICA EMANCIPATÓRIA. TRATA-SE DE UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO PRINCIPAL DOCUMENTO QUE ORIENTA A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS BRASILEIROS. FOI OBSERVADO, EM SÍNTESE, QUE A BNCC TRAZ POUCAS COMPETÊNCIAS QUE ORIENTEM A PRODUÇÃO DE UM CURRÍCULO VOLTADO A UMA EDUCAÇÃO PRAXIOLÓGICA DE DIMENSÃO POLÍTICO-CULTURAL, IMPORTANTE PARA A EMANCIPAÇÃO; O QUE PODE TER IMPACTOS NEGATIVOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA.