Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO E INTENCIONALIDADE EDUCATIVAS: HÁ ORIENTAÇÕES PRAXIOLÓGICAS EMANCIPATÓRIAS NA BNCC?

Palavra-chaves: CURRÍCULO, BNCC, INTENCIONALIDADE EDUCATIVA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO, CONSIDERANDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR, ANALISAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO À LUZ DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA QUE SE VOLTE À DIMENSÃO EDUCACIONAL “POLÍTICO-CULTURAL” E TENHA UMA INTENÇÃO EDUCATIVA “PRÁTICO-EMANCIPATÓRIO”. PARA ISSO, ADOTA-SE A PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES INTENCIONAIS DE ENSINO DESENVOLVIDAS INICIALMENTE POR CASTANHO E CASTANHO (1996) E CASTANHO (2006), E RETOMADA POR BODART (2020) PARA PENSAR O ENSINO DE SOCIOLOGIA; ABORDAGEM QUE CONSIDERA AS DIMENSÕES ONTOLÓGICAS DO HOMEM E DA MULHER E QUE VISA UMA EDUCAÇÃO PRAXIOLÓGICA EMANCIPATÓRIA. TRATA-SE DE UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO PRINCIPAL DOCUMENTO QUE ORIENTA A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS BRASILEIROS. FOI OBSERVADO, EM SÍNTESE, QUE A BNCC TRAZ POUCAS COMPETÊNCIAS QUE ORIENTEM A PRODUÇÃO DE UM CURRÍCULO VOLTADO A UMA EDUCAÇÃO PRAXIOLÓGICA DE DIMENSÃO POLÍTICO-CULTURAL, IMPORTANTE PARA A EMANCIPAÇÃO; O QUE PODE TER IMPACTOS NEGATIVOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA.

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