ESTE TRABALHO VISA ELUCIDAR QUESTÕES PERTINENTES ÀS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE SEIS ESTUDANTES COTISTAS DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ, ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. AO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A PLURALIDADE DE VIVÊNCIAS ENTRE JOVENS, DECORRENTE DA DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL, RACIAL, FAMILIAR, DE GÊNERO E ESPAÇO, BUSCA-SE COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E PROJETOS DE VIDA DESSES DISCENTES, QUE ENXERGARAM NA EDUCAÇÃO UMA POSSIBILIDADE DE MOBILIDADE SOCIAL. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS REALIZOU-SE ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE, À LUZ DE UMA ABORDAGEM MICROSSOCIOLÓGICA, PAUTADA NAS IDEIAS DE BERNARD LAHIRE. A INVESTIGAÇÃO DETALHADA DAS TRAJETÓRIAS PARTICULARES DOS DISCENTES, REALIZADA COM BASE NAS SUAS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATÉ A CHEGADA NO ENSINO SUPERIOR, POSSIBILITOU UMA ANÁLISE VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DO LUGAR DOS SABERES ESCOLARES NA VIDA DESSES JOVENS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POR PARTE DOS FAMILIARES, ASSIM COMO O RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES, COMO FATORES FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES ENQUANTO “BONS ALUNOS”, FORTALECENDO ASSIM, SEUS VÍNCULOS COM OS ESPAÇOS ESCOLARES. TAL FATO EXERCEU FORTE INFLUÊNCIA NAS PERSPECTIVAS FUTURAS DESSES ALUNOS QUE SE ENGAJARAM EM ENCONTRAR MEIOS PARA A REALIZAÇÃO DO SONHO DA ENTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, EM UM DOS CURSOS MAIS CONCORRIDOS DA INSTITUIÇÃO, SUPERANDO AS ADVERSIDADES DECORRENTES DE SUAS POSIÇÕES SOCIAIS.