A PROPOSTA DESTE TRABALHO É PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA DA UFPEL. A IMPORTÂNCIA DESSA PESQUISA ESTÁ NA COMPREENSÃO DO IMPACTO QUE OS ESTÁGIOS CURRICULARES TÊM NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS. O OBJETIVO É ENTENDER AS IMPLICAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DESTAS DISCIPLINAS DO CURSO NO PERÍODO DE QUATRO ANOS, QUANDO O PPC DO CURSO FOI REFORMULADO. ASSIM, ESTA REFORMULAÇÃO PERMITIU AO LICENCIANDO DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, A ANÁLISE PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE REFLEXÃO DOS SUJEITOS A PARTIR DE PIAGET E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO COM ALARCÃO E BUSCA NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO (ESTÁGIO I, II E III) ELEMENTOS RELACIONADOS À PESQUISA, À AÇÃO DOCENTE E À REFLEXÃO. A ANÁLISE NOS MOSTRA QUE APÓS A REFORMULAÇÃO DO PPC, A ESTRUTURA CURRICULAR PERMITIU DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, QUE OCORREM DESDE O INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM AS DISCIPLINAS VINCULADAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO. ADEMAIS, OS TRÊS SEMESTRES EM QUE OCORREM OS ESTÁGIOS SÃO PENSADOS PARA ABRIR ESPAÇO, A PARTIR DA ORIENTAÇÃO E DO PLANEJAMENTO, A AÇÃO E A REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA. POR FIM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO ORGANIZADOS PELOS LICENCIANDOS AO LONGO DA FORMAÇÃO, SE CONFIGUROU, NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, NUMA NOVA POSSIBILIDADE DE AÇÃO E PENSAMENTO SOBRE A DOCÊNCIA.