OS ESTÁGIOS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75705 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "OS ESTÁGIOS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO" "resumo" => "A PROPOSTA DESTE TRABALHO É PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA DA UFPEL. A IMPORTÂNCIA DESSA PESQUISA ESTÁ NA COMPREENSÃO DO IMPACTO QUE OS ESTÁGIOS CURRICULARES TÊM NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS. O OBJETIVO É ENTENDER AS IMPLICAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DESTAS DISCIPLINAS DO CURSO NO PERÍODO DE QUATRO ANOS, QUANDO O PPC DO CURSO FOI REFORMULADO. ASSIM, ESTA REFORMULAÇÃO PERMITIU AO LICENCIANDO DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, A ANÁLISE PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE REFLEXÃO DOS SUJEITOS A PARTIR DE PIAGET E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO COM ALARCÃO E BUSCA NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO (ESTÁGIO I, II E III) ELEMENTOS RELACIONADOS À PESQUISA, À AÇÃO DOCENTE E À REFLEXÃO. A ANÁLISE NOS MOSTRA QUE APÓS A REFORMULAÇÃO DO PPC, A ESTRUTURA CURRICULAR PERMITIU DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, QUE OCORREM DESDE O INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM AS DISCIPLINAS VINCULADAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO. ADEMAIS, OS TRÊS SEMESTRES EM QUE OCORREM OS ESTÁGIOS SÃO PENSADOS PARA ABRIR ESPAÇO, A PARTIR DA ORIENTAÇÃO E DO PLANEJAMENTO, A AÇÃO E A REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA. POR FIM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO ORGANIZADOS PELOS LICENCIANDOS AO LONGO DA FORMAÇÃO, SE CONFIGUROU, NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, NUMA NOVA POSSIBILIDADE DE AÇÃO E PENSAMENTO SOBRE A DOCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, ESTÁGIO, PESQUISA, AÇÃO DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID760_07042021093308.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALISA ZORZI" "autor_nome_curto" => "ANALISA" "autor_email" => "ana.lpdufpel@gmail.com" "autor_ies" => "UFPEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75705 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "OS ESTÁGIOS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO" "resumo" => "A PROPOSTA DESTE TRABALHO É PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA DA UFPEL. A IMPORTÂNCIA DESSA PESQUISA ESTÁ NA COMPREENSÃO DO IMPACTO QUE OS ESTÁGIOS CURRICULARES TÊM NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS. O OBJETIVO É ENTENDER AS IMPLICAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DESTAS DISCIPLINAS DO CURSO NO PERÍODO DE QUATRO ANOS, QUANDO O PPC DO CURSO FOI REFORMULADO. ASSIM, ESTA REFORMULAÇÃO PERMITIU AO LICENCIANDO DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, A ANÁLISE PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE REFLEXÃO DOS SUJEITOS A PARTIR DE PIAGET E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO COM ALARCÃO E BUSCA NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO (ESTÁGIO I, II E III) ELEMENTOS RELACIONADOS À PESQUISA, À AÇÃO DOCENTE E À REFLEXÃO. A ANÁLISE NOS MOSTRA QUE APÓS A REFORMULAÇÃO DO PPC, A ESTRUTURA CURRICULAR PERMITIU DIVERSIFICAR OS MOMENTOS DE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, QUE OCORREM DESDE O INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM AS DISCIPLINAS VINCULADAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO. ADEMAIS, OS TRÊS SEMESTRES EM QUE OCORREM OS ESTÁGIOS SÃO PENSADOS PARA ABRIR ESPAÇO, A PARTIR DA ORIENTAÇÃO E DO PLANEJAMENTO, A AÇÃO E A REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA. POR FIM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO ORGANIZADOS PELOS LICENCIANDOS AO LONGO DA FORMAÇÃO, SE CONFIGUROU, NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, NUMA NOVA POSSIBILIDADE DE AÇÃO E PENSAMENTO SOBRE A DOCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, ESTÁGIO, PESQUISA, AÇÃO DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID760_07042021093308.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALISA ZORZI" "autor_nome_curto" => "ANALISA" "autor_email" => "ana.lpdufpel@gmail.com" "autor_ies" => "UFPEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }