Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

CORPOS QUE CHEGAM ANTES: O LUGAR DOS CORPOS QUEER NA DOCÊNCIA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA QUEER, CORPOS DOCENTES, CURRÍCULO, PERFORMATIVIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PRESENTE PESQUISA PRETENDEU COMPREENDER QUAL O LUGAR QUE CORPOS QUEER, OCUPAM NA DOCÊNCIA. OBJETIVOU IDENTIFICAR QUAIS RELAÇÕES SÃO PRODUZIDAS NO CHOQUE DE IDENTIDADES “DESVIANTES” ENQUANTO ALUNOS E PROFESSORES DENTRO DE UM ESPAÇO QUE HISTORICAMENTE COAGE, PUNE E EXPULSA O QUE FOGE DA HETERONORMATIVIDADE PERFORMÁTICA DOS CORPOS. A METODOLOGIA CONSISTIU EM ENTREVISTAS COM OS INTERLOCUTORES QUE POSSIBILITARAM A COMPREENSÃO DE PERSPECTIVAS SOBRE FUTURAS ENTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, AGORA COMO PROFESSORES, O QUE SEUS CORPOS ANUNCIAM E SEUS IMPACTOS NESSE PROCESSO. PÔDE-SE CONCLUIR, A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS, COMO A TEORIA QUEER PODE SER ENCARNADA EM UMA PRÁTICA DOCENTE COMPROMETIDA COM UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E AUTÔNOMA, PARTINDO DAS EXPERIÊNCIAS DESSES MESMOS CORPOS QUE, HISTORICAMENTE, TÊM SIDO SILENCIADOS, PADRONIZADOS E ESTIGMATIZADOS.

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