Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PAPEL DO FEEDBACK NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: FEEDBACK, VOLLEYBALL, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Pôster (PO) AT 04 - COMPORTAMENTO MOTOR, MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O VOLEIBOL TEM OCUPADO UM LUGAR DE DESTAQUE ENTRE OS ESPORTES DE RENDIMENTO EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO. NO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS, AS INFORMAÇÕES DE RETORNO RELACIONADAS AO DESEMPENHO DENOMINADAS DE FEEDBACK, FORNECIDAS PELO TREINADOR OU ACESSADAS DE MANEIRA INTRÍNSECA PELOS ATLETAS, SÃO ESSENCIAIS PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E DESEMPENHO DESSE ESPORTE. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REVISAR SISTEMATICAMENTE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O FEEDBACK NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL. PARA ISSO, FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS MEDLINE VIA PUBMED, WEB OF SCIENCE E SCOPUS (ELSEVIER) E A ESTRATÉGIA DE BUSCA INCLUIU OS DESCRITORES “FEEDBACK” E “VOLLEYBALL”. AS BUSCAS DOS ARTIGOS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO DE 2021. FORAM INCLUÍDOS SOMENTE ARTIGOS CIENTÍFICOS ORIGINAIS COM A RESTRIÇÃO DO IDIOMA DE LÍNGUA INGLESA, EM QUE A TEMÁTICA FEEDBACK NA MODALIDADE ESPORTIVA VOLEIBOL FOSSE ABORDADA EM RELAÇÃO AO TREINADOR OU PRATICANTE/ATLETA. NÃO FOI ADOTADO DATA LIMITE DE ANO DE PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS, COMO TAMBÉM NÃO FORAM INCLUÍDOS RESUMOS DE CONGRESSO, EDITORIAIS E CARTAS. OS PROCEDIMENTOS DE BUSCA E SELEÇÃO DOS ARTIGOS FORAM REALIZADOS POR DOIS PESQUISADORES DE FORMA INDEPENDENTE E QUANDO NÃO HOUVE CONSENSO SOBRE A ANÁLISE, UMA TERCEIRA PESQUISADORA DEFINIU SUA CLASSIFICAÇÃO. FOI REALIZADA A LEITURA DO TÍTULO E RESUMO DOS ARTIGOS E, QUANDO NECESSÁRIO, OS ARTIGOS FORAM EXAMINADOS NA ÍNTEGRA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO ESTABELECIDOS. OS DADOS REFERENTES AO PERÍODO TEMPORAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, OS PERIÓDICOS, OS TIPOS E FORMAS DE FEEDBACK, E A FAIXA ETÁRIA E O NÍVEL DE HABILIDADE DOS PARTICIPANTES FORAM ORGANIZADOS EM UMA PLANILHA DO MICROSOFT OFFICE EXCEL E POSTERIORMENTE ANALISADOS. NO TOTAL, FORAM ENCONTRADOS 199 ARTIGOS, SENDO 90 NO SCOPUS, 82 NO WEB OF SCIENCE E 27 NO PUBMED. DENTRE ESSES, 51 ARTIGOS FORAM SELECIONADOS PARA COMPOR O ESTUDO, SENDO 148 EXCLUÍDOS APÓS ANÁLISE. IDENTIFICOU-SE UM AUMENTO CRESCENTE DE ESTUDOS ANALISANDO A TEMÁTICA, VISTO QUE O PRIMEIRO ESTUDO ENCONTRADO FOI NO ANO DE 1992 E 50% DOS ARTIGOS SELECIONADOS FORAM PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS ESTUDOS TEVE COMO META DE INVESTIGAÇÃO A FUNÇÃO MOTIVACIONAL DO FEEDBACK E SUA RELAÇÃO COM OS TREINADORES DE VOLEIBOL. OS RESULTADOS PERMITEM CONCLUIR QUE O FEEDBACK É UM FATOR DE ALTA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL, SENDO UMA TEMÁTICA COM UM NÚMERO CRESCENTE DE INVESTIGAÇÕES COM ÊNFASE NAS SUAS PROPRIEDADES MOTIVACIONAIS. NOVOS ESTUDOS ANALISANDO OS EFEITOS DO FEEDBACK NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TÁTICA E NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM JOGADORES(AS) DE VOLEIBOL SÃO LINHAS DE PESQUISA PROMISSORAS.

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