INTRODUÇÃO: OS ESPORTES DE INVASÃO PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DIMENSÕES: FÍSICA,
COGNITIVA, SOCIAL E PSICOLÓGICA, PORÉM, É INEGÁVEL SEU PAPEL NO ASPECTO MOTOR, DEVIDO A ESTIMULAÇÃO
DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS (LOCOMOÇÃO, ESTABILIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO), O QUE REMETE À
IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR OS EFEITOS DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E FLEXIBILIDADE EM RELAÇÃO A
COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS. OBJETIVOS: VERIFICAR AS RELAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
(IMC), FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO DE CRIANÇAS PRATICANTES DE ESPORTES DE INVASÃO. MÉTODO: FORAM
INVESTIGADAS POR CONVENIÊNCIA 21 CRIANÇAS (♂=18; ♀=3), COM IDADE DE 9,43±2,46 ANOS, 1,43±0,15 CM
DE ALTURA E PESANDO 48,9 ± 18,41 KG, PRATICANTES DE BASQUETE (N=15) E FUTEBOL (N=6) EM UM CLUBE DA
CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP. FOI CONDUZIDA A AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA POR MEIO DO
TESTE DE KöRPERKOORDINATIONSTEST FüR KINDER (KTK), A MENSURAÇÃO DO IMC, E A AVALIAÇÃO DO TESTE DE
FLEXIBILIDADE UTILIZANDO O PROTOCOLO DO BANCO DE WELLS. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI CONDUZIDA POR MEIO
DO SOFTWARE SPSS, VERSÃO 25.0 E ADOTADA SIGNIFICÂNCIA DE P<0,05. AS ASSOCIAÇÕES ENTRE OS ESCORES DE
IMC, FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO FORAM CONDUZIDAS UTILIZANDO O TESTE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON E,
QUANDO AS VARIÁVEIS NÃO APRESENTARAM DISTRIBUIÇÃO NORMAL, FOI CONDUZIDO O TESTE DE SPEARMAN. FORAM
CONSIDERADAS AS MAGNITUDES DE CORRELAÇÕES PROPOSTAS POR DANCEY E REIDY (2013). RESULTADOS: FORAM
OBSERVADAS CORRELAÇÕES INVERSAS E DE MAGNITUDE FORTE (R ≥ 0,7 E R≤0,9) ENTRE “COORDENAÇÃO X IMC”
(R=-0,764; P<0,001) E DE MAGNITUDE MODERADA ENTRE “FLEXIBILIDADE X IMC” (R=-0,687; P=0,001).
CORRELAÇÃO MODERADA (R ≥0,4 E R ≤0,7) E POSITIVA ENTRE OS ESCORES DE “COORDENAÇÃO X FLEXIBILIDADE”
(R=0,603; P=0,004). CONCLUSÕES: CRIANÇAS PRATICANTES DE ESPORTES DE INVASÃO COM MENOR IMC
TENDEM A APRESENTAR MAIORES ESCORES DE COORDENAÇÃO E FLEXIBILIDADE. NÃO OBSTANTE, A ASSOCIAÇÃO ENTRE
OS ESCORES OBTIDOS NA AVALIAÇÃO DE FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO PODEM INDICAR QUE A FLEXIBILIDADE
POSSA SER UM REQUISITO PARA A CONSIDERÁVEL DEMANDA COORDENATIVA NA EXECUÇÃO DESSAS MODALIDADES.
RECOMENDA-SE O TREINAMENTO DESSAS VALÊNCIAS, ASSOCIADAS A OUTRAS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO
QUE POSSIBILITEM UMA AMPLIAÇÃO DO ACERVO MOTOR EM CRIANÇAS.