COMO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE CAPOEIRA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, HA TRINTA E TRÊS ANOS, FUI OBRIGADO EM UMA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A MUDAR MINHA DISCIPLINA QUE PASSOU A SER DE LUTAS. ALÉM DE NÃO SE CONFORMAR COM ESTA SITUAÇÃO, INICIEI UM TRABALHO DE PESQUISA PARA SABER COMO ESTA DISCIPLINA LUTAS ESTÁ INSERIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E DE QUE FORMA ELA VEM SENDO MINISTRADA EM OUTROS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTA PESQUISA TEM COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, QUE CONSISTE EM SITUAR O FENÔMENO EM QUEM O VIVENCIA, NO CASO OS ALUNOS QUE CURSAM A DISCIPLINA DE LUTAS, GRAVANDO SEUS DISCURSOS SOBRE O QUE PENSAM DA DISCIPLINA QUE CURSARAM DE LUTAS EM SEUS CURSOS. A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DA FALA DESTES ALUNOS FOI REALIZADO DUAS ANÁLISES DOS SEUS DISCURSOS. AS ANÁLISES, IDEOGRÁFICA E NOMOTÉTICA. FOI POSSÍVEL CONSTRUIR OS RESULTADOS QUE REVELA QUE ESTA DISCIPLINA É POUCO APROVEITADA PELOS ALUNOS, POIS O SEU CONTEÚDO FICA VOLTADO À PRÁTICA DE APENAS UMA LUTA, A QUAL, O PROFESSOR QUE ESTÁ MINISTRANDO A DISCIPLINA SE SENTE MAIS APTO A DESENVOLVER. A DISCIPLINA LUTAS NÃO CONSEGUE ABARCAR AS INÚMERAS EXPERIÊNCIAS DE LUTAS E OS ALUNOS ACABAM FICANDO COM POUCA EXPERIÊNCIA EM ALGUMA LUTA E HÁ MUITA RECLAMAÇÃO QUE NÃO SE APRENDE QUASE NADA NESTA DISCIPLINA. ASSIM É POSSÍVEL VERIFICAR QUE A DISCIPLINA DE LUTAS É MINISTRADA DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO APROFUNDA CONHECIMENTO EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA, TORNANDO O ALUNO UM PROFISSIONAL COM UM PERFIL GENERALISTA E SEM APROFUNDAMENTO EM NENHUM CONHECIMENTO EM UMA LUTA ESPECÍFICA. O CONCEITO PEDAGÓGICO DE LUTAS É POUCO EXPLORADO, PASSA GERALMENTE A SER VISTO COMO UM JOGO RECREATIVO E PERDE SEUS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA LUTA E CONSEQUENTEMENTE SUAS RAÍZES E SEUS CONCEITOS FILOSÓFICOS, A LUTA PASSA A SER ENCARADA NÃO MAIS COMO UMA PRÁTICA DO COTIDIANO QUE POSSUI UM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL E PASSA A SER APENAS UMA BRINCADEIRA. O PROFESSOR DE LUTAS QUE JÁ POSSUÍA UMA EXPERIÊNCIA EM UMA DETERMINADA LUTA, ACABA POR PASSAR APENAS O CONTEÚDO QUE JÁ DESENVOLVIA ANTES, POR EXEMPLO, UM PROFESSOR QUE MINISTRAVA A DISCIPLINA DE JUDÔ, QUANDO PASSA A MINISTRAR A DISCIPLINA DE LUTAS, CONTINUA DANDO MAIOR ÊNFASE AO JUDÔ NA DISCIPLINA DE LUTAS. A DISCIPLINA DE LUTAS DEIXA DE SER UM CONHECIMENTO EM LUTAS OU EM UMA LUTA ESPECÍFICA E PASSA A SE TER UMA PREOCUPAÇÃO NOS ASPECTOS MOTORES E NAS CAPACIDADES QUE AS LUTAS POSSIBILITAM PERDENDO O CARÁCTER INDIVIDUAL DE UMA LUTA ESPECÍFICA. A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA LUTAS NÃO PERMITE QUE O CONTEÚDO DE LUTAS SEJA AMPLAMENTE EXPLORADO E OS ALUNOS FICAM SEM EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA ACABANDO POR SE LIMITAR A APRESENTAR ALGUMAS LUTAS, MAS SEM O APROFUNDAMENTO NECESSÁRIO EM NENHUMA DELAS.