ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE.