Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, ANÁLISE DE PRÁTICA, HABITUS PROFISSIONAL, PROFESSOR Tema Livre (TL) AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75545
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 256
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO  DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES  MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, ANÁLISE DE PRÁTICA, HABITUS PROFISSIONAL, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID256_09052021000447.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75545
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 256
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO  DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES  MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, ANÁLISE DE PRÁTICA, HABITUS PROFISSIONAL, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID256_09052021000447.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.