Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB

Palavra-chaves: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO BÁSICO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7523
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 32831
    "titulo" => "O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB"
    "resumo" => "Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO BÁSICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_07_49_idinscrito_32831_33fc3818a6217e88f4d4f724f40314d1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA"
    "autor_email" => "carol_bezerra@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7523
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 32831
    "titulo" => "O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB"
    "resumo" => "Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO BÁSICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_07_49_idinscrito_32831_33fc3818a6217e88f4d4f724f40314d1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA"
    "autor_email" => "carol_bezerra@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.