O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7523 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 32831 "titulo" => "O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB" "resumo" => "Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_07_49_idinscrito_32831_33fc3818a6217e88f4d4f724f40314d1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carol_bezerra@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7523 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 32831 "titulo" => "O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB" "resumo" => "Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_07_49_idinscrito_32831_33fc3818a6217e88f4d4f724f40314d1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carol_bezerra@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }