Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DA MOLÉCULA DE DNA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE OS ÁCIDOS NUCLÉICOS

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO, ÁCIDOS NUCLÉICOS, DNA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Nos cursos de licenciatura, assim como na educação básica cada vez mais vêm se criticando o modelo tradicional de ensino, onde o aluno é o receptor do conhecimento reproduzido pelo professor. Desta forma, é preciso que os docentes mudem suas metodologias e estratégias de ensino, visando à melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Diante da dificuldade de se trabalhar os conteúdos a nível molecular na escola, como as substâncias químicas das células e, da dificuldade de compreensão dos alunos, este trabalho busca propor mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem de outra substância presente nos seres vivos: o Ácido Desoxirribonucleico - DNA. Por ser invisível aos olhos dos alunos, este conteúdo torna-se alvo de desentendimento, abstração e desmotivação. Buscando sanar estas dificuldades, este trabalho trouxe a tona aspectos que fogem das aulas expositivas e sugere além de uma abordagem interdisciplinar entre as áreas de química e biologia, a construção do modelo didático da molécula de DNA pelos próprios alunos. Assim, esta proposta metodológica permite que os alunos não apenas entendam a molécula do DNA no nível biológico, mas no químico também, e assim consigam trazê-la do nível microscópico para o nível macroscópico melhorando a sua compreensão. Portanto, este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno na compreensão da estrutura do DNA para então facilitar o estudo de conteúdos trabalhados futuramente: duplicação do DNA, transcrição e tradução gênica. A atividade foi desenvolvida por grupos de alunos em cinco turmas da 1ª Série do Ensino Médio da Escola Padre Hildon Bandeira e foi dividida em duas etapas: explicação teórica do conteúdo, construção e apresentação dos modelos didáticos. Para a construção do modelo foram utilizados materiais como: emborrachado de Etil Vinil Acetato (EVA) de cores diferentes, canudos, bolinhas de isopor, arame, entre outros. Primeiramente houve a explicação teórica do conteúdo pelas professoras. Foram produzidos e apresentados 18 modelos didáticos de DNA. Para construí-los cada grupo representou o grupamento fosfato com bolinhas de isopor, a desoxirribose e as bases nitrogenadas (Adenina, Timina, Citosina e Guanina) com os EVAs, as pontes de hidrogênios com canudo, a dupla hélice com dois pedaços de arame. Para montar a molécula de DNA, os arames foram fixados numa base, torcidos até formar uma estrutura helicoidal e depois pendidos em dois pedaços de madeiras laterais. Os nucleotídeos foram montados de modo que cada bolinha de isopor foi unida a uma desoxirribose, que por sua vez foi unida a uma das quatro bases nitrogenadas. É importante salientar que esta pesquisa está em andamento, pois os modelos produzidos serão utilizados como base para a confecção dos modelos didáticos sobre conteúdos estudados futuramente. Portanto, os modelos didáticos são representações tridimensionais de estruturas ou processos que facilitam o aprendizado dos alunos porque tornam as aulas mais dinâmicas e o conteúdo mais concreto.

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