Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, CORRIDA DE ORIENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7146
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 32358
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A temática da educação ambiental é fundamental nos dias atuais, pois o nosso planeta, ao longo do tempo, tem sofrido várias alterações devido ao rápido crescimento demográfico, o uso excessivo dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente, o que se constitui em flagrante realidade nos dias atuais. Nesse sentido, considerando a Escola enquanto um espaço fundamental de educação e desenvolvimento de crianças e jovens objetivou-se com o presente trabalho despertar a consciência ambiental dos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont por meio da prática da corrida de orientação nas aulas de Educação Física. A corrida de orientação é um esporte cujo principal atrativo é o contato com a natureza, além de permitir a combinação de esforço físico e mental. No ambiente escolar pode possibilitar o desenvolvimento da consciência ambiental. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Santos Dumont, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os alunos referiram à obtenção de aprendizagens como: “O respeito ao meio ambiente e ao próximo, o trabalho em equipe, boa forma física, melhora da condição cardiovascular e conhecer lugares legais”. Quando os alunos se referiram a “lugares legais” estavam fazendo alusão ao ambiente arborizado no qual desenvolveram a atividade. Assim, percebemos que a atividade proporcionou uma aproximação mais agradável dos alunos com o meio ambiente. Nesse contexto, acreditamos que a relação ser humano-natureza foi expandido. O trabalho permitiu concluir que a atividade alcançou de forma satisfatória o objetivo proposto. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível trabalhar um dos temas transversais, e, ao mesmo tempo, nos dar suporte para novas discussões e reflexões sobre a ligação entre os temas atividade física e natureza no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, CORRIDA DE ORIENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_16_37_41_idinscrito_32358_ef2e0417b779b93e4d492f937ec1de5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELLEN ALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "franciscae38@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7146
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 32358
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A temática da educação ambiental é fundamental nos dias atuais, pois o nosso planeta, ao longo do tempo, tem sofrido várias alterações devido ao rápido crescimento demográfico, o uso excessivo dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente, o que se constitui em flagrante realidade nos dias atuais. Nesse sentido, considerando a Escola enquanto um espaço fundamental de educação e desenvolvimento de crianças e jovens objetivou-se com o presente trabalho despertar a consciência ambiental dos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont por meio da prática da corrida de orientação nas aulas de Educação Física. A corrida de orientação é um esporte cujo principal atrativo é o contato com a natureza, além de permitir a combinação de esforço físico e mental. No ambiente escolar pode possibilitar o desenvolvimento da consciência ambiental. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Santos Dumont, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os alunos referiram à obtenção de aprendizagens como: “O respeito ao meio ambiente e ao próximo, o trabalho em equipe, boa forma física, melhora da condição cardiovascular e conhecer lugares legais”. Quando os alunos se referiram a “lugares legais” estavam fazendo alusão ao ambiente arborizado no qual desenvolveram a atividade. Assim, percebemos que a atividade proporcionou uma aproximação mais agradável dos alunos com o meio ambiente. Nesse contexto, acreditamos que a relação ser humano-natureza foi expandido. O trabalho permitiu concluir que a atividade alcançou de forma satisfatória o objetivo proposto. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível trabalhar um dos temas transversais, e, ao mesmo tempo, nos dar suporte para novas discussões e reflexões sobre a ligação entre os temas atividade física e natureza no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, CORRIDA DE ORIENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_16_37_41_idinscrito_32358_ef2e0417b779b93e4d492f937ec1de5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELLEN ALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "franciscae38@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A temática da educação ambiental é fundamental nos dias atuais, pois o nosso planeta, ao longo do tempo, tem sofrido várias alterações devido ao rápido crescimento demográfico, o uso excessivo dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente, o que se constitui em flagrante realidade nos dias atuais. Nesse sentido, considerando a Escola enquanto um espaço fundamental de educação e desenvolvimento de crianças e jovens objetivou-se com o presente trabalho despertar a consciência ambiental dos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont por meio da prática da corrida de orientação nas aulas de Educação Física. A corrida de orientação é um esporte cujo principal atrativo é o contato com a natureza, além de permitir a combinação de esforço físico e mental. No ambiente escolar pode possibilitar o desenvolvimento da consciência ambiental. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Santos Dumont, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os alunos referiram à obtenção de aprendizagens como: “O respeito ao meio ambiente e ao próximo, o trabalho em equipe, boa forma física, melhora da condição cardiovascular e conhecer lugares legais”. Quando os alunos se referiram a “lugares legais” estavam fazendo alusão ao ambiente arborizado no qual desenvolveram a atividade. Assim, percebemos que a atividade proporcionou uma aproximação mais agradável dos alunos com o meio ambiente. Nesse contexto, acreditamos que a relação ser humano-natureza foi expandido. O trabalho permitiu concluir que a atividade alcançou de forma satisfatória o objetivo proposto. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível trabalhar um dos temas transversais, e, ao mesmo tempo, nos dar suporte para novas discussões e reflexões sobre a ligação entre os temas atividade física e natureza no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.