NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7513 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_19_20_idinscrito_207_8a019f4bab2160887ce83f47f0c5c986.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7513 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO DAS TIC’S COM O ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente estudo nos remete a refletir o desafio de desenvolver a autoria do educador perante o vasto acervo de ferramentas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na Geografia. Torna-se fundamental fazermos uma reflexão sobre as implicações e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no âmbito geográfico. O objetivo do referido trabalho aqui apresentado é compreender a relação das TIC’s no ensino da Geografia aplicada ao ensino médio. Para a consolidação dessa pesquisa que se caracterizou como descritivo-exploratória, devido aos registros dos fatos, identificação e análise, usamos uma metodologia empírica com foco na prática docente. Partindo da observação participante através das intervenções pedagógicas atribuídas ao Programa de Iniciação a Docência (PIBID), adentramos na Escola José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira, na região do agreste paraibano; vivenciamos o processo de ensino nas salas do 2º e 3º anos do ensino médio da instituição supracitada. Nesse contexto, foi realizado o levantamento de dados para a fomentação desse estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de instrumentalização básica ao usuário, tanto o educador quanto o aluno requer um aprofundamento para incrementar um maior aproveitamento dos recursos didáticos oriundos da evolução tecnológica. O corpo discente tem acessibilidade e mobilidade na internet, mas, requer a mediação do educador na produção e transformação do conhecimento. Diante da eminente presença da tecnologia na educação básica, faz-se necessário repensar as práticas de ensino já consolidadas no ensino de Geografia. Percebe-se que o uso das TIC’s propicia a construção do conhecimento geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_19_20_idinscrito_207_8a019f4bab2160887ce83f47f0c5c986.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }