RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7915 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 4565 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”" "resumo" => "Este artigo é resultado do projeto Desenvolvimento da Lógica para o Ensino Médio, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oficina foi realizada no Município de Belém do Pará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira por discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e objetivou aos alunos da Escola compreender o que é Lógica, sua importância, solucionar problemas referentes à lógica e como usá-la no dia a dia e na escola, por meio do ensino de algoritmo. O artigo tem como objetivo apresentar o projeto Desenvolvimento da Lógica, com os alunos do ensino médio, da escola Augusto Meira, assim como o conteúdo trabalhado, os métodos e resultados. O Projeto foi realizado no período de 02 a 09 de Junho de 2014 com carga horária total de 15 horas. Trabalhou-se com os alunos do 3º ano do ensino médio de tempo integral no turno da tarde. A oficina teve por ementa Introdução à Lógica; Introdução a Algoritmos; Estrutura Sequencial e Estrutura de Seleção e como estratégia de ensino: aula expositiva e participativa; desenvolvimento de exercícios; construção de algoritmos e teste dos algoritmos através de programas computacionais. As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática Educativa (LIED), com auxílio do datashow, disponibilizado pela própria escola; Quadro magnético, pincel, pendrive, computador e o software Portugol. A oficina foi desenvolvida através de teoria e exercícios que ajudam o raciocínio lógico. No final os alunos responderam a um questionário de avaliação da oficina composto por 13 questões relacionadas ao aprendizado do aluno e avaliando a oficina. A experiência desenvolvida ajuda o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da prática docente para discentes que ainda estão no processo de formação. Sair do papel de aluno e assumir o perfil de um profissional da educação é desafiador, aprendemos a respeitar o espaço do aluno, entender suas necessidades e principalmente ganhar sua atenção, pois são vários fatores que o levam à distração. Entende-se que o perfil do docente em computação não é só o ensino da computação em si, mas socializar e integralizar as demais disciplinas, fazendo uso das tecnologias adequadamente como auxílio no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, COMPUTAÇÃO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_07_2014_15_39_33_idinscrito_4565_50a6ed157d27e7c5074d64006ffcb0da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA DA LUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRENDA SANTOS" "autor_email" => "brendaluz.belo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7915 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 4565 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”" "resumo" => "Este artigo é resultado do projeto Desenvolvimento da Lógica para o Ensino Médio, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oficina foi realizada no Município de Belém do Pará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira por discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e objetivou aos alunos da Escola compreender o que é Lógica, sua importância, solucionar problemas referentes à lógica e como usá-la no dia a dia e na escola, por meio do ensino de algoritmo. O artigo tem como objetivo apresentar o projeto Desenvolvimento da Lógica, com os alunos do ensino médio, da escola Augusto Meira, assim como o conteúdo trabalhado, os métodos e resultados. O Projeto foi realizado no período de 02 a 09 de Junho de 2014 com carga horária total de 15 horas. Trabalhou-se com os alunos do 3º ano do ensino médio de tempo integral no turno da tarde. A oficina teve por ementa Introdução à Lógica; Introdução a Algoritmos; Estrutura Sequencial e Estrutura de Seleção e como estratégia de ensino: aula expositiva e participativa; desenvolvimento de exercícios; construção de algoritmos e teste dos algoritmos através de programas computacionais. As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática Educativa (LIED), com auxílio do datashow, disponibilizado pela própria escola; Quadro magnético, pincel, pendrive, computador e o software Portugol. A oficina foi desenvolvida através de teoria e exercícios que ajudam o raciocínio lógico. No final os alunos responderam a um questionário de avaliação da oficina composto por 13 questões relacionadas ao aprendizado do aluno e avaliando a oficina. A experiência desenvolvida ajuda o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da prática docente para discentes que ainda estão no processo de formação. Sair do papel de aluno e assumir o perfil de um profissional da educação é desafiador, aprendemos a respeitar o espaço do aluno, entender suas necessidades e principalmente ganhar sua atenção, pois são vários fatores que o levam à distração. Entende-se que o perfil do docente em computação não é só o ensino da computação em si, mas socializar e integralizar as demais disciplinas, fazendo uso das tecnologias adequadamente como auxílio no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, COMPUTAÇÃO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_07_2014_15_39_33_idinscrito_4565_50a6ed157d27e7c5074d64006ffcb0da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA DA LUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRENDA SANTOS" "autor_email" => "brendaluz.belo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }