Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, COMPUTAÇÃO, PIBID Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7915
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 239
    "inscrito_id" => 4565
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”"
    "resumo" => "Este artigo é resultado do projeto Desenvolvimento da Lógica para o Ensino Médio, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oficina foi realizada no Município de Belém do Pará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira por discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e objetivou aos alunos da Escola compreender o que é Lógica, sua importância, solucionar problemas referentes à lógica e como usá-la no dia a dia e na escola, por meio do ensino de algoritmo. O artigo tem como objetivo apresentar o projeto Desenvolvimento da Lógica, com os alunos do ensino médio, da escola Augusto Meira, assim como o conteúdo trabalhado, os métodos e resultados. O Projeto foi realizado no período de 02 a 09 de Junho de 2014 com carga horária total de 15 horas. Trabalhou-se com os alunos do 3º ano do ensino médio de tempo integral no turno da tarde. A oficina teve por ementa Introdução à Lógica; Introdução a Algoritmos; Estrutura Sequencial e Estrutura de Seleção e como estratégia de ensino: aula expositiva e participativa; desenvolvimento de exercícios; construção de algoritmos e teste dos algoritmos através de programas computacionais. As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática Educativa (LIED), com auxílio do datashow, disponibilizado pela própria escola; Quadro magnético, pincel, pendrive, computador e o software Portugol. A oficina foi desenvolvida através de teoria e exercícios que ajudam o raciocínio lógico. No final os alunos responderam a um questionário de avaliação da oficina composto por 13 questões relacionadas ao aprendizado do aluno e avaliando a oficina. A experiência desenvolvida ajuda o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da prática docente para discentes que ainda estão no processo de formação. Sair do papel de aluno e assumir o perfil de um profissional da educação é desafiador, aprendemos a respeitar o espaço do aluno, entender suas necessidades e principalmente ganhar sua atenção, pois são vários fatores que o levam à distração. Entende-se que o perfil do docente em computação não é só o ensino da computação em si, mas socializar e integralizar as demais disciplinas, fazendo uso das tecnologias adequadamente como auxílio no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, COMPUTAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_07_2014_15_39_33_idinscrito_4565_50a6ed157d27e7c5074d64006ffcb0da.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA DA LUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA SANTOS"
    "autor_email" => "brendaluz.belo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7915
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 239
    "inscrito_id" => 4565
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA “O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E ALGORITMO NO ENSINO MÉDIO”"
    "resumo" => "Este artigo é resultado do projeto Desenvolvimento da Lógica para o Ensino Médio, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oficina foi realizada no Município de Belém do Pará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira por discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e objetivou aos alunos da Escola compreender o que é Lógica, sua importância, solucionar problemas referentes à lógica e como usá-la no dia a dia e na escola, por meio do ensino de algoritmo. O artigo tem como objetivo apresentar o projeto Desenvolvimento da Lógica, com os alunos do ensino médio, da escola Augusto Meira, assim como o conteúdo trabalhado, os métodos e resultados. O Projeto foi realizado no período de 02 a 09 de Junho de 2014 com carga horária total de 15 horas. Trabalhou-se com os alunos do 3º ano do ensino médio de tempo integral no turno da tarde. A oficina teve por ementa Introdução à Lógica; Introdução a Algoritmos; Estrutura Sequencial e Estrutura de Seleção e como estratégia de ensino: aula expositiva e participativa; desenvolvimento de exercícios; construção de algoritmos e teste dos algoritmos através de programas computacionais. As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática Educativa (LIED), com auxílio do datashow, disponibilizado pela própria escola; Quadro magnético, pincel, pendrive, computador e o software Portugol. A oficina foi desenvolvida através de teoria e exercícios que ajudam o raciocínio lógico. No final os alunos responderam a um questionário de avaliação da oficina composto por 13 questões relacionadas ao aprendizado do aluno e avaliando a oficina. A experiência desenvolvida ajuda o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da prática docente para discentes que ainda estão no processo de formação. Sair do papel de aluno e assumir o perfil de um profissional da educação é desafiador, aprendemos a respeitar o espaço do aluno, entender suas necessidades e principalmente ganhar sua atenção, pois são vários fatores que o levam à distração. Entende-se que o perfil do docente em computação não é só o ensino da computação em si, mas socializar e integralizar as demais disciplinas, fazendo uso das tecnologias adequadamente como auxílio no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, COMPUTAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_07_2014_15_39_33_idinscrito_4565_50a6ed157d27e7c5074d64006ffcb0da.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA DA LUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA SANTOS"
    "autor_email" => "brendaluz.belo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo é resultado do projeto Desenvolvimento da Lógica para o Ensino Médio, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oficina foi realizada no Município de Belém do Pará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira por discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e objetivou aos alunos da Escola compreender o que é Lógica, sua importância, solucionar problemas referentes à lógica e como usá-la no dia a dia e na escola, por meio do ensino de algoritmo. O artigo tem como objetivo apresentar o projeto Desenvolvimento da Lógica, com os alunos do ensino médio, da escola Augusto Meira, assim como o conteúdo trabalhado, os métodos e resultados. O Projeto foi realizado no período de 02 a 09 de Junho de 2014 com carga horária total de 15 horas. Trabalhou-se com os alunos do 3º ano do ensino médio de tempo integral no turno da tarde. A oficina teve por ementa Introdução à Lógica; Introdução a Algoritmos; Estrutura Sequencial e Estrutura de Seleção e como estratégia de ensino: aula expositiva e participativa; desenvolvimento de exercícios; construção de algoritmos e teste dos algoritmos através de programas computacionais. As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática Educativa (LIED), com auxílio do datashow, disponibilizado pela própria escola; Quadro magnético, pincel, pendrive, computador e o software Portugol. A oficina foi desenvolvida através de teoria e exercícios que ajudam o raciocínio lógico. No final os alunos responderam a um questionário de avaliação da oficina composto por 13 questões relacionadas ao aprendizado do aluno e avaliando a oficina. A experiência desenvolvida ajuda o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da prática docente para discentes que ainda estão no processo de formação. Sair do papel de aluno e assumir o perfil de um profissional da educação é desafiador, aprendemos a respeitar o espaço do aluno, entender suas necessidades e principalmente ganhar sua atenção, pois são vários fatores que o levam à distração. Entende-se que o perfil do docente em computação não é só o ensino da computação em si, mas socializar e integralizar as demais disciplinas, fazendo uso das tecnologias adequadamente como auxílio no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.