AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6934 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6934 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }