DURANTE PARTE DA VIDA DE NÓS, LGBT, A POSSIBILIDADE DE LIVRE EXPRESSÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO É PRIVADA A PARTIR DAQUILO QUE EVE KOSOFSKY SEDGWICK DEFINE COMO SENDO “EPISTEMOLOGIA DO ARMÁRIO”, UM ETHOS QUE SE ORGANIZA A PARTIR DE UMA DINÂMICA PERFORMATIVA CISHETERONORMATIVA. ESSA PRIVAÇÃO ESTÁ LIGADA TANTO AOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA PRÓPRIA SUBJETIVIDADE, ASSIM COMO AOS ASPECTOS RELACIONADOS À AFETIVIDADE E ÀS PERFORMANCES DE GÊNERO. A PARTIR DESSA PREMISSA, ASSIM COMO EMBASADOS EM UMA PERSPECTIVA (PÓS)CONSTRUCIONISTA EM PSICOLOGIA SOCIAL, DEU-SE INÍCIO A UM ESTUDO TEÓRICO QUE VISOU, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, ANALISAR POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE AS VIOLÊNCIAS CAUSADAS PELA LGBTFOBIA ESTRUTURAL E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TEXTOS SELECIONADOS NESSE SEGMENTO TEMÁTICO E NA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA COMO DISCIPLINA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESTE PROJETO FOI ESTRUTURADO EM: 1) OBJETIVO - ANALISAR OS EFEITOS POSSÍVEIS DAS PRODUÇÕES MIDIÁTICAS PROTAGONIZADAS POR MÚSICOS LGBT NA SAÚDE MENTAL DE HOMENS GAYS; 2) CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA - ANÁLISE SOCIAL E POLÍTICA, MÚSICA E SUBJETIVAÇÃO, CANTORES LGBT E SAÚDE MENTAL); 3) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - EPISTEMOLOGIA DO ARMÁRIO E FAMÍLIA, DITADURA HETERONORMATIVA E HOMOFOBIA, PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, MÍDIA E ABORDAGEM INTERSECCIONAL; 4) METODOLOGIA -INTERAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA E DESFAMILIARIZAÇÃO, FONTES DA PESQUISA E INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS); 5) CUIDADOS ÉTICOS. NESTA APRESENTAÇÃO, PRETENDE-SE COMPARTILHAR OS PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO E ESCOLHAS POSSÍVEIS NO DESENVOLVIMENTO DESTA PROPOSTA DE PESQUISA.