OS ESPAÇOS SOCIAIS SÃO ATRAVESSADOS POR DIVERSOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA. NO QUE SE REFERE ÀS CATEGORIAS GÊNERO E SEXUALIDADE HÁ UMA REGULAÇÃO QUE NATURALIZA E LEGITIMA A CISHETERONORMATIVIDADE COMO HEGEMÔNICA, INSTITUINDO MECANISMOS DE EXCLUSÃO, DISCRIMINAÇÕES E VIOLÊNCIAS ÀS SEXUALIDADES QUE FOGEM AO PADRÃO ESTABELECIDO. NESSA TRAMA, A UNIVERSIDADE ATUA NO QUESTIONAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SABERES, MAS, TAMBÉM, ENCONTRA EM SEU AMBIENTE UM ESPAÇO DE (RE) PRODUÇÃO SOCIAL DE INTOLERÂNCIA QUANTO ÀS DIFERENÇAS SEXUAIS E GÊNERO. DIANTE DESSA REALIDADE, A SECRETARIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADES (SAAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) OFERECEU, ENTRE 2019/2020, POR INTERMÉDIO DA COORDENADORIA DE DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO (CDGEN), DOIS CURSOS DE CAPACITAÇÃO, INTITULADOS GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO, DIRECIONADOS AOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. OS CURSOS OBJETIVARAM CAPACITAR OS/AS PARTICIPANTES NA CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO OU ATENDIMENTOS RESPALDADOS NO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO UNIVERSITÁRIO ACOLHEDOR. COMO METODOLOGIA, FORAM UTILIZADAS AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS, LEITURAS DE TEXTOS E DISCUSSÕES, ESTUDOS DE CASOS, PALESTRAS E RODAS DE CONVERSAS COM CONVIDADAS/OS/ES SOBRE AS TEMÁTICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADES, DIVERSIDADES E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO/SALA DE AULA. AO FINAL DOS CURSOS, AS/OS PARTICIPANTES CONSTRUÍRAM PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO AMBIENTE DE TRABALHO E SALA DE AULA. AINDA ASSIM, AVALIARAM POSITIVAMENTE A EXPERIÊNCIA, RECOMENDANDO-O PARA TODA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, O QUE, EM NOSSO ENTENDIMENTO, DEVE SER EXPANDIDO PARA AS DEMAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.