UM DOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL É PROMOVER AÇÕES EDUCATIVAS NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA SOBRE DILEMAS SOCIOAMBIENTAIS QUE PERMEIAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. O USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS É UM TEMA EMERGENCIAL, UMA VEZ QUE O BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS DO MUNDO E QUE SEU USO EXCESSIVO ESTÁ RELACIONADO A VÁRIOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E DE SAÚDE. NESTE CONTEXTO É IMPORTANTE CONHECER OS ESFORÇOS DOCENTES INVESTIDOS PARA ABORDAR O TEMA. UTILIZANDO-SE DOS TERMOS PRINCIPAIS “AGROTÓXICOS" E “ENSINO” BUSCOU-SE NAS BASES DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS POR TEXTOS CIENTÍFICOS, PRODUZIDOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ORIUNDOS DE PESQUISAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO. COMO RESULTADO PARCIAL DA PESQUISA, A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRESSAIU-SE EM NÚMERO E EM RESULTADOS POSITIVOS, DESTACANDO-SE COMO UMA ALTERNATIVA PROMISSORA E VIÁVEL PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.