A ABORDAGEM CTSA SE PREOCUPA EM ESTABELECER CONEXÕES ENTE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DOS ALUNOS. UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA TRABALHAR QUESTÕES AMBIENTAIS NESTE ÂMBITO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ESTÁ ASSOCIADA À IMPLEMENTAÇÃO DE COMPONENTES DE GESTÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL. SELECIONOU-SE COMO OBJETO DESTE ESTUDO A METODOLOGIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA (PML), A FIM DE ANALISAR A POTENCIALIDADE DE SE EMPREGAR DELA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES. OBSERVOU-SE QUE POUCOS TRABALHOS VÊM SENDO DESENVOLVIDOS EM TORNO DA METODOLOGIA EM AMBIENTE EDUCACIONAL. NO ENTANTO, AS PESQUISAS QUE JÁ FORAM DESENVOLVIDAS MOSTRAM UM GRANDE POTENCIAL DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A CIDADANIA, COM EMPENHO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM TORNO DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL E EDUCATIVA. SUGERE-SE A NECESSIDADE DE SE DESENVOLVEREM MAIS TRABALHOS EM TORNO DA IMPLEMENTAÇÃO DA PML EM AMBIENTE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA CTSA.