ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS FORA DO AMBIENTE DA ESCOLA É UM MEIO QUE POSSIBILITA LEVAR OS ESTUDANTES A REFLETIR E APLICAR O QUE SE APRENDE NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTIMULANDO SEU OLHAR INVESTIGATIVO E TORNANDO-O ATIVO NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE VISA A PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO, TORNA-SE FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE. DIANTE DESSE RECONHECIMENTO E INSPIRADAS EM DIVERSAS ATIVIDADES REALIZADAS (ESTÍMULO À OBSERVAÇÃO E PESQUISA, AULA TEÓRICA EM SALA, AULA DE CAMPO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COLETA DE AMOSTRAS VEGETAIS), FORAM CONSTRUÍDAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OBJETIVANDO A PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDO NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ÚTEIS NO ESTUDO SOBRE ANIMAIS, VEGETAIS E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. SÃO SEQUÊNCIAS QUE PODERÃO SER APLICADAS NA ÍNTEGRA, ADAPTADAS OU PODEM SERVIR DE INSPIRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE OUTRAS FERRAMENTAS DE ENSINO.