AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE, TENDO EM VISTA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, SUBPROJETO BIOLOGIA, POR UMA RESIDENTE PARTICIPANTE DO PROGRAMA, COM O OBJETIVO DE DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CARÁTER EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE OS RELATOS FORAM DESCRITOS E DIVIDIDOS EM MOMENTOS DE ORIENTAÇÃO, AMBIENTAÇÃO E IMERSÃO. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO FOI A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E OS RESULTADOS ADQUIRIDOS INDICAM QUE O PROGRAMA FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRETANTO, NA ÓTICA DA AUTORA, CARECE DE MELHORAS NO QUE DIZ RESPEITO A PROPICIAR MAIS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PESQUISADOR.