MUITO TEM SIDO DITO SOBRE SUPOSTO “DESENCANTO” DE ESTUDANTES BRASILEIROS PELAS AULAS DE CIÊNCIAS, TIDAS COMO DESCONTEXTUALIZADAS E CHEIAS DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS A SEREM SIMPLESMENTE MEMORIZADOS. NO ENTANTO, POUCO TEM SIDO FEITO EM TERMOS DE PESQUISAS DE ALCANCE NACIONAL A FIM DE CONHECER A OPINIÃO DOS JOVENS BRASILEIROS SOBRE SUAS AULAS DE CIÊNCIAS. ESTUDOS DE CASO SEGUIDOS DE EXTRAPOLAÇÕES BASEADAS EM PONTOS DE VISTA PESSOAIS DE PESQUISADORES SÃO FACILMENTE ENCONTRADOS NA LITERATURA, AO CONTRÁRIO DE ESTUDOS QUANTITATIVOS, COMUNS EM OUTROS PAÍSES. NESTA PESQUISA AS OPINIÕES E INTERESSES DOS ALUNOS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS FORAM COLETADOS PELO QUESTIONÁRIO BARÔMETRO BRASIL: OS JOVENS E A CIÊNCIA, EM UMA AMOSTRA DE REPRESENTAÇÃO NACIONAL, ALCANÇANDO 2.368 JOVENS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOVENS BRASILEIROS POSSUEM ATITUDES POSITIVAS COM RELAÇÃO ÀS SUAS AULAS DE CIÊNCIAS E CONCORDAM QUE ESTAS AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE CARREIRA E AINDA AJUDAM A CUIDAR MELHOR DE SUA SAÚDE.