O TRABALHO SOCIALIZA PARTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA JUNTA A QUATORZE EDUCADORAS DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NA EJA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA. INSTITUÍDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES DO CAMPO DO CURRÍCULO, COMO SACRISTÁN, E O PENSAMENTO FREIREANO, OCUPA-SE EM REFLETIR SOBRE OS MOVIMENTOS PROFISSIONAIS QUE AS DOCENTES SÃO IMPELIDAS A REALIZAR NA TAREFA DE CONSTRUIR CURRÍCULOS NA EJA QUE ATENDAM O DIREITO DOS EDUCANDOS À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. MARCADAS EM SUAS TRAJETÓRIAS POR EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS LACUNARES ACERCA DA EJA, A FORMAÇÃO EM SERVIÇO É PARA AS PROFESSORAS O TEMPO TENSIONADO DO ENCONTRO COM OS EDUCANDOS REAIS QUE FREQUENTAM A MODALIDADE E QUE PÕEM EM CONTESTAÇÃO ARQUITETURAS CURRICULARES RÍGIDAS. EM UM MOVIMENTO QUE AFIRMA ESTABILIDADES E MUDANÇAS CURRICULARES EM RELAÇÃO AO ENSINO DITO REGULAR, AS PROFESSORAS APRENDEM A OUVIR SEUS ALUNOS, ENFRENTAR SEUS SENTIDOS DE AUTODESVALIA, EXERCER COM VEEMÊNCIA SUA AUTONOMIA PROFISSIONAL E SE HUMANIZAR A PARTIR DOS DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS.